segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

HOTELARIA, CIÊNCIA E ARTE DE BEM RECEBER...


    O curso de Hotelaria do Centro Europeu é voltado para um público interessado em ingressar na área de Gestão da Hospitalidade, eventos, na administração de shopping centers, empresas de luxo e grandes empreendimentos multiusos; também para os que necessitam aperfeiçoar-se nestas áreas e buscam reconhecimento internacional; e para aqueles que querem complementar seus estudos na Suíça adiantando seus estudos no Brasil. A escolaridade mínima exigida, é o ensino médio completo.

     Esse curso capacita para a gerência e operação de Hotéis Design e hotelaria de luxo; média e alta chefia em grandes estruturas hoteleiras; consultoria para empresas de hospedagem e de luxo; além da atuação na área de eventos. O mercado que se oferece para os alunos são os Hotéis Design, a Hotelaria de Luxo, os Hotéis Boutique, as Pousadas de Charme, Hotelaria Relais & Chatêaux, Consultoria, Organização de Eventos e Indústria da Hospitalidade.

Nova sede do Centro Europeu, no bairro Batel.

     Um dos diferenciais deste curso, é o de que ele é chancelado pela IHTTI - School of Hotel and Design Management - Swiss Education Group  Reconhecido pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-PR). O Conteúdo é equivalente ao das principais escolas de hotelaria design e de luxo dos EUA e da Europa Possui um grande Hotel Escola no ponto mais central de Curitiba, o Hotel Centro Europeu Tourist. O curso capacita para as áreas gerenciais, administrativas, operacionais e estratégicas.

     O Formato do curso consiste em 660 horas/aula, e a duração do mesmo é de um ano letivo, contando ainda com programas opcionais de estágio nas principais redes hoteleiras nacionais e internacionais.


Fachada do Hotel Centro Europeu Tourist, em Curitiba.

     O Centro Europeu é integrante do Swiss Education Group, a School of Hotel and Design Management – IHTTI é parceira exclusiva do Centro Europeu no curso Hotelaria Design & Eventos. A IHTTI é uma das principais escolas de gestão hoteleira da Suíça e exemplo de qualidade em todo o mundo. São mais de 25 anos formando os profissionais que gerenciam os mais importantes hotéis do mundo, principalmente os de Hotelaria de Luxo.


Recepção do Hotel.



BEM HOSPEDAR

     O evento Bem Hospedar, promovido pelos alunos de Hotelaria Design & Eventos da escola Centro Europeu, vem a cada ano se firmando como um dos eventos mais importante para o segmento de hotelaria e turismo de Curitiba. Em sua oitava edição, o Bem Hospedar 2015 - Uma nova tendência em hospedar,  trouxe à tona um conceito que vem se disseminando pelo Brasil, a Hotelaria Design.


Rogério Gobbi, coordenador do curso, dando as boas vindas ao evento.

    O evento foi realizado no NOMAA Hotel - o primeiro hotel design de Curitiba. Aconteceu no final de outubro e contou com a participação, como palestrantes, das arquitetas Carolina Hass Haro e Fernanda Cassou, especialistas no ramos de tendências em hotelaria e serviços e como idealizadoras do projeto, ideia, arquitetura e concepção do NOMAA Hotel.

     A arquiteta Carolina Haro abriu o evento falando desta nova forma de hospedar, de como o design vem reinventando, influenciando e mudando a cara da hotelaria nacional e internacional, trazendo para um público de convidados (gerentes de hotéis, arquitetos, engenheiros, designers e formadores de opinião), como esse conceito pode fazer toda a diferença para novos clientes, viajantes/hóspedes e locais.


As palestrantes Fernanda Cassou, Claudia Sovierzosky e Carolina de Sass Haro.

          A hotelaria design se destaca pela qualidade e personalização nos serviços, tornando a vida dos hóspedes mais prática e ao mesmo tempo aconchegante. Em seu conceito está intrínseco o bem estar, o minimalismo impera através do Design, pelo uso das formas, mobiliário assinado por artistas/designers/arquitetos trazendo uma aura lúdica e de extremo bom gosto a cada ambiente. Uma das ideias deste conceito é fazer com que o hóspede seja automaticamente inserido no life style da cidade onde se encontra, trazendo características artísticas e costumes locais como uma alquimia social.
Diretor José Ost, Douglas Brunetta, André Berberi, Suzi e Rogério Gobbi.
     Em seguida a arquiteta Fernanda Cassou apresentou a aplicabilidade deste conceito, de como pequenos detalhes, quando bem pensados e aplicados, podem mudar e agregar conceitos para melhores serviços. Bem como, a adaptação de estruturas já existentes a este novo conceito. São hotéis pequenos, que não pertencem a grandes bandeiras, mas possuem uma personalidade própria que os unificam perante um mercado tão concorrido.


Debate final, com as palestrantes.

     Cada espaço é calculado, pensando no hóspede/cliente. O conforto pode-se dizer é a matéria prima. Dentro desta estrutura de ideias fantásticas a gastronomia tem grande efeito neste conceito. O hotel design acima de tudo preza pelo bom gosto no mobiliário mas também à mesa, com um menu diferenciado e personalizado por Chefs renomados mostrando excelência em serviços.


Alunos do curso, com os professores Gilson e André.

    Para fechar o evento, um bate-papo entre os convidados e os palestrantes, mediado pelo aluno e líder do Bem Hospedar 2015, Adécio Masiero, mostrou como as trocas de novas ideias dentro dos setores de hotelaria e turismo pode agregar ainda mais valor a este mercado de tanta importância econômica nacional. Em uma edição primorosa em tema, ambientação e aplicabilidade profissional, o Bem Hospedar 2015 se firma no cenário de eventos hoteleiros de Curitiba por tamanha relevância e importância profissional para o setor.


Alunos do Curso de Hotelaria, responsáveis pelo evento deste ano.




ALGUNS DEPOIMENTOS DE ALUNOS

     Um pouco do meu percurso: meu nome é Sonia Regina Pedrosa Macedo, tenho 51 anos, dos quais 32 morando fora do país: 3 anos na Alemanha e 29 anos na Bélgica. Voltei para o Brasil por razões pessoais e por querer realizar um sonho: abrir minha própria pousada. Ao chegar ao Brasil em final de fevereiro fiz o vestibular de uma universidade local em Processos Gerênciais em EAD (estudo a distância), passei e logo iniciei o curso.

     Contudo, a medida que avançava nos módulos  percebi que este sistema EAD não correspondia à minha personalidade. Sempre na frente de computador! Conversando ao meu redor me falaram do Centro Europeu, logo pesquisei os cursos oferecidos e me despertou o interesse com o Turismo e da Hotelaria Design & Eventos. Enviei um e-mail pedindo mais informações e logo fui respondida.

    Fui pessoalmente à sede principal do Batel e fui super bem atendida pelo pessoal da recepção que me forneceram todas as explicações e me ofereceram a oportunidade de assistir uma aula de cada curso para ao final fazer uma escolha. No dia seguinte fui assistir a uma aula de Hotelaria Design & Eventos na sede da Princesa Isabel. A aula era sobre Branding e o grupo fazia um exercício de como criar um conceito de hotel, como comercializar  e escolher parceiros de negócios. Minha decisão foi tomada rapidamente pois era disto que eu precisava: interação com outros colegas e praticidade dentro do ramo hoteleiro.

      As aulas  haviam começado há duas semanas e na hora da inscrição na secretaria me informaram que isto não seria um problema,  pois eu teria a possibilidade de repor os módulos perdidos durante o ano. Dito e feito!  Continuei com Processos Gerenciais e o curso de Hotelaria conjuntos durante mais de um mês, porém achei melhor parar com o curso à distância,  já que o curso de Hotelaria me satisfazia plenamente tanto com a parte teórica como a prática da gestão de um hotel/pousada.

     Esta é a grande força do curso Hotelaria Design & Eventos, a perfeita complementariedade entre teórico e prático. Além do mais os professores e palestrantes são profissionais altamente conceituados em suas respectivas áreas. Trazendo para a sala de aula exemplos e situações vividas no mercado hoteleiro e mesmo gastronômico. Sem dúvida as aulas de gastronomia foram construtivas e perfeitamente deliciosas!!

     Uma qualidade adicional desses profissionais é a disponibilidade, sempre prontos a dar continuidade e compartilhar suas experiências, dando orientações das necessidades da área hoteleira, restauração e turismo. Eu mesma estou hoje me inclinando para a área de  Hotelaria Hospitalar, um nicho da hotelaria que está crescendo no Brasil e precisando de profissionais altamente qualificados para satisfazer e humanizar os serviços prestados aos pacientes e acompanhantes dentro de uma instituição de saúde.

     Com o módulo de Eventos tivemos a oportunidade de organizar um evento de A à Z, o Bem Hospedar 2015 no primeiro Hotel Design de Curitiba o Nomaa Hotel. Uma experiência profissional e humana. A experiência humana, outro ponto forte do Centro Europeu, pois ele abre oportunidades para todos: de percursos e idades distintas e até mesmo de fronteiras, nacionais e internacionais.

     Ao término do curso, os colegas e eu nos separamos e cada um seguirá seu caminho, seu negócio, seu trabalho e até mesmo outros cursos. Contudo tenho a convicção de que estes meses passados juntos nos fizeram crescer como seres humanos e também como profissionais. 

     Jakson Reis, gerente geral de um hotel em Curitiba, diz: Gostaria de deixar a minha opinião sobre a importância do curso, em um breve relato: Ao iniciar pela escola, referência em sua aplicabilidade nos cursos, inclusive no reconhecimento Mundial. Neste o qual tive o prazer de cursar, não poderia ter sido diferente. O curso de Hotelaria, é simplesmente, ótimo! Tanto para quem pretende iniciar no ramo ou mesmo para quem já atua nesta área, que é o meu caso.

     Professores com grandes “bagagens” em termos de experiência, que estão no meio, ou estiveram participando de alguma forma da grande hotelaria, que nos demostram com facilidade de como colocar a teoria em prática.  Curso rico em informação, transmite ao aluno iniciante uma visão ampla do negócio, e para os que já atuam no setor, uma visão diferenciada, moderna, agregando conhecimentos àqueles ao qual estamos acostumados. Em resumo, aprendendo e reaprendendo a hotelaria com o prazer de estar colocando novos conhecimentos em prática, no meu dia a dia.

     José Melo, outro aluno, diz: Acredito que o Curso de Hotelaria Design e Eventos juntamente com o peso e reconhecimento no cenário hoteleiro que o Centro Europeu possui, fazem com que portas se abram para quem deseja ingressar no mercado e colocar em prática o conteúdo do curso. Adorei o curso e tenho certeza que fiz um ótimo investimento para a sequência da minha carreira. Já atuo na área e não quero parar por aqui. Tenho projetos de fazer já no próximo ano o curso de sommelier.

    Ahmad M. El Tassa, filho de um proprietário de hotel que funciona há 30 anos na cidade de Paranaguá, também atesta: Procurei o Centro Europeu, devido a chancela e a reputação de ter um dos melhores cursos no ramo da hotelaria, e o que aprendi de mais importante no curso, foi a organização e controle de cada departamento, para tornar o hotel mais eficiente e rentável, além da elaboração de planilhas que ajudam no melhor controle dos nossos recursos.


                                                      ***




Para maiores informações sobre este e outros cursos:
http://www.centroeuropeu.com.br

Hotel Centro Europeu Tourist
Praça General Osório, 61 – Centro
Curitiba-Pr.
(41) 3021-9900

Colaboraram nesta edição: Rogério Gobbi, Luis Fernando Maingué, Adécio Masiero e alunos do curso de Hotelaria.
Arte: Vanisse Simone
Foto: Cadu Silvério
Editoração de texto: Izabel Liviski.





0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.