quarta-feira, 9 de março de 2016

Mirante 9 de Julho: não poderá jamais ser esquecido




Mirante 9 de julho exibe sessões de filmes ao ar livre.


O Mirante 9 de julho foi reativado no dia 23 de agosto de 2015 como espaço cultural e gastronômico.  O local esteve abandonado por 75 anos e depois de reocupado faz a felicidade do público paulistano e de quem mais chegar.  Num local privilegiado, próximo a Avenida Paulista, atrás do vão livre do MASP e sob o Viaduto Bernardino Tranchesi, este espaço veio para ficar e se tornar inesquecível. Parada obrigatória para quem gosta de caminhar pelas ruas de SP; bebericar vendo uma vista incrível da cidade, ouvir um som e ainda, se quiser, assistir um filminho. Inaugurado em 1939 foi desativado na gestão do prefeito Paulo Maluf e, desde então se tornou esquecido. Para reativá-lo foi necessário uma grande reforma com parceria público-privada entre Prefeitura de São Paulo e o Grupo Vegas em conjunto com o escritório MM 18 Arquitetura. A novidade para os cinéfilos são os filmes exibidos ao ar livre que teve nada menos do que  "Terra em Transe" de Glauber Rocha para abrir as sessões. Para ver a programação acesse:  https://www.facebook.com/mirante9dejulho/




Do abandono à ocupação 

Com um passado de fazer inveja a qualquer um, o lugar antes de se tornar o Mirante, foi muito bem frequentado lá pelos idos de 1920, sendo um famoso ponto de encontro de intelectuais, provavelmente dos modernistas que impulsionaram a Semana de 22.  Em meados dos anos 1970, na gestão de Paulo Maluf, a torre do mirante foi removida para a construção do viaduto Professor Bernardino Tranchesi, sem qualquer preocupação com a importância histórica e preservação do local.  Como os esquecidos se encontram, ficou sendo frequentado por pessoas também esquecidas pela sociedade, moradores de rua e afins.  Em agosto de 2015 o Mirante retornou para ficar. Espaços Públicos merecem ser públicos e ocupados por todos !!! Visitem e prestigiam ... vale muito a pena conferir !! Ah, não se esqueçam de assistir um filminho e quando olharem para cima poderão apreciar as estrelas no céu. 

Fotos: Katia Peixoto

Tarde alaranjada no Mirante 
Pela janela do bar, a Pauliceia desvairada 

Mirando, bebericando e cantando 


Ver um lindo por do sol 
O entorno

Amor em SP: um cineminha ao ar livre 

Que delícia SP - Katia Peixoto, César Maturano e Silvia Cardoso 

Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.