sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Darwinismo

Coluna As Horas

Os homos sapiens são considerados (por si mesmo) os seres mais evoluídos intelectualmente e culturalmente, o que chama a atenção é sua vasta capacidade de comunicação, com destaque para a fala (não vejo como tanto destaque, porque todos os animais se comunicam entre si, apenas não os entendemos, pois utilizam uma linguagem diferente, que não em nossa magnitude não possuímos cérebro suficiente para entender).

Darwin após anos de pesquisa pelo globo, desenvolveu uma belíssima teoria sobre a evolução da espécie, onde o melhor adaptado (capaz) sobrevive. Nas últimas semanas alguns acontecimentos fizeram com que eu questionasse tal teoria e até mesmo se houve tal evolução e se esta de fato aconteceu, onde foi parar?

Como não pensar em algo assim lendo que universitários, queimaram uma bandeira do movimento GLBT, (em Viçosa- M.G ) e uma também universitária foi  enxovalhada no campus de sua universidade (S.B.C), por usar um vestido “provocante” demais.Pergunto a você leitor, será esse o tipo de evolução que Darwin esperava dos seres humanos? Até onde é verídico afirmar que caminhamos cada vez mais para o amadurecimento intelectual e social? De que vale a globalização se cada vez mais nos isolamos e não enxergamos o outro como um ser igual, que sofre e ama como todos, no tocante a isso SOMOS TODOS IGUAIS, independente de qualquer coisa, do modo com se veste, de seu jeito de amar. Por onde anda a liberdade que se apregoa pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais?

Mas aí entra um outro questionamento, somos livres? A resposta para essa pergunta é simples, NÃO, vivemos sob a máscara da hipocrisia, onde tudo é permitido desde que não interfira em nossa vida, que não nos afete diretamente, desde que não seja com um amigo e muito menos na família. Liberdade desde que se consiga viver isolado da realidade e dos seres verdadeiramente humanos, que riem e choram, vivem como todos os seres vivos, independente de qual reino pertença (animal, vegetal, etc.).

O mais complicado é a nossa conivência, fatos como os citados acima acontecem diariamente ante nossos olhos e nos calamos, como se não fosse conosco, como se não se tratasse de seres humanos...quando leio, assisto, ouço notícias como essas, sinto uma imensa vergonha e pesar  por pertencer a uma parte do reino animal que se diz tão racional e se encontra no topo da cadeia alimentar, não por sua força física, como o leão, mas por sua capacidade de aniquilação, somos capazes de matar um semelhante, apenas porque não partilhamos das suas opiniões, ironicamente os seres mais “evoluídos” e adaptados a seu meio, são os únicos animais a ter esse tipo de atitude. Se isso é evolucionismo, prefiro pertencer a um reino tido como “inferior”.

Darwin onde você estiver me explica que espécie de evolucionismo é esse...?

Giliane escreve semanalmente no ContemporArtes
rockgirl611@hotmail.com



Prezados srs,

Venho aqui registrar minha indignação a respeito da queima da bandeira do Orgulho Gay no último dia 31.10 em Viçosa - MG. Isso é um ato que vai contra a diversidade sexual e as características democráticas de nossa atual constituição que preza pelos direitos humanos e de expressão do homem.

Venho também reiterar o quanto é importante o trabalho da instituição Primavera nos Dentes no sentido de ajudar ao esclarecimento da população de Viçosa sobre a questão da diversidade sexual, bem como combater a homofobia.

Ana Maria Dietrich
Doutora em História Social - USP
Profa. Adjunta de História - Mestrado
Universidade Severino Sombra - Vassouras



Mais informações podem ser conferidas no blogue do grupo viçosense de diversidade sexual, Primavera nos Dentes, e no site de notícias Tudo Agora

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.