domingo, 22 de novembro de 2009

Drops Cultural da Banharoli - Sempre pratique cidadania



Hoje, no parque Celso Daniel, pós parada LGBT/2009
Hoje, a escritora Rosana Rios participa de evento que conta com a parceria do GELF – Grupo de Estudos de Literatura Fantástica, na biblioteca Viriato Corrêa, em São Paulo, a partir das 11h.

JORNADA NEIL GAIMAN: MUNDOS FANTÁSTICOS

O escritor e roteirista britânico Neil Gaiman não é apenas autor dos roteiros de quadrinhos de “Sandman”, mas escreveu várias obras de literatura adulta e infanto-juvenil. Uma de suas características mais marcantes é a criação de mundos fantásticos baseados na tradição celta como o “Povo das Fadas – Faerie”, que vemos em “Stardust”, dos deuses escandinavos, que vemos em “Deuses Americanos” e dos africanos, como encontramos em “Os Filhos de Anansi”.

Em “Lugar Nenhum” ele nos apresenta a um mundo fantástico subterrâneo que se mescla à cidade de Londres. E em “Coraline”, uma garota ultrapassa a fronteira e encontra também um universo fantástico muito parecido com a realidade
Programação da Jornada

.11h. Filme “Stardust”, com Claire Danes, Michelle Pfeiffer e Robert de Niro.
.13h. Pausa para almoço.
.14h. Palestra: “Neil Gaiman e a Passagem para os Mundos Mágicos”, com Rosana Rios.
.15h30. Filme de Animação “Coraline”, com as vozes de Dakota Fanning e Teri Hatcher.
.17h. Debate sobre a adaptação dos livros “Coraline” e “Stardust” para o cinema.
.18h. Encerramento
Rua Sena Madureira,29, V.Mariana (SP)-5573.4017
Hoje e no próximo domingo tem teatro de qualidade a preço módico, na Companhia do Nó, na Vila Assunção em Santo André(SP). Ambos às 16h.

ACONTECE NO PRÓXIMO DIA 26,(QUINTA-FEIRA), ÀS 18H, NO AUDITÓRIO DO COLUNI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (VIÇOSA – MG) o LANÇAMENTO DA CONTEMPORÂNEOS - REVISTA DE ARTES E HUMANIDADES - EDIÇÃO NR. 5
http://www.revistacontemporaneos.com.br/ COM PALESTRA DIVERSIDADE SEXUAL, NAZISMO E HOMOFOBIA - CAMINHOS PARA UM DEBATE
COM A PROFA. DRA. ANA MARIA DIETRICH (UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - VASSOURAS - RJ E PÓS-DOUTORANDA EM TRAUMAS DE GUERRA PELA UNICAMP) E EXIBIÇÃO DO FILME BENT (SEAN MATHIAS, 1997).
* COM DIREITO A CERTIFICADO
Universidade Federal do Paraná (UFPR)apresenta até sexta-feira(27) Fotografia e o Corpo, com a nossa colaboradora Izabel Liviski.
Até 30 de novembro acontece em Mauá (SP) Exposição de artes plásticas “CONSCIÊNCIA DE ALUÍSIO”
Exposição de obras pertencentes à Pinacoteca de Mauá, no saguão de entrada da Câmara Municipal de Mauá, como parte das comemorações da Semana da Consciência Negra.
O pintor Aluísio com temática étnica africana, destacou-se nas artes plásticas por ter desenvolvido em seu trabalho uma técnica única que tornou-se praticamente sua impressão digital.
Local: Câmara Municipal de Mauá –
Contato: Soares – diretoria@camaramaua.sp.gor.br
Avenida João Ramalho, 305 Vila Noêmia
Mauá – SP –
Tel: 4512-4500

Oralidades em Trânsito – Método de Aplicação: inscrições abertas. Curso gratuito com direito a certificado. Início próximo dia 3. Mais informações 4992.7218.

Aguardem! Em dezembro dois saraus imperdíveis:

QUARTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO – 19h

OUTRAS PALAVRAS - POÉTICAS DES-DO-BRA-DAS

Diálogo entre as diversas realidades poéticas. Palavras & trocas artísticas, leituras, performance, intervenção musical, poesia, dança, diálogo afro-caiçara-suburbano. Diálogo multi-linguagem a abordar e desdobrar o corpo, a cidade, os outros corpos, e as outras cidades.
Convidados: Edson Bueno de Camargo, Henrique Krispim, José Geraldo Neres, Jorge de Barros, Kiusam de Oliveira, Pierina Ballarini (Projeto AURORA), grupo Percutindo Mundos, Rádi Oliveira, e Rodrigo Basan.
Duração: 2 horas.
SEXTA-FEIRA, 18 de DEZEMBRO – 19h

SARAU DE CULTURA CIGANA: uma conversa entre as culturas cigana e celta.

CONVIDADOS: Heloisa Galves, Vivian Guilhem , e o conjunto instrumental Olam Ein Sof.
Duração:2 horas

Local: CASA DA PALAVRA – ESCOLA LIVRE DE LITERATURA

PRAÇA DO CARMO, 171, CENTRO – SANTO ANDRÉ, SP

TELEFONE: 4992-7218 – Eventos Gratuitos

               DOE   LIVROS
"No descomeço era o verbo. / Só depois é que veio o delírio do verbo. / (...) Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer nascimentos / — O verbo tem que pegar delírio". Manoel de Barros.



Rosana Banharoli, poeta e jornalista, é coordenadora do blog ContemporARTES.

rosana_banharoli@hotmail.com

1 comentários:

Unknown disse...

Uau, quem dera eu estivesse em São Paulo pra ver esses especias do Gaiman, ele é um dos melhores roteiristas de quadrinhos da atualidade, muito bacana essa iniciativa.

22 de novembro de 2009 às 21:53

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.