sábado, 10 de dezembro de 2016

ESBOÇOS de DE BONA no SOLAR do ROSÁRIO


Um dos grandes nomes das artes plásticas no Paraná, Theodoro de Bona e sua obra inspiraram a criação de um livro e uma exposição inéditos, que ganha lançamento no dia 11 de dezembro, no Solar do Rosário, a partir das 10h. O foco são os esboços do artista, desenhos e estudos que fez durante os mais de 60 anos de carreira, produzindo arte com a simplicidade de lápis, carvão e papel. A exposição fica aberta do dia 11 de dezembro até 31 de janeiro, no Solar do Rosário, apresentando dezenas de desenhos que em sua grande parte nunca foram revelados ao público. Já o livro poderá ser adquirido no local. A entrada é franca.

Nas 160 páginas de "Esboços de De Bona", são apresentados desenhos e estudos que retratam pessoas, situações do cotidiano e paisagens diversas, de praias até centros urbanos. O livro traz também textos de especialistas e da família, que revelam seus diferentes aspectos e inspirações. A curadoria foi realizada pelo professor e crítico de arte Fernando Bini, enquanto a organização ficou a cargo de Regina Casillo, diretora e fundadora do centro cultural Solar do Rosário, juntamente com sua filha, a jornalista Lucia Casillo Malucelli.



O livro conta com sessões que dividem os trabalhos em temas: Anatomias, Figuras, Retratos, Paisagens, A Fé, Nus, A História e O Cotidiano. Nestes, há deste momentos como um velório até cenas bíblicas; de senhores e senhoras elegantes no que parecem ser bares ou salões de chá, até marcantes expressões de desespero em figuras menos nobres. Revelando a intimidade do artista, rabiscos posteriores trazem anotações do cotidiano como contas e recados.

Nos desenhos, mesmo com a limitação do preto e branco, De Bona explora os limites da luz. "Desde muito pequeno De Bona foi fascinado pela iluminação contrastante", comenta Bini, ao explorar os trabalhos do artista. “Os esboços já mostram esta preocupação”.



Numa entrevista nos anos 1980, o próprio De Bona falou sobre seus esboços: "os desenhos eram, geralmente, feitos a carvão em papel, para se conseguir um caráter mais pictórico no trabalho". "O esboço é o instantâneo", aponta Regina Casillo, "o desenho de um momento de inspiração para depois transformar-se na obra de arte acabada, burilada e trabalhada pelo talento do artista". Além dos textos de Bini e Regina, a obra conta com textos das duas filhas do artista, Gioconda de Bona Moraes e Iracema de Bona Foltran, e do professor de história Guilherme de Vasconcelos Almeida.

Sobre De Bona:
Nascido em Morretes, no Paraná em 1904, Theodoro de Bona foi introduzido à pintura em Curitiba, no início dos anos 20. Foi aluno do mestre norueguês Alfredo Andersen, conhecido como o Pai da Pintura Paranaense, entre 1922 e 1927, antes de ir para a Itália, ter aulas com Ettore Tito e Vincenzo Stefani. Participou de exposições como a Bienal Internacional de Arte de Veneza e da Inter Regional: Florença. Em 1936 retorna ao Brasil e já realiza uma exposição com 120 quadros. Nas décadas seguintes, concretiza exposições autorais e participa de coletivas pelo Brasil, em especial nas regiões Sul e Sudeste, como a Pinacoteca de São Paulo e no Salão Municipal do Distrito Federal (RJ).



De Bona atuou como diretor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná de 1970 a 1974. Após sua morte em setembro de 1990, seu nome foi homenageado em diversas salas de exposições na capital paranaense, incluindo o Museu de Arte Contemporânea. Em 2004, realiza-se o centenário de seu nascimento, com mesas redondas e exposições, demonstrando sua relevância à arte paranaense.

"Esboços de De Bona" foi realizado através da Lei Rouanet, com patrocínio de Blount International, Incepa, Impextraco, Trützschler, Roca, Igarashi e Propex, com apoio da Casillo Advogados. O livro terá seu lançamento no dia 11 de dezembro, domingo, às 10h no Solar do Rosário.


Foto: Marco Pajola
Serviço:
Abertura de exposição e Lançamento do livro "Esboços de De Bona" no Solar do Rosário
Data: 11 de dezembro, domingo
Horário: a partir das 10h
Endereço: R. Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico - Curitiba
Informações:(41) 3225-6232









============================
FC Comunicação – Assessoria de Imprensa
Bruno | Guilherme | Fabiano | Melanie
============================

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.