quarta-feira, 10 de março de 2010

1001 mulheres

por Cícero Barbosa

A coluna Comunidade Sonora vai se transformar em agenda cultural. Pelo menos por enquanto. É que os afazeres do dia-a-dia tem tomado muito tempo desse ser aqui. Estou desconfiado de que aquele papo de que o ano começa depois do carnaval é sério mesmo.







Indicarei para os leitores dessa coluna o projeto 1001 mulheres, que acontecerá no Sesc Pinheiros. Um em homenagem a Mercedes Sosa e o outro que será o encontro das cantoras negras entrevistadas por Rodrigo Santhiago e que renderam o livro Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras.


1001 Mulheres

“Mais que homenagens. Mais que falar em gênero, fragilidades e sensibilidade: o projeto aborda mulheres em profundo processo de transformação: mulheres inteiras e inspiradoras, vozes inesquecíveis e incansáveis, lutas admiráveis, direitos, desafios e uma criatividade que é mais que artística, que é a de reinventar-se o tempo todo”.



 

Uirapuru Latino-Americano - Homenagem a Mercedes Sosa

SESC Pinheiros
 
Dia(s) 19/03, 20/03, 21/03
Sexta e Sábado, às 21h e Domingo, às 18h. Homenagem à cantora argentina Mercedes Sosa, um dos símbolos da luta pela democracia na América Latina com a participação de Monica Salmaso, Renato Bras, Cida Moreira, Marcia Castro e do compsitor argentino Coqui Sosa, sobrinho de Mercedes. O show contará também com a participação dos músicos que acompanhavam a cantora. Duração: 1h30. Teatro Paulo Autran. Não é permitida a entrada após o início do espetáculo. Ingressos à venda pelo sistema INGRESSOSESC, a partir de 01/03.


Solistas Dissonantes
SESC Pinheiros 
Dia(s) 26/03, 27/03, 28/03
Sexta e Sábado, às 21h e Domingo, às 18h.

O projeto presta homenagem à história de cantoras negras brasileiras e foi inspirado no livro Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras do pesquisador Ricardo Santhiago. Com a participação de Alaíde Costa (todos os dias) e mais: dia 26, Arícia Mess, Izzy Gordon e Zezé Motta; dia 27, Aurea Martins, Eliana Pittman, Adyel Silva e Virginia Rosa e dia 28, Graça Cunha, Rosa Marya Colin, Leila Maria, Misty. Duração: 1h30. Teatro Paulo Autran. Não é permitida a entrada após o início do espetáculo. Ingressos à venda pelo sistema INGRESSOSESC, a partir de 01/03.

 










Cícero F. Barbosa Jr., mestrando em História pela PUC/SP, bacharelando em Letras pela USP, músico e artista, escreve às quartas-feiras quinzenalmente no ContemporARTES.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.