domingo, 30 de agosto de 2009

Drops Cultural da Banharoli - Estréia


É com imenso prazer que apresento a coluna Drops Cultural, que estará todo domingo atualizada, aqui neste espaço de interação com as Artes e Humanidades. A coluna se propõe a dialogar com todo o tipo de manifestação artística deste nosso contemporâneo. Por hora, repetindo o século passado, por hora, arrojando neste presente e, mais, propondo novas possibilidades para além destes dias.

Semanalmente teremos um convidado especial, o qual terá espaço aberto para divulgar cultura. Temos artistas de quase todos os estados brasileiros, representando diferentes segmentos artísticos culturais. Inauguramos a coluna de hoje com Hildebrando Pafundi, jornalista aposentado, membro da Academia de Letras da Grande São Paulo (cadeira 21), membro dos Amigos do Museu de Santo André, vice-presidente da Entrepalavras - Ong literária e membro do Fórum Cultural Alpharrabio. Tem vários livros de contos individuais e antologias, além de infantil. Semanalmente escreve na coluna Esquina Descontraída, no http://www.cliqueabc.com.br/
Participem desta viagem cultural e levem o leitor a diferentes destinos.



Rosana Banharoli, poeta e jornalista, é coordenadora do blog ContemporARTES.
rosana_banharoli@hotmail.com


Olá, Cara RosanaParabéns por mais esta iniciativa. Parabéns também ao velho (no melhor sentido) batalhador Hildebrando. As artes e a cultura agradecem e ficam em festa. Vida longa para este novo trabalho.dalila teles veras


Convidado de hoje: Hildebrando Pafundi

Um vôo pela literatura do ABC
Por Hildebrando Pafundi
hpafundi@ig.com.br
Atividades culturais e literárias
Estreando como colunista deste site, começo falando daquilo que mais gosto: literatura. Sou jornalista profissional, mas estou aposentado desde o ano 2000 e em 2007 parei de trabalhar. Aliás, me obrigaram a parar quando fui demitido do último emprego no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, onde eu era assessor de imprensa. Porém, já no ano 2000 comecei a me dedicar às atividades culturais e literárias com mais afinco nas horas vagas e nos finais de semana, participando de oficinas, saraus, grupos de escritores, proferindo palestras; publicando os primeiros contos e crônicas em antologias e coletâneas e, depois, em 2004, foi lançado o meu primeiro livro individual de contos, Tramas & dramas da vida urbana. A partir de 2007 passei a me dedicar quase que com exclusividade às atividades literárias e culturais. Já tenho quatro livros individuais publicados, além de alguns inéditos e participação em 15 antologias. Vamos à coluna.

Maria do Céu Formiga toma posse na Academia dAdicionar imageme Letras
Nesta quinta-feira (27-08-2009), às 19h30, escritora Maria do Céu Formiga de Oliveira recebeu o diploma acadêmico, passando a ocupar a cadeira 38 da Academia de Letras da Grande São Paulo (ALGRASP), que tem como patrono o poeta Mário Quintana. Seu padrinho foi o médico e poeta José Roberto Espíndola Xavier, cadeira 24, que tem como patrono Alberto de Oliveira. A solenidade foi presidida pela nova presidenta da ALGRASP, a poeta Gioconda Labecca. O ex-presidente e atual vice-presidente, escritor Rinaldo Gissoni, cadeira 1, que tem como patrono Gustavo Teixeira, por sua vez, fez um discurso de boas- vindas à Maria do Céu. Como eu também faço parte dessa Academia de Letras, ocupando a cadeira 21, cujo patrono é o romancista José Lins do Rego, estive lá prestigiando a solenidade e dando boas- vindas à nova acadêmica.


Homenagem a Cláudio Feldman
O poeta, contista, que também escreveu roteiros para o cinema, Cláudio Feldman, que conheço desde os tempos dos jornais A Ação e Folha do Povo, será homenageado no Museu de Santo André, em comemoração aos 50 anos de atividades literárias, no dia 02-09-2009 (quarta-feira), a partir das 19 horas. O falecido pai de Cláudio, Aron Feldman era cineasta e produziu muitos filmes, alguns dos quais tinham roteiros escritos pelo filho, que também chegou a trabalhar como ator. Durante a homenagem será inaugurada uma sala com obras de Cláudio, que também estará autografando seus livros. O Museu fica na Rua Senador Flaquer, 470, Centro. Santo André – S.P. Fone: 4438-9111. Estarei lá, cumprimentando esse grande amigo e colega de letras.


Noite do Caldo Verde
Por falar em Museu, a Amusa – Associação Amigos do Museu de Santo André, da qual também faço parte, está aproveitando o inverno para convidar amigos e simpatizantes para esquentar a noite do dia 3 de setembro de 2009 (quinta-feira), a partir das 18 horas, com um delicioso caldo verde e a conversa sem pressa, na Sanduicheria Meio Natural, na Rua Haddock Lobo, 316, Vila Bastos, Santo André,S.P. Reserva na sede da Amusa, Museu de Santo André pelo fone 4438-9111. Farei o possível para estar presente, esquentando a noite e a conversa. Até a próxima.

2 comentários:

Unknown disse...

Rosana, parabéns pela excelente iniciativa... unir vozes, poesia e arte é algo para poucos... Mas, vc.consegue. E nosso abc é fervilhante disso. Hildebrando,sinta-se bem vindo e acarinhado nesse espaço. Abraços à dupla de estréia Ana Maria

30 de agosto de 2009 às 14:37
Francisco Guilherme disse...

Iniciativa muito bo mesmo, Rosana. Parabéns.

Hidelbrando,

Seja bem-vindo!

30 de agosto de 2009 às 14:47

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.