domingo, 23 de maio de 2010

Diversidade de olhares


Como sempre, são muitas as atividades, lançamentos  e principalmente as oportunidades culturais. A  tarefa de tentar divulgar tudo o que acontece nesse imenso universo continua sendo difícil, mas hoje trarei algumas dicas que me chamaram a atenção.

Vou começar com a publicação de um artigo que encontra-se disponível numa revista eletrônica chamada África e Africanidades.
O artigo Rainhas, espiãs e soldados: a história das mulheres etíopes nas atividades militares é de autoria de Tseday Alehegn, pesquisadora da área de Saúde Feminina e dos Direitos Humanos, assim como da História das Mulheres Etíopes, e foi traduzido por Maurício Waldman.
O tema é interessante, para aqueles que já desenvolvem estudos sobre a África ou mesmo para os que se interessam pela questão gênero ou minorias. Vale a pena dar uma olhada: http://www.mw.pro.br/mw/hist_tseday.pdf


Aproveito o tema África, ou melhor, mulheres africanas, para deixar o link de uma palestra da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, que tive o imenso prazer de assistir hoje durante uma oficina e fiquei tão encantada que comecei a disseminar o link Internet à fora.
A escritora através de sua própria história desmistifica a visão que muitas vezes temos sobre a África e ainda adverte sobre os perigos de entendermos uma nação, um povo, apenas através de um único olhar.
http://www.ted.com/talks/lang/eng/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html


Outra dica bem legal é a Oficina Arte Seqüencial – a relação entre os Quadrinhos e o Cinema. A oficina que tem apoio da FUNCULTURA (Fundo Municipal de Cultura) abrange na prática e na teoria as linguagens das histórias em quadrinhos e do audiovisual.
Inscrições: de 17/05 à 17/06 pelo blog: http://quadrinhoscinema.blogspot.com/
Número de Vagas para a primeira turma: 20 Alunos através de processo seletivo
Faixa etária: Acima de 16 anos
Local: Centro Municipal de Educação Paschoal Lemme
Estrada Mato das Cobras, s/nº Ponte Alta – Guarulhos/SP


Ana Paula Nunes é jornalista e pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo/USP. Coordenadora de Comunicação da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidade e escreve aos domingos na ContemporARTES.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.