segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Segunda poética

Por
Rosana Banharoli - poeta e jornalista


Hoje, Carlos Eduardo Marcos Bonfá



PROVINCIANO


Cidade grande, tentacular?

Não a experienciei.

E sem experiência, já a temo, já a odeio.

A luxúria da preguiça me invade.

Preguiça de província onde,

Mesmo trabalhando, progredindo,

Ainda se vive.

Meu spleen é só um marzinho de tédio.

Cosmopolita é meu discernimento;

Mas meu corpo,

Meu desejo,

Minha natureza

Pedem menos.

Assombrado por infinitos,

Odeio tudo que seja demais.

Minha cabeça se entusiasma com chapéu,

Mas minhas narinas se acostumaram com esterco.

O mato, sem querer, estimulou minha sensibilidade.

A mim, que a natureza provoca calafrios.

Meu carro ultrapassa charretes.

O punk tira leite da vaca da pequena fazenda de seu pai.

Aspirante a erudito,

A falta de erudição me contenta.

Não preciso conhecer muita gente.

Não enfrento o mundo,

Mas tento enfrentá-lo quando me enfrenta.

Viver é outra coisa.

É essa outra coisa que eu vivo.

Cidade, para mim,

É lugar de se encontrar.

Ao desconhecido da cidade grande,

Prefiro o mistério da existência.

Aqui,

Sustento meu mistério

Sem maiores mistérios.



A PONTE


Entre

A lida

E

O prazer,

A arte.

Assim,

Sempre

Licorosa transgressão

A ação

De elaborar

Sons,

Palavras.

Assim,

Ponte

A ponta

Do iceberg.




Me consome

O que não tem nome.

Não me caibo

De tanto ressaibo.

Falo, mas só assobio.

Ressumo

O

Resumo

De alguns nomes

Que, só som,

Incomodam e atemorizam.

E ainda há

Contas a prestar

À realidade.

Alguns astros

Têm de cair na Terra.

Ressupinado,

Pressiono o chão

Com as palmas da mão


Carlos Eduardo Marcos Bonfá é mestre em Estudos Literários (Letras) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, sendo graduado em Letras na mesma instituição acadêmica. Nasceu em Socorro (SP), em 1984. Publicou a obra Ossos e ervas (2002). Participou de antologias e publicou em sites e revistas eletrônicas, acadêmicas e especializadas, entre elas “A Cigarra” e “Travessias”. Mantém um blog no seguinte endereço: www.carloseduardobonfa.blogspot.com

Endereço eletrônico: ce.bonfa@terra.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.