domingo, 30 de maio de 2010

Do teatro ao cinema




Muitos separam as artes em estilos. Pintura, literatura, teatro, cinema. Enfim, formas diferentes de se manifestar e produzia arte. Pensando assim, o Drops Cultural de hoje traz três sugestões:


Estão abertas as inscrições para o edital RUMOS LITERATURA 2010-2011 do Itaú Cultural. As inscrições são GRATUITAS e vão de 3 de março a 31 de julho de 2010. Público alvo: todas as pessoas interessadas nos temas propostos, independente do nível escolar e atividade profissional.
Em sua quarta edição, o programa é dirigido aos interessados em desenvolver textos reflexivos sobre literatura e crítica literária brasileira contemporânea. A novidade desta edição é a possibilidade de estrangeiros se inscreverem.
O programa está dividido em duas categorias:

1. Produção Literária, para projetos de ensaio que tratem de um tema relativo à produção literária brasileira a partir do início dos anos 1980.

2. Crítica Literária, para projetos de ensaio sobre a produção crítica na literatura brasileira realizada a partir do início dos anos 1980.

. Leia o edital completo, regulamento, prêmios e saiba com se inscrever no site http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708.

. Dentre os prêmios, os selecionados receberão apoio financeiro mensal e remuneração referente ao licenciamento dos direitos autorais do trabalho concluído e aprovado.


Quem mora no Sul ou então está de viagem, a dica, agora de poesia, é o SARAU COM RITMO ESPECIAL, com poesias de Álvares de Azevedo.
Local: Teatro Glênio Peres
Horário: 18h
Promoção: Academia de Letras e Artes de Porto Alegre & Clube Literário Jardim Ipiranga
Apoio: Memorial – Câmara Municipal de Porto Alegre.
Produção: (51)93366540
A entrada é franca.


A exposição A SIMETRIA DO NÃO LUGAR também faz parte da lista. Do dia 10 ao dia 30 de junho, as obras ficam expostas na Livraria Alpharrabio.
Data de início: quinta, 10 de junho às 19h
Término: quarta, 30 de junho às 19h
Local: Livraria Alpharrabio (Rua Eduardo Monteiro 151- Santo André, SP)
Telefone: (11) 44 38 43 58


E por fim, vamos falar de cinema. A Escola Livre de Cinema e Vídeo convida a todos os interessados para participarem da seleção de títulos que poderão ser exibidos no Cineclube - O Cinema e Outras Linguagens. Todos os meses exibiremos dois títulos que serão escolhidos em reuniões prévias entre o Coordenador da Escola Livre de Cinema e artistas que queiram lançar “provocações” para um bate-papo sobre as obras que serão apresentadas em cada sessão.

PROGRAMAÇÃO:
13 de junho / domingo / 15h
Local: Auditório Heleni Guariba (anexo ao Teatro Municipal de Santo André)
Praça IV Centenário, s/nº
Centro – Santo André (Paço Municipal)

OS IDIOTAS
Direção: Lars Von Trier
Gênero: Comédia
Duração: 117 min.
Ano de lançamento: 1998
(Recomendável para maiores de 18 anos)
Um grupo de jovens intelectualizados forma uma sociedade a parte dedicada a explorar todos os aspectos da idiotice como valor de vida.

27 de junho / domingo / 15h

BABEL
Direção: Alejandro González – Iñárritu
Gênero: Drama
Duração: 142 min.
Ano de lançamento: 2006
(Recomendável para maiores de 14 anos)
Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato, aparentemente isolado, afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo.


Ana Paula Nunes é jornalista, pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pela Univesidade de São Paulo/USP. Escreve aos domingos na ContemporARTES.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.