quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Castanha assada, pãozinho de mel e vinho quente: Mercado de Natal


         Este estranho ano de 2015, quando o cinzento inverno berlinense ganhou vários dias de céu azul e temperaturas de início de outono, sem neve... Triste, talvez, pela falta da guerra de bolas de neve ou a possibilidade de escorregar nos poucos morros da cidade de trenó. Mas este calor ajuda um povo que trabalha muito nesta época do ano, não só os que ficam de plantão para tirarem a neve das ruas, mas também os vendedores dos mercados de natal 

       Churrasco, vinho quente, waffles, castanhas assadas e canela são os cheiros e sabores do natal por aqui. Os mercados são uma festa para o paladar e os olhos, com artigos que só encontramos nesta época do ano, como a versão do panetone, o Weinachtstolle ou os biscoitos de canela, cravo e Kardamom, o Speculatio. E o nosso conhecido "pão de mel", que de mel não tem nada, aqui chamado de Lebenkuchen. 

Mercado de natal da Rua Sophia em Mitte, coração do centro histórico de Berlim. 

      As feiras de ruas na Baixa Idade média são as origens dos mercados de natal. Na época as feiras duravam apenas de um dia e ofereciam aos cidadãos a possibilidade de se abastecerem de mantimentos durante inverno. A partir do século XIV foi permitido aos artesão venderem em pequenas barracas seus trabalhos,  brinquedos, cestos e confeitos, coisas que as crianças receberiam de presente de natal. Também na época já havia barracas com amêndoas, nozes e castanhas assadas. A partir do século XX os mercados se tornam um dos principais elementos da tradição de natal. Agora encontramos vários outros artigos, mas sempre com a ideia do "presente de natal".

      Aqui em Berlim, o mercado da Sophien Str. ainda preserva esse ambiente de rua e só acontece no final de semana. Outros mercados são montados em praças e funcionam durante todo o mês de dezembro, oferecendo várias atrações ao público como música, dança, números de circo, teatro entre outros. Como o mercado da Gendarmenmarkt, um dos mais "chiques" da cidade. 

A "praça"  Gendarmenmarkt é uma dos pontos de visita obrigatória em Berlim.


   Tradição em toda a Alemanha, os mercados são imperdíveis, principalmente por oferecem artigos especiais de Natal, como a pirâmide de madeira da Erzegebirge.  (em português "Montes Metalíficos").  E de lá também que vêm o quebra nozes, além de muitas outras belezas entalhadas em madeira de forma incrivelmente delicada.


      A pirâmide é um  clássico, uma peça maravilhosa, mas já viso, não a comprem pensando em embelezar sua festa de natal com um artigo exótico da Alemanha.  O charme dela funciona com a ajuda de velas acessas, que movem as hélices fazendo girar as figuras de presépio dentro da pirâmide. Mas aí, no verão, infelizmente, não vai rolar a tal da deslocação de ar...







Links para ver um pouco mais de fotos dos mercados.  


Ana Valéria é historiadora. Estudou em São Paulo e em Berlim, onde mora há quase duas décadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.