domingo, 4 de outubro de 2009

Drops Cultural da Banharoli - Sempre pratique cidadania











Parece-nos que a repercussão da tragédia da bomba assassina de Santo André(SP), que devastou com a vida de vários moradores; deixou saldo de 2 mortes e 12 feridos dá exemplo e reverte a situação. Outras tragédias deixarão de ser, pois a população atenta descobre uma arma essencial para eliminação de danos: a denúncia anônima. Alerto que a denúncia acolhe várias vertentes como maltratos a crianças e idosos e todo o tipo de crime. Se o denunciante tem medo de que seu telefone possa aparecer na bina da Polícia, ligue de um telefone público. Só não deixe de ligar. Seja cidadão responsável. Um excelente exemplo foi a ligação que fez com que fossem resgatadas 2 toneladas de fogos de artifício, na funilaria do cunhado do dono da loja incendiária, situada junto a uma escola. Obrigada anônimo!

Hoje o escritor, Hildebrando Pafundi, divide conosco a alegria que um encontro com amigos e leitores pode proporcionar.

Rosana Banharoli, poeta e jornalista, é coordenadora do blog ContemporARTES.
rosana_banharoli@hotmail.com





Feira Cultural Festa do Livro em Guarulhos
e os 20 anos do jornal Linguagem Viva



No dia 19 de setembro de 2009, um lindo sábado, compareci à Feira Cultural Festa do Livro, no Externato Continental, na Rua Paulo Castaldelli, 414, Parque Continental I, em Guarulhos, para um bate papo com os alunos e autógrafos no meu recente livro, Janela da Liberdade e outras histórias (infantil), publicado pela Espaço Idea Editora, localizada na mesma cidade. Bonita festa, com apresentações musicais, dança, teatro, com bandas e grupos musicais formados por alunos da escola. Estavam presentes numa das mesas, os escritores Eraldo Miranda, Fábio Santos, Amir Piedade, Cícero de Andrade, eu e os diretores da escola, Antônio Carlos e Shirlaine.
De acordo com informações do editor Maurício Miranda, que estava presente registrando tudo fotograficamente, nesse evento foram vendidos cerca de 60 exemplares do meu livro e 65 do Cícero, Um certo Jardim. Mas devido às falhas na programação, poucos alunos compareceram com os nossos livros para autógrafos.
Os mais procurados foram os escritores Eraldo, autor do livro A centopéia sem pés, e Amir com sua obra, O aniversário do Seu Alfabeto, publicado pela Editora Cortez. Eu autografei dois volumes, porque os demais alunos não os trouxeram, pois não foram avisados que o autor estaria presente. O primeiro foi para um menino de uns nove ou dez anos, o pequeno Vinícius, que disse ter gostado muito do meu livro e quando eu ressaltei gostar muito de um escritor que tem o seu nome, Vinícius de Moraes, ele acentuou que também gosta desse poeta. O segundo autógrafo foi para uma menina, a Ana Ferreira, que chegou dizendo: “Nossa, é uma honra conhecer o senhor. Gostei muito das suas histórias”. Acho que fiquei um pouco encabulado, mas agradeci consegui escrever uma singela dedicatória.
Em breve, eu e o Cícero voltaremos para autografar os demais livros vendidos nessa bela festa cultural.
Na última quarta-feira de setembro deste ano, dia 30, dupla festa, jornalística e literária, primeiro com o almoço semestral dos jornalistas veteranos, no Restaurante Vivano, em São Caetano do Sul, patrocinado pelo Pedroso, com as presenças do Mário Porfírio Rodrigues, Pedroso, Domingo Glenir, Humberto Pastores; o mais novo Cidadão Andreense Ademir Medici; Edson Motta, Chiquinho Palmério, Hermano Pini, que está morando em Campinas, mas sempre comparece entre outros. Mas todos estarão presentes em fotos estampadas nas páginas do jornal do Pedroso, Tribuna do ABC.
Depois do almoço segui para a sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde foi realizada a festa de celebração do vigésimo aniversário do jornal literário Linguagem Viva, que tem como editora a minha amiga poeta Rosani Abou Adal, com exposição das edições mais antigas desde o primeiro número e coquetel, com a presença de muitos escritores, leitores, colaboradores e assinantes do jornal e distribuição de uma edição comemorativa especial.
Não dá para citar os nomes de todos os presentes, mas além da Rosani, vou lembrar apenas três: o contista Caio Porfírio Carneiro, que no dia 01-10-09, lançou na sede da União Brasileira de Escritores (UBE) mais um livro de contos, O Copo Azul; o conselheiro e ex-presidente da UBE, poeta Cláudio Willer; e o romancista e também conselheiro da entidade, Antonio Possidonio Sampaio, que me deu uma carona na volta até Santo André. Batemos um longo papo e trocamos muitas idéias.

Hildebrando Pafundi nasceu em São Paulo, Capital, mas reside na cidade Santo André desde 1942, onde estudou e exerceu diversas profissões, antes de se dedicar ao jornalismo e à literatura.
É membro da Academia de Letras da Grande São Paulo, ocupando a Cadeira 21, que tem como patrono o romancista José Lins do Rego; da União Brasileira de Escritores (UBE-SP), e outras entidades. Contatos com o autor pelo e-mail hpa@ig.com.br ou fone (11) 9269-9196



Presente de domingo
:



EQUAÇÃO DE FUGA

Se noturno enterneço emudecido

dividido por enes frustrações

eu me meço,

eu me somo,

e me engrandeço

assumindo imensas proporções

e no uso do sono dos meus medos

eu me dito o que penso que mereço

e me peço as saídas das prisões...


Altair de Oliveira – In: O Embebedário Diverso

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.