sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SEMANA CULTURAL JAPONESA 2016





O Consulado Geral do Japão em Curitiba, em parceria com a Fundação Japão, com o Mercado Municipal de Curitiba e a Bienal de Curitiba - FICBIC, iniciará a “Semana Cultural Japonesa” em Curitiba, de 21 à 28 de outubro, com Exposição de Ikebana, Aula de Culinária Japonesa com o Chef Shin Koike – nomeado pelo Governo Japonês como “Embaixador da Difusão de Autêntica Culinária Japonesa” e Mostra de Cinema Japonês.




Palestra de Culinária Japonesa:
O chef Shin Koike é sócio dos restaurantes “Aizomê” e “Sakagura A1”, em São Paulo.  Foi nomeado como “Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa” pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, que tem como missão difundir e divulgar a cozinha japonesa, engajando-se nos projetos promovidos pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca, bem como, desenvolver plataformas próprias de divulgação da cultura gastronômica japonesa no Brasil. O Embaixador deve também, como profissional, prestar consultorias e dar orientações para projetos gastronômicos dentro e fora de seu país, para promover a cultura Washoku (Culinária Japonesa).

O chef Shin Koike abordará os fundamentos de Washoku e Umami (um dos principais dos cinco sentidos: o paladar) na palestra.




Polvo cozido e bijupirá com legumes ao shoyu com saquê, de Shin Koike.

 http://www.hoteliernews.com.br/noticias/belmond-copacabana-
palace-rj-promove-i-master-     series-i-com-intercambio-de-chefs-70623
     
   

 Exposição de Ikebana:
Ikebana - termo japonês que significa “flores vivas”. É a arte de montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismos preestabelecidos. Ikenobo, que é o mais antigo, são arranjos com devoção aos deuses, são decorados com galhos. Estilo Ohara, - é a montagem de galhos e flores com características de paisagens. E o estilo Sanguetsu - tem como noção básica o respeito pela natureza.
Nesta exposição veremos a reunião das três escolas, com apresentações de suas técnicas peculiares.

                                              www.gardening-guy.com

Mostra de Cinema Japonês: apresentação de seis filmes japoneses, legendados em português, que trata de temas recentes desde “Viver a Natureza” às comédias.

·        Locais dos eventos: 

o  MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA
Exposição de Ikebana
3 escolas japonesas: Ikenobò, Ohara-Ryu e Sanguetsu
Abertura: 21/10 (sexta) às 15h00 Encerramento: 23/10 às 13h00 (domingo)
Aula de Culinária Japonesa:
Auditório do Setor de Orgânicos (Piso Superior – Mercado Municipal) com limite de vagas (130) – Inscrições somente de 10/10 à 17/07, por e-mail: cultura@c1.mofa.go.jp

o  SESC PAÇO DA LIBERDADE
Mostra de Cinema Japonês (faz parte da FICBIC de Curitiba)
Cine Pensamento - de 25 à 28 de outubro – 

Sinopses e Programação no site do Consulado Geral do Japão em Curitiba:
http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000076.html



Vanisse Simone 
é Doutora em Educação pela UFPR,

 colunista da Coluna Planetário 

e co-editora da Revista Contemporartes.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.