A metáfora do retrato: um ensaio da decomposição


por Lucas Piter Alves Costa


A proposta de Euclides em Os Sertões é abrangente demais para apenas uma obra. Os muitos pensamentos científicos que àquela se vinculam tocam várias áreas, como a biologia, a antropologia, a sociologia, e, talvez, outras. De modo que seria difícil, mesmo para a Ciência, inter-relacionar tais áreas sem que com isso não caia em contradição, devido os seus diferentes métodos de análise. Somente a Literatura teria permissão para trafegar nesses terrenos, nessas correntes do pensamento filosófico e científico, e unificá-las em um discurso vastamente simbólico e polifônico. Não pretendo aqui desmerecer Os Sertões ao afirmar que Euclides não atingiu sua proposta. Pelo contrário, é através da sua linguagem encenada – no melhor sentido barthesiano – que o autor edifica resultados que outrora um tratado científico não alcançaria. É por demais pretensão querer compor um retrato dos sertões – sendo Canudos o seu âmago – sem ao menos ter estado cara a cara com a tensão que lá se via. Pode um escritor ser fiel à sua proposta de escrever uma verdade impessoal partindo de uma ótica marginal, coletada a posteriori de restos factuais? Obviamente que não. Somente a Literatura pode se permitir imaginar, e preencher as lacunas dos fatos, apoiada no conceito de verossimilhança – conceito distante em essência da objetividade em que se apóia a Ciência.

O retrato que Euclides compõe é o da decomposição, e para ilustrar isso, a fotografia da personagem Luísa, no filme Guerra de Canudos, do diretor Sérgio Rezende, é muito válida.

Fotografia de Luísa e sua irmã


Neste sentido, pode-se dizer que, em sua maior parte, a obra Os Sertões é muito imagética, pessoal, em oposição à descritividade universal do cientificismo. A obra não se apóia na descrição em seu sentido empírico, mas sim na mimesis. Pode-se dizer que Euclides “partia habitualmente dos fatos, mas não permanecia preso a eles, deformava-os, modificava-os, pela lente de sua imaginação.” (COUTINHO, 1995, p.65). Essa capacidade de expandir os fatos através da linguagem é ficcionalidade pura. A metáfora do retrato em Os Sertões tem fundamento se compararmos três elementos que se correlacionam, formando a cadeia de decomposição:

homem ↔ Canudos ↔ fotografia ↔ homem

Assinale que a população de Canudos já estava fadada à destruição desde o seu surgimento. “O povo novo surgia, dentro de algumas semanas, já feito ruínas. Nascia velho.” (CUNHA, 1995, p.227). No sofrimento é que se funda essa gente. Isso porque o homem dos sertões está em função da terra, diz o próprio Euclides (CUNHA, 1995, p.198). Da mesma terra árida que o abate e que o forma. No que diz à sua formação, a população de Canudos está para a terra assim como Canudos (já em estado de Sociedade) está para a situação do país. O republicanismo é a terra árida de Canudos. Mas a relação que aqui nos interessa é a de decomposição mesmo em estado de surgimento, num aspecto mais determinista. “A destruição da sub-raça sertaneja era inevitável” (LIMA, 1997, p.172). A inferioridade do homem sertanejo está presente a priori no conceito de raça/meio que Euclides põe em sua obra. Conceito que, aliás, não fica bem delineado, galgando a contradição. Em sua abordagem etnocêntrica – carregada de preconceitos –, Euclides chega a afirmar que a “mistura de raças mui diversas é [...] prejudicial.” (CUNHA, 1995, p.176), colocando em posição de inferioridade o mestiço. As contradições se aplicam quando, inserindo o homem em seu meio formador, ressalta suas qualidades, “sua áspera noção de honra, a sua bravura, a sua inteireza, a sua resistência, porque transmite o que viu” (SODRÉ, apud COUTINHO, 2005, p.40).

O fotógrafo, antes da guerra
A fotografia mostrada no filme está simultaneamente relacionada ao homem e a Canudos, ilustrando a decomposição presente na obra de Euclides. A metáfora do retrato reside nessa relação. O objetivo de uma fotografia deveria ser registrar algo tal qual ele era, bem como o objetivo de Euclides em Os Sertões. Contudo, os dois feitos estão estigmatizados pela imaginação. Nota-se o caráter idílico da foto, com um fundo artificial e totalmente oposto à realidade sertaneja. Desse modo, a fotografia perde seu caráter de objetividade e passa a encampar o terreno do fictício. É através dessa ficção que a fotografia irá representar a decomposição presente em Os Sertões, falhando em seu objetivo primordial como o fez a proposta de Euclides.

A imagem da personagem Luísa vai se apagando, do mesmo modo que sua personalidade inicial se apaga dando lugar a Luísa prostituta. É o homem d'Os Sertões que, condenado à civilização, ou progride, ou desaparece (CUNHA, 1995, p.149). O mesmo pode ser visto na fotografia em relação à civilização de Canudos. Consumida pela terra árida republicana, a cidade de Canudos se vê destinada a desaparecer, e não progredir, assim como a fotografia, que é estática, só se apaga. Quando Luísa, prostituta, se aproxima do fotógrafo e lhe pede para consertar a fotografia, ele, já transfigurado em jornalista, responde que não tem jeito, que não tem conserto, só fazendo outra.

Luísa “decomposta” em prostituta


Olhando por esta metáfora, criamos uma unidade de sentido para Os Sertões, e, partindo de conceitos deterministas, entendemos a mudança dos personagens centrais e o papel do meio (a terra ou a República) para o homem e Canudos. A fotografia também estava fadada a desaparecer. É através desse olhar literário que os absurdos da obra tomam corpo e sentido, e o exercício literário toma nova forma, renova-se, atualiza-se.

Referências Bibliográficas:
COUTINHO, Afrânio. Os Sertões, obra de ficção. In: CUNHA, Euclides da. Obra completa. Vol. 2, 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
CUNHA, Euclides da. Obra completa. Vol. 2, 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
LIMA, Luiz Costa. Terra ignota: a construção de Os Sertões. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
SODRÉ, Nelson Werneck. Revisão de Euclides da Cunha. In: CUNHA, Euclides da. Obra completa. Vol. 2, 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
GUERRA de Canudos. Distribuição Columbia Tristar. Direção de Sérgio Rezende. São Paulo: Morena Filmes, 1997. 1 DVD, 169 min. Cores.




Contribuição do leitor Lucas Piter Alves Costa, estudante de Letras na Universidade Federal de Viçosa. Foi membro do Centro Acadêmico de Letras Ipsis Litteris e da Comissão Organizadora do XII EMEL. Foi representante discente da Coordenação do Curso de Letras da UFV (2009). Áreas de interesse: Literaturas de Língua Portuguesa; Literatura Comparada; Cinema; HQs; Artes Plásticas, Estudos de Tradução Intersemiótica, Narratologia, AD Semiolinguística. Tem experiência como professor de desenho artístico. Atualmente desenvolve a pesquisa "Encontro de Gerações: O Tempo Narrativo n'O Alienista", sob o viés da Análise do Discurso Semiolinguística.
Ler Mais

O movimento anárquico e a retomada do poder em Ensaio de Orquestra de Felllini


Depois da parceria com Roberto Rossellini em Roma Città Aperta, 1945, e Paisà, 1946, Fellini preconizou o esgotamento do movimento cultural neorrealista e optou em seguir solo, delineando seu próprio caminho, encarando o desafio de fazer cinema num momento em que as dores e as incertezas do pós-guerra italiano ainda pulsavam intensamente. Com uma levada mais alegórica, surreal e entorpecida pela ludicidade dos espetáculos, sugeriu protagonizar um tom mais irônico e fantástico aos seus filmes, distanciando-se assim definitivamente de seus antecessores neorrealistas. 

Sua paixão pelos HQs e sua vocação pelo desenho, principalmente pela caricatura, deu-lhe inspiração para criar personagens com vestimentas e trejeitos únicos que nasciam no papel e se consolidavam nos sets de filmagens, para depois brilharem na telona ou na telinha de TV. 
Cenas do filme La Strada, 1954 ( Gelsomina e Zampanò)
Um exemplo dessa bem sucedida forma de criar suas personagens pode ser visto logo nos seus primeiros filmes como em La Strada, 1954, na criação das personagens Gelsomina – Giulietta Masina ( a Clown  indefesa) e Zampanò – Antony Quinn ( o cigano forte do circo ). A personagem Gelsomina nasceu da execução de vários esboços nos quais Fellini quis se aproximar ao máximo da idéia de representar um clown ingênuo e triste. Nos desenhos preparativos aparecem uma mulher com um chapéu coco, cabelos espetados, paletó largo e desajeitado, rosto pintado, gravatinha borboleta e sapatos largos que lembra bastante Carlitos, a personagem de Charles Chaplin.
As referências óbvias de Fellini a um universo aparentemente próprio, fez com que alguns pensassem seus filmes como obras meramente autobiográficas. No entanto é mais provável que Fellini tenha usado seus delírios de infância e de adolescente para inserir-se como mais uma personagem, que conta histórias de uma Itália sofrida, desestruturada pela guerra e pelo conseqüente domínio cultural norte americano. A opção em criar personagens caricatas, como no desenho, tinha o propósito de nos fazer  rir de nossas próprias deficiências, mazelas e dores. O relaxamento provocado pelo riso pode servir como uma espécie de estranhamento brechtiano, provocando uma espécie de distanciamento, fazendo-nos repensar a respeito de nós mesmos. O cenário fílmico felliniano era povoado por personagens exóticas, excêntricas e até bizarras que, de alguma forma, representam a estrutura política, cultural, religiosa e social da Itália de Fellini.
Cabíria em As Noites de Cabíria
Portanto, partindo do pressupondo de Luis Renato Martins que em seu livro, Conflitos e Interpretações em Fellini, defende um Fellini bem consciente e acordado,  é possível afirmar  que o cineasta utilizava os espetáculos para se embrenhar  numa aguda crítica à sociedade italiana. Compartilho dessa idéia reafirmada por Ettore Scola, que diz acreditar que Fellini foi o mais político dos cineastas italianos. É por esse viés que assumo o desafio de falar de Fellini.
Na semana passada participei do IV Simpósio de Política e Cultura: Diálogos e Interfaces, do mestrado em História da Universidade Severino Sombra, em Vassouras, Rio de Janeiro. Apresentei um trabalho sobre o filme Ensaio de orquestra, de Fellini.  Achei interessante fazer uma prévia desse meu trabalho para fechar a semana com uma aura felliniana.
O copista em Ensaio de Orquestra
O trabalho intitulado: O movimento anárquico e a retomada do poder em Ensaio de Orquestra de Felllini, é fruto de mais uma inquietação minha na intenção de defender a idéia de que os filmes de Fellini propõem um pensamento politizado em relação ao Estado, ao autoritarismo, ao fascismo e a subserviência. O fascismo aparece aqui, nesse filme, não somente como algo datado, mas principalmente como uma postura arraigada e integrada ao comportamento social e cultural do povo italiano.
A orquestra continua a tocar nos escombros

Ensaio de Orquestra (Prova d’Orchestra), é um filme de 1978, que se passa nos fins da década de 1980 e que tem como pano de fundo um período de ascensão de algumas correntes da FAI. A FAI (Federação Anarquista Italiana) tinha a idéia de fazer acordos com os humanistas, com os anarco-comunistas e os sindicalistas. Mas a FAI, em 1968, foi subdividida em outras organizações como a GIA, que eram contra os órgãos e aos sistemas, inclusive a dos sindicatos. No filme vemos esse cenário externo propor uma paralelo com as cenas que acontecem tão somente numa sala de ensaio.
Sala de ensaio da orquestra
O cenário do filme retrata um momento de tomada de consciência dos músicos em relação a  subordinação pregada pelo maestro da orquestra. No ensaio de uma orquestra os músicos jovens e velhinhos rebelam-se contra o poder do maestro. O ensaio acontece numa antiga tumba que possui uma ótima acústica e que está carregada de significados por ter sido um  local ligado a papas e bispos, possuindo todo um fardo histórico. O Velho copista é a personagem que costura o tempo passado com o tempo presente. O maestro alemão representa o fascismo, a figura do Estado, do poder. A televisão está ali para filmar o ensaio da orquestra para o sindicato. A televisão, o sindicato, os músicos e o maestro estão em tensão pois ocupam o mesmo espaço, porém possuem propósitos distintos.
Os músicos não mais acreditam no sindicato nem no poder do maestro. Não consideram a história pregressa daquela sala  como algo importante, pois não retrata a idéia do presente; o copista saudosista não consegue voltar para o passado, diante desse impasse.
Surge um movimento anárquico encabeçado pelos músicos que, entediados com a autoridade do maestro, passam a questioná-la, desencadeando uma verdadeira batalha.
Fellini cava o caos que parece vir de fora para dentro mas que se constitui também de dentro para fora. Mesmo na mais sublime arte dos músicos eruditos, a descrença incendeia o confronto com o poder. O metrônomo entra no lugar do maestro, as pichações nas paredes do antigo lugar é invadido pelas palavras fortes de abaixo o poder.
O filme invade a alma dos músicos que se rebelam e mostram seu descontentamento com a música, com seus instrumentos e o seu trabalho. A televisão assiste a tudo; passível, torna-se cúmplice primeira e eterna das intimidades, das incongruências do mundo moderno. A luz chapada e forte denuncia a falta de naturalidade, a inquisição e o ostracismo. O que pode sobrar diante do caos.
Fellini subverte a ordem, pondo em cheque a figura do maestro, do sindicato e denuncia a televisão como testemunha ocular do crime, presenciando desde a mais íntima conversa até as grandes catástrofes. O que faremos diante da mídia? Diante do descrédito? De que forma a ausência de poder poderá ser a solução para um povo que ainda não discute em grupo, que não sabe opinar e que precisa ainda do maestro alemão para guiar  seus passos?
Assistam Ensaio de Orquestra e viagem nas incertezas de Fellini.
Queria agradecer ao Eduardo Scheidt, a Ana Maria Dietrich e a Rosangela de Oliveira por terem me acolhido com tanto carinho no Simpósio e desde já dizer que amei conhecer a Ana Maria Moura, o Ney Lared, o André, o Rubem, a Soraia e tantos outros.
Beijos a todos
Bom Filme!
A última trilha sonora de Nino Rota



Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.
Ler Mais

E o verão tá chegando: que seja bem vindo!



Canção: BAIANIDADE NAGÔ (1997)
Evandro Rodriguez - Banda Mel
Fotos: E O VERÃO TÁ CHEGANDO: QUE SEJA BEM VINDO! (dez/2010)
Duda Woyda

Já pintou verão
Calor no coração
A festa vai começar
Salvador se agita
Numa só alegria
Eternos Dodô e Osmar

Na avenida Sete
Da paz eu sou tiete
Na barra o farol a brilhar
Carnaval na Bahia
Oitava maravilha
Nunca irei te deixar, meu amor

Eu vou
Atrás do trio elétrico vou
Dançar ao negro toque do agogô
Curtindo minha baianidade nagô ô ô ô ô

Eu queria
Que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia
A paz vence a guerra
E viver será só festejar, eô, eô.






DUDA WOYDA, ator, com experiências no Paraná e Rio de Janeiro, cidade com a qual mantem contatos profissionais. Integra a CIA Ateliê Voador e a CIA Teatro da Queda. Pesquisa questões relacionadas ao teatro físico e a sua relação entre dramaturgia corporal e teatralidade, priorizando a multidisciplinaridade.
dudawoyda@yahoo.com.br
Ler Mais

Arte degenerada e nazismo, pai da rainha da Suécia e preconceito na PUC-Campinas

I Jornada Cultural UFABC Próxima quinta-feira, dia 9, das 14h às 16h, palestra Arte degenerada e arte moderna, discutindo transgressão e nazismo. Com a Profa. Dra. Ana Maria Dietrich

Haverá também a discussão do filme Arquitetura da Destruição.
 
Dia 13/12 - próxima segunda-feira - Mesa: Arte no Muro de Berlim, fotografia e cibercultura" com Profa. Dra. Ana Maria Dietrich, Profa. Dra. Silvia Passarelli, Prof. Dr. Sérgio Amadeu e Prof. Dr. Pablo Fiorito.

Finalizando a jornada, na terça-feira dia 14, haverá a apresentação do Coral da OSESP e o lançamento de livros de professores da UFABC a partir das 19h

Aberta ao público em geral e toda a comunidade acadêmica.
Local: UFABC, av. dos estados, 5001,  Santo André -SP
Bloco A (sala disponível no local).





* * *

Recentemente fui convidada a dar duas entrevistas a documentários estrangeiros, um na Argentina e outro na Suécia sobre o tema da minha pesquisa de doutorado, Nazismo no Brasil. A primeira parte do documentário da Suécia já ficou pronta e foi ao ar pela TV 4 com uma entrevista minha. A grande "revelação" dos repórteres Mat Deland e Henrik Jönsson (correspondente da Tv sueca no Brasil) foi o fato do pai de Sofia, rainha da Suécia, ser integrante do partido nazista em São Paulo.

Convido a todos a assistir no link abaixo na correspondência de Henrik:

Oi todos,
ontem saiu o primeiro programa sobre o pai da rainha Silvia. Foi um successo. O debate sobre a monarquia na Suécia está esquentando mais uma vez. O programa ainda não está com legenda, mas as entrevistas em português e alemão talvez da para entender.

Vocês podem ver o programa aqui:

Essa link esplica em alemão o que a gente descubriu.

Essa está en inglês.

No proximo domingo veio o segundo programa que trata de Efim Weschsler.

Até,

/henrik
-------------------------------------
Henrik Brandão Jönsson
Correspondente
henrik.jonsson@terra.com.br


***



Não percam a última palestra do ano do Seminário Vozes da Globalização - Módulo IV

Reinventando afroidentidades

Dia 11, próximo sábado, às 10h30.

11.12 - A representacao do negro no modernismo brasileiro - Prof. Dr. Renato Gilioli (doutor em Educação pela Universidade de São Paulo).

Apoio
Associação Cultural Morro do Querosene

Realização:
Casa da Palavra - Escola Livre de Literatura
Prefeitura Municipal de Sa nto André

Local - Praça do Carmo, 171, Santo André - SP.



***

Suspeita de atos de racismo na PUC/Campinas


Por último, queria registrar alguns atos de racismo e agressões que ainda estão marcando o cenário social brasileiro. Esse ato de agressão foi feito contra uma estudante afro-descendente na PUC de Campinas. Os detalhes podem ser conferidos nas cartas abaixo, ventiladas na internet. Como costumo dizer em minhas palestras, mesmo nos regimes democráticos ainda permanecem elementos fascistizantes. São as áreas de sombra do Estado de Direito. A difusão de preconceitos como esses ainda mais explicitados em práticas violentas é um grande exemplo de como nosso País ainda precisa crescer no respeito às minorias, às diferenças e ao pluralismo.


Estimado reitor prof. Dirceu
Caros professores do Departamento
Caros alunos de Jornalismo
A denúncia que se segue é MUITO GRAVE. Não temos o direito de subestimar nenhuma manifestação de racismo e/ou preconceito, venha de onde vier. A serpente tem que ser exterminada no seu ninho.
Creio que estamos diante de um processo de deterioração da vida universitária e do convívio entre estudantes e professores, não apenas na PUC-SP mas em várias importantes universidades brasileiras, tudo motivado pelo racismo, pelo preconceito social, pela discriminação de classe, pela estupidez e arrogância dos que jamais aprenderam as normas civilizadas de convivência. Não tomo por base apenas o relato abaixo, mas vários depoimentos de estudantes que sofreram ou sofrem esse tipo de dicriminação, dentro e fora da PUCSP.
Considero isso INTOLERÁVEL, tanto como pessoa físico quanto na qualidade de chefe do departamento de jornalismo.
Não sei se nessa época do ano podemos adotar alguma proposta prática (como um grande ato de repúdio, convocando o testemunho das vítimas, por exemplo), mas temos aí no horizonte uma luta certamente colocada para o início de 2011.
Espero que o PUC Viva dê a maior visibilidade possível aos casos mencionados, e reitero o apelo ao prof. Dirceu para que adote todas as medidas necessárias à promoção do convívio civilizado dentro de nossa universidade.
Abraços


_____
Mensagem original
De: Meire Rose Morais
Para:
Cópia: Cleyton W. Borges
Assunto: Estudante do Prouni agredida na Faculdade de Jornalismo da PUC
Campinas
Enviada: 02/12/2010 10:34

Caro Professor José Arbex
Meu nome é Meire Rose e antes de tudo, quero agradecer o único apoio que o meu caso teve por iniciativa do corpo docente. A Professora Bia Abramides tb apoiou, mas foi numa ação conjunta com os alunos e funcionários.
A Faculdade de Direito está no caso e o professor Marcelo Sodré acaba de me ligar informando que o Malheiros presidirá a comissão de Sindicância.
Ontem recebi um telefone de uma aluna de nome Renata, do mov est. (UNE) informando e pedindo ajuda para a aluna da Faculdade de Jornalismo da PUC Campinas Tacia Thais que, há 15 dias atrás, apanhou em sala de aula de uma outra aluna, por que não tinha, até então, 17 reais para cobrir a sua parte nos custos do TCC do grupo. (Tácia é negra e bolsista pelo Prouni). No momento da agressão a jovem xingava: sua pobre, favelada, prostituta, biscate. E gritava que não ia sustentar a faculdade de ninguém.
Antes da agressão a aluna (que é filha de um desembargador) já havia mandado um e-mail (que ela vai me enviar) ofendendo a estudante e dizendo que não ia sustentar os estudos de ninguém, que era pra ela se virar com a parte dela.
A mãe de Tácia está desempregada há aprox. três meses e a filha está concluindo a graduação. No momento da agressão havia um professor em sala de aula que assistiu a tudo, não interveio e ainda tentou desestimular a jovem que saiu toda rasgada e machucada de fazer o BO alegando que ela havia revidado, então não cabia BO. O professor chegou ao cúmulo de dizer que ela poderia ter mto bem ter evitado aquela situação. Foi um aluno que retirou a agressora de cima da Tacia. Este aluno é testemunha do fato.
Ocorre que a PUC Campinas abafa o caso e ao ser procurado pela mãe de Thais, dona Teresinha, o diretor disse que ia ajudar a jovem deixando que ela apresentasse o TCC sozinha pra não ser prejudicada. E também tentou convencê-las de não fazer o BO. (Thais, fez o BO e exame de corpo delito).
A sensação de todos os envolvidos (pelo que entendí) e que o fato da moça ser filha de desembargador está pesando no caso.
Sei que esse quadro não é igual ao meu em SP. pois obtive apoio da direção da Faculdade mesmo sem ter chegado oficialmente no Marcelo Figueiredo, mas fiquei muito revoltada com o acontecido em Campinas.
Eu falei com ela e com a Mãe dela (a família está mto abalada, faz 15 dias que ela não vai pra faculdade). Devo salientar que assim como no meu caso o voto na Dilma também contribuiu para a irritação da jovem agressora.
Como na carta, tirada pela Faculdade de Jornalismo, a preocupação com o preconceito é abrangente e o caso de Campinas foi no Jornalismo, achei que pudesse ter o interesse em tomar ciência deste acontecido, pois acho que a batalha agora é construir uma proposta para inclusão e interação efetiva dos bolsistas do Prouni e chegar ao MEC.
Seria muito interessante se essa discussão fosse construída pelas instituições de ensino. A PUC poderia participar ou até liderar essa discussão.
Por essa razão estou escrevendo. Gostaria de saber se vc poderia agendar um horário para falar comigo e com Cleyton W Borges, (advogado que a pedido da UNeafro me apoia neste caso), pois também estamos preocupados com o todo.
Mais uma vez agradeço o apoio

Fico no aguardo de um retorno

Meire Rose de Morais
Flavio.
Serviço Social PUC-SP
Gestão CASS PUC-SP "A Retomada..."
Núcleo de Gênero Raça/Etnia da PUC-SP
Militante MESS/ENESSO
Núcleo de Opressão e Formação Profissional ENESSO Região VII
Cine Clube Itinerante Gianfrancesco Guarnieri


Ana Maria Dietrich, profa. dra. adjunta da UFABC, é coordenadora da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural junto a Vinicius Rennó. Faz parte da comissão organizadora da I Jornada Cultura da UFABC. contemporartes@gmail.com
Ler Mais

Cineasta Sylvio Back nos trilhos dos contos

Hoje reproduzo a simpática correspondência recebida pela Contemporartes-Revista de Difusão Cultural sobre o lançamento do livro de Sylvio Back - Guerra do Brasil -Contos da Guerra do Paraguai. Sylvio, quero seu livro sim... e acredito que os leitores da Contemporartes também vão se interessar!
Querida Ana Dietrich, olhaí, tenho a imensa alegria de anunciar o lançamento do livro, "Guerra do Brasil", a minha estreia na seara do conto, e que traz a assinatura da prestigiosa editora Topbooks, aqui, do Rio de Janeiro (adiante, você encontra detalhes sobre a obra).
São curtas estórias escritas ao longo dos últimos anos, fruto dos meus estudos e vivência realizando em 1987 o polêmico documentário com mesmo título, que tematiza a Guerra do Paraguai. Espero que goste de saber.
Caso você sinta ganas de comprar exemplar do livro pela Internet, diretamente com a Topbooks, seu autógrafo, com maior carinho e dedicação, está desde já garantido. Ou, então, v. encontra "Guerra do Brasil" (só...) nas melhores livrarias do país!
Este pobre cineasta e poeta, agora dublê de contista (tremei, amanuenses...), penhoradamente agradece!
Feliz Ano Novo pra todos nós!
Beijos, Back
ps. Aguarde para março de 2011, o lançamento nacional em cinemas do novo filme, "O Contestado - Restos Mortais". Imperdível...

GUERRA DO BRASIL
 
A ESTREIA DE SYLVIO BACK NO CONTO
       Com o selo da Topbooks, Sylvio Back, um dos mais premiados cineastas brasileiros, faz sua estreia no conto com a coletânea Guerra do Brasil, título homônimo de seu polêmico filme sobre a Guerra do Paraguai (1864-1870), realizado em 1987, e base desse livro que reúne cinco estórias curtas, um “conto-poema” e um “conto-novela” – neologismo criado pelo autor para definir uma narrativa que rompe com a extensão clássica do gênero.
      
       De uma ousadia perdida no tempo, pois remonta a mais de 80 anos a última vez que o conflito gerou um livro de contos, Guerra do Brasil é, para a prestigiosa editora carioca, uma aposta muito pertinente, visto que a ficção de Back coincide com a atual febre de edições que elegem a História como personagem e cenário. Mas o diferencial que empresta originalidade a esses contos reside na corajosa imersão do autor no conturbado passado dos  países da então Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) e ao “inimigo comum” da época: o Paraguai.
        Com ilustrações do desenhista e caricaturista Cárcamo e apresentação do escritor Marcelino Freire, Guerra do Brasil é, “a exemplo do próprio filme, um memorial histórico, irônico e afetivo, frequentemente autobiográfico, sobre o amplo universo mítico da Guerra do Paraguai, talvez uma das últimas exorcizações da nacionalidade que ainda precisavam ser feitas para explicar os contornos anímicos do Brasil”, como destaca a Nota da Editora na abertura do livro. VEJA ABAIXO:
                                                                                            Nota da Editora

A Guerra do Paraguai (1864-1870) é um inestimável manancial anedótico da história do Brasil e do Cone Sul, rastreado por belos romances e contos. Porém,
a cobrança por uma devassa factual e imaginária, que atualize toda a sua extensão geopolítica, ideológica e moral, corresponde a um desafio permanente e incontornável.
Maior conflito bélico do século XIX na América do Sul, vitimando, entre civis e militares, mais de um milhão de brasileiros, paraguaios, argentinos e uruguaios, o resgate de seu imaginário só passou a freqüentar nossa ficção a partir dos anos 20 do século findo (conto) e modernamente nas últimas décadas (romance). O que é sintomático o quanto a tragédia da Guerra do Paraguai ainda pensa feridas e orgulhos nacionais como se o conflito tivesse terminado ontem, e não há cento e quarenta anos. 
Coube ao escritor Carlos de Oliveira Gomes, com A Solidão segundo Solano López (Civilização Brasileira, Rio de Janeiro), em 1980, reeditado dois anos depois pelo Círculo do Livro, a primazia de inaugurar a Guerra da Tríplice Aliança no espectro do romance brasileiro. No lançamento, ocorrido nos estertores do regime militar, o livro foi demonizado pela crítica e pela mídia por fazer uma defesa da atuação do Duque de Caxias, comandante das forças aliadas no Paraguai.
De lá para cá, autores dos mais variados recortes biográficos se detiveram no tema, esmiuçando-o sob os olhares e perspectivas morais muitas vezes díspares, seja confrontando a História oficial, seja assinando embaixo – mas todos, sem exceção, atormentados com a sua complexidade e contradições político-ideológicas escancaradas pelos acontecimentos e seus personagens, em que se confundem heróis e vilões e onde a verdade e a mentira se imbricam, dramática e alegremente.
Assim, de relatos hagiográficos, tiradas fantasmagóricas e surrealistas, romances-reportagem e memoriais oníricos, a verossimilhanças históricas, existenciais e poéticas, os textos são vazados de humor, ironia, paródia e crueldade. Alguns chegam mesmo a romper os limites da narrativa tradicional do gênero e aportam invenções de linguagem e consciência crítica, daí emergindo um soberbo repertório romanesco. 
Sem a pretensão de exaurir o que se publicou, eis os títulos dos livros que, cronologicamente, ora bordejaram, ora mergulharam na Guerra do Paraguai
dos anos 80 do século passado até este nosso primeiro decênio: Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro (Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1984);
Avante, Soldados: Para Trás, de Deonísio da Silva (Siciliano, São Paulo, 1992); Jovita, Missão Trágica no Paraguai, de Assis Brasil (Notrya, RJ, 1992);
Xadrez, Truco e Outras Guerras, de José Roberto Torero (Objetiva, RJ, 1998); A República dos Bugres, de Ruy Tapioca (Rocco, RJ, 1999); Questão de Honra,
de Domingos Pellegrini (Moderna, SP, 1999); Netto Perde sua Alma, de Tabajara Ruas (Record, RJ, 2001), que virou filme com título homônimo co-assinado
pelo autor e Beto Silva; Ana Néri, de José Louzeiro (Mondrian, RJ, 2002); Cunhataí, de Maria Filomena Lepecki (Talento, RJ, 2003); Santo Reis da Luz Divina,
de Marco Aurélio Cremasco (Record, RJ, 2004); e Fragmentos da Grande Guerra, de Leandro Fortes (Record, RJ, 2004).
Na área do conto, porém, e em se tratando de uma seleta exclusiva recorrendo ao mote da Guerra do Paraguai, há que remontar aos anos 20 e 30 do século XX, e a mira recai, sem coincidência alguma, sobre o Rio Grande do Sul, palco primevo do conflito. Inesperadamente, as décadas confluem para o mesmo livro, cujo título é Um Pobre Homem, obra de estreia do escritor gaúcho Dyonélio Machado. Publicada em 1927 pela Livraria Globo, de Porto Alegre (RS), dela constam, entre outros, os contos paraguaios “Execução” e “Noite no acampamento”; este, com o subtítulo “Narrativa de campanha”, se compõe de seis minicontos, que somam quase 20 páginas. Ali é narrada a tragédia dos últimos dias do ditador Solano López em Cerro Corá, morto pelas tropas do general Câmara, com os soldados protagonizando cenas de horror “(...) Bêbados, estão immolando as mulheres, depois de scenas revoltantes de deboche” [sic].
Difícil acreditar, mas, uma década depois, pelo fato de Dyonélio Machado ser comunista declarado (ficou dois anos preso), Getúlio Vargas, instigado pelo Exército golpista do Estado Novo, mandou apreender o livro. No entanto, pasmem: o interdito e a caça ao livro e ao autor não terminaram nem postumamente! Em 1995, quase 70 anos após sua publicação original, a editora paulista Ática, para comemorar o centenário de nascimento de Machado (1895-1995), reeditou Um Pobre Homem e, pura e simplesmente, censurou o conto-fleuve, “Noite no acampamento”, expurgando-o do livro, sem explicação alguma. Pobre homem,
o imortal Dyonélio!
Um segundo volume de contos, que também nos remete a 80 anos atrás e cuja primeira edição é de 1928 (Companhia Editora Nacional, São Paulo), chama-se
A Guerra de Lopez, do cearense Gustavo Barroso (que assinava também com o pseudônimo, João do Norte, logo abaixo de seu nome). Barroso, membro da Academia Brasileira de Letras, foi um dos líderes mais insignes do nascente Integralismo nos anos trinta. Com o subtítulo, “Contos e Episódios da Campanha do Paraguay”, a obra contém 17 contos atravessados por saborosos poemas, quadrinhas, modinhas, cantigas e letras de sambas rememorados dos tempos do conflito. Ambos, Machado e Barroso, fabulam ao seu jeito e vezo ideológicos o mesmo episódio da morte de López em Cerro Corá (1870).
Só recentemente, em dois contos – um de Eric Nepomuceno, em O livro da Guerra Grande, de Augusto Roa Bastos, Alejandro Maciel e Omar Prego Gadea (Record, RJ, 2002) e outro, de Miguel Sanches Neto em Todas as Guerras, antologia organizada por Nelson de Oliveira  (Bertrand Brasil, RJ, 2009) – a Guerra
do Paraguai voltou a frequentar a seara das estórias curtas.
Redemocratizado o Paraguai – fascinante país, cujas relações historicamente tensas com o Brasil remontam à chamada Guerra Grande (para os paraguaios)
–, surge agora a oportunidade de um approach ficcional totalmente equidistante das paixões nacionais, tanto as da época, quanto as de hoje. Trata-se desta coletânea de contos do cineasta, poeta e roteirista, Sylvio Back, estreando no gênero em obra exclusiva, fruto de quatro anos de pesquisas e acidentadas filmagens no Paraguai durante a ditadura Stroessner, e que desembocaram no documentário de longa-metragem sob o mesmo título, lançado em 1987. 
Os contos de Guerra do Brasil, a exemplo do próprio filme, é um memorial histórico, irônico e afetivo, frequentemente autobiográfico, sobre o amplo universo mítico da Guerra do Paraguai, talvez uma das últimas exorcizações da nacionalidade que ainda precisavam ser feitas para explicar os contornos anímicos do Brasil. –

Texto de apresentação
                                                    UM BACK

      Não é de hoje que Sylvio Back apronta. Luta, trincheira. Um guerreiro. Desses grandes brasileiros. Dos raros que admiro. No cinema, nem basta que eu diga. Clássicos, uns tantos, a perder de vista.
         Na poesia, enfrentou batalhas carnais. Explico: são dele alguns dos melhores poemas eróticos de nossa literatura. Língua solta a do cabra! Uma metralhadora erótica, digamos, e bora embora.
         Agora, eis que o incansável artista resolve enfrentar outro campo, um novo gênero. Faz a sua estreia, no conto, com este corajoso Guerra do Brasil (título, inclusive, de filme feito por ele em 1987). Volume – vale destacar – fortemente ilustrado pelo grande Cárcamo.
         Li essas narrativas faz tempo. Tomamos, lembro, um café no centro de São Paulo. Os olhos de Sylvio faiscavam, empolgados, me contando de seus contos, ora reunidos. Gosto disso. Desse entusiasmo. De quem tem sangue, assim, para derramar. Sem meios termos, sem delongas. O autor vem para tocar em assunto fronteiriço: a Guerra do Paraguai.
         Eta danado! Ai, ai... Que feridas extrair deste livro? Qual visão? Qual recordação? Quais imagens virão, dessa vez na ficção escrita, do cineasta que já falou de Yndio do Brasil e de A Guerra dos Pelados e de conflitos outros, enfim, assado?
         Sylvio traz as mesmas armas para essa Guerra do Brasil. Em se tratando dele, não podia ser diferente. Ataca, sem piedade, a nossa hipocrisia. Cutuca o nosso jeitinho retardado, displicente. Não usa de diplomacia, usa de poesia. É, sobretudo, um livro de linguagem (febril e bela) e maravilha! Uma vingança a cada parágrafo.
         Cuidado, caro leitor. O autor não poupa ninguém.
         Sylvio é um Back. Dos bons.
         Vida longa para ele, aleluia, salve, salve, saravá, amém!
Marcelino Freire

Quarta capa:
       Bate o bumbo(...........................)
“Caxias paga soldados após
 as batalhas para economizar soldo”
“Paraguaios degolados divertem
Estado-Maior uru­guaio”
 “Oficiais brasileiros fazem fila
 para violar túmulos em Assun­ção”
“Por­tenhos chegam agrilhoados
ao teatro de operações”
  “Reti­rada da Laguna deixa imenso
rastro de fezes patrióticas”
 “Conde D’Eu ordena incêndio
 do hos­pital de Piribebuy”
“ ‘Voluntá­rios da Pátria’ engajados a laço”
 “Madame Lynch de meia rendada
 interroga torturados de San Fer­nando”
“Im­perador faz pose ao lado
 de pa­raguaio vendido como escravo”
“Guaranis atacam imperiais aos gritos
 de ‘muerte a los macacos!’ ”
“General David Canabarro é sub­metido
 à corte marcial em Uruguai­ana”
“Aliados jogam cadáveres coléricos no
 rio Paraná para envenenar civis paraguaios”
“Sodomia no exército brasileiro
 vira moeda de troca-troca”
(...........................)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O LIVRO
Título: Guerra do Brasil – Contos da Guerra do Paraguai
Autor: Sylvio Back
Ilustrações: Cárcamo
Formato: 16,0 x 23,0 cm
Número de páginas: 155 / Preço: R$34,90
ISBN: 978-85-7475-182-5
Topbooks Editora e Distribuidora de Livros Ltda.
Rua Visconde de Inhaúma, 58 / sala 203 – Rio de Janeiro
CEP: 20091-000 – Tels.: 2233.8718 / 2283.1039
Sylvio Back
Biobliofilmografia
Sylvio Back é cineasta, poeta, roteirista e escritor. Filho de imigrantes hún­garo e alemã, é natural de Blumenau (SC). Ex-jornalista e crí­tico de cinema,
au­todidata, inicia-se na direção cinematográfica em 1962, tendo escrito, realizado e produzido até hoje trinta e sete filmes – entre curtas, médias e onze
longas-metragens: "Lance Maior" (1968), "A Guerra dos Pe­lados" (1971), "Ale­luia, Gretchen" (1976), "Revo­lução de 30" (1980), "Repú­blica Gua­rani" (1982),
"Guerra do Bra­sil" (1987), "Rádio Auriverde" (1991), "Yndio do Brasil" (1995), "Cruz e Sousa - O Poeta do Des­terro" (1999); "Lost Zweig" (2003)
e "O Contestado – Restos Mortais" (2010).
Tem editados vinte e um livros – entre poesia, ensaios e os argu­men­tos/roteiros dos filmes, "Lance Maior", "Aleluia, Gret­chen", "Re­pública Guarani",
"Sete Quedas", "Vida e Sangue de Po­laco", "O Auto-Retrato de Bakun", "Guerra do Brasil", "Rá­dio Auriverde", "Yndio do Brasil", "Zweig: A Morte em Cena",
"Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro" (tetralíngüe), "Lost Zweig" (bilíngüe) e "A Guerra dos Pelados".
Obra poética: "O Ca­derno Eró­tico de Sylvio Back" (Tipografia do Fundo de Ouro Preto, MG, 1986); "Moedas de Luz" (Max Limo­nad, SP, 1988);
"A Vinha do De­sejo" (Geração Editorial, SP, 1994); "Yndio do Brasil" (Poemas de Filme) (No­nada, MG, 1995), "bou­doir" (7Le­tras, RJ, 1999),
"Eurus" (7Letras, RJ, 2004), "Traduzir é poetar às avessas" (Langston Hughes traduzido) (Memorial da América Latina, SP, 2005), "Eurus" bilíngue
(português-inglês) (Ibis Libris, RJ, 2006); "kinopoems" (@-book) (Cronópios Pocket Books, SP, 2006) e "As mulheres gozam pelo ouvido"
(Demônio Negro, SP, 2007).  -
Com 72 láureas nacionais e internacionais, Sylvio Back é um dos mais premiados cineastas do Brasil. ---
Ler Mais