segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bienal do Livro de São Paulo - 2010

 

Julho está se despedindo e agosto é o mês do maior evento literário no Brasil, a Bienal do Livro de São Paulo, com uma estimativa de público de 700.000 visitantes. São inúmeros expositores, eventos, artistas e autores famosos circulando por essa feira. Eu estarei por lá todos os dias, entre 12 e 22, com vários lançamentos solos e em antologias. Gostaria de dividir as datas com vocês, no aguardo de sua visita.
São seis livros infantis e uma coletânea de textos selecionados em concursos literários, “Fragmentos & Estilhaços”, com contos, poesias, crônicas e minicontos.
Todos os infantis foram ilustrados pelo consagrado artista plástico Paulo Branco, professor há trinta anos, que aquarelou cada página com muito amor e talento, como vocês podem conferir abaixo:

Ah, já estava me esquecendo, o Prof.Paulo Branco estará fazendo caricaturas ao vivo durante os lançamentos!

Mas antes, em Campinas, terei o lançamento do Vila Felina, um livro que conta a história de um lugar onde os animais são respeitados, amados e bem tratados. Acima de tudo um lugar onde é possível conviver pacificamente com as diferenças entre deficientes, fortes, fracos, gordos, magros, feios, bonitos ou carentes e abastados. E mesmo com tanta diversidade, é sempre muito bem vinda a chegada de um novo bichinho de estimação para fazer parte da Vila Felina, que é conduzida por dona Tuca, uma senhora muito esperta que ensina seus animais e as crianças a respeitarem o próximo e o meio ambiente. O ilustrador Paulo Branco estará fazendo caricaturas ao vivo. este livro leva o selo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, através do ProAc.

O lançamento do livro será realizado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas, dia 7 de agosto de 2010, das 16h às 18h30. Maiores informações na Editora Horizonte (19) 3876-5162, com Eliane.





E na Bienal...



Dia 13/8 – sexta-feira (trezeeeee.....) CONDE VAN PIRADO – EDITORA IN HOUSE



*PROMOÇÃO ESPECIAL! Entrada gratuita para quem comparecer ao evento fantasiado do seu personagem favorito.

Para validar a sua entrada na Bienal do Livro é obrigatório apresentar uma foto do personagem representado.

Conde Van Pirado

A história se passa em "Percisvania", uma cidade diferente e que fica escondida entre os vales das "Terras de Culadrá", onde habitam pessoas quase normais. O prefeito da cidade Conde Van Percis é casado com Condessa Van Vânia e juntos tiveram Van Pirex (uma menina) e Van Pirado. Lá em Percisvania eles vivem do cultivo de uvas, pois elas contêm uma vitamina sem a qual a raça Pirados não sobreviveria: a vitamina Vp. Se todo esse universo rico de detalhes dessa cidade fictícia já chamou sua atenção, então você vai se surpreender com a história do único vampiro albino da cidade e que faz parte da banda de rock local. Nessa envolvente história, de Simone Pedersen, você descobrirá mistérios - como, por exemplo, o por que de os vampiros de outrora evitarem o sol -, e se aventurar junto de Van Pirado, que descobre que sua espécie sofre o risco de extinção por causa de uma fábrica de refrigerantes



Dia 14/8 – sábado – 12hs – Coleção Fuá – Riscando os animais – In House



A Coleção Fuá é destinada as crianças de 3 a 99 anos. Além de incentivar o gosto pela literatura com seus poemas sobre animais, os desenhos são apresentados de forma lúdica, em duas etapas, provando que qualquer um pode aprender a desenhar. Formato: 20 x 20
24 páginas Ilustrações de Paulo Branco

Poesia e desenhos em duas etapas

Dia 15/8 – domingo – Fragmentos & Estilhaços 16 hs– In House



Descrição:

"O escritor pinta o papel com palavras. O poeta pinta o papel com as cores de sua alma". Assim são as palavras iniciais e provocantes de Fragmentos e estilhaços, de Simone Pedersen. A simplicidade das frases soltas no ar, feito "balões coloridos" que ganham o céu, com significados do tamanho da imensidão estão em seus fragmentos, ou mesmo a "força da presença da ausência infinita", que encontra nas reticências o silêncio, num grito da alma de seus estilhaços Os textos sensoriais - feitos para tocar você, para que sinta o cheiro daquele local descrito e veja a poesia discreta nas paisagens reveladas - são "pólen para florescer a alma". Em Fragmentos e estilhaços, "o leitor vai entender que o escrito não está, mas que nas entrelinhas se esconde".

Vila Encantada – 18hs – DOMINGO – 15/8 – In House






A Vila encantada ficava numa floresta distante, lá os animais se encontravam para aprender sobre a vida, desenvolver suas capacidades. Aprendiam também a dançar, cantar, pintar, além de ler, escrever e contar. Para chegar até esse lugar mágico os animais tinham de percorrer diferentes caminhos. Havia animais especiais, mas todos eram respeitados e aprendiam a viver com suas limitações e se destacavam em outras áreas. A preocupação com o meio ambiente, a preservação da natureza e o carinho com os seres humanos circundava aquele lugar. A autora traz à tona, em uma trama envolvente e divertida, temas transversais como o convívio com a diferença e a consciência sócio-ambiental, visto que alguns personagens possuem certas deficiências físicas, e todos se preocupam em preservar a floresta que habitam. A ilustração do renomado Paulo Branco aguça ainda mais a imaginação e dá vida àquele mágico lugar.

DIA 18/8 QUARTA-FEIRA – VILA FELINA – 19 HS - SCORTECCI




Dia 20/8 sexta-feira – Coleção Pá-Pum – Poetando e desenhando – 12hs - Komedi


A Coleção Pá-pum é destinada as crianças de 3 a 99 anos. Além de incentivar o gosto pela literatura com seus poemas sobre animais, os desenhos são apresentados de forma lúdica, em duas etapas, provando que qualquer um pode aprender a desenhar. Formato: 20 x 20
24 páginas Ilustrações de Paulo Branco

Dia 22/8 domingo - Sara – 16 hs


Sara era uma menina espevitada e que gostava de ler, mas sempre quando lia sentia fortes dores de cabeça. Sua mãe a levou num médico muito bom, um tal de "Oftalmo", e que dizia que "os olhos eram a porta da alma". Ficara assustada quando soube da noticia, revelada através de nomes estranhos, que teria de usar óculos. Sara foi com a mãe até uma loja comprar seus óculos novos. Lá havia uma infinidade deles, mas a menina escolhera um cor de rosa. No outro dia, quando estava a caminho da escola, descobriu que seus óculos eram mágicos, e passou a ver um mundo bem mais colorido, diferente. Mas o arco-irís de sara se tornaria monocromático novamente com o preconceito dos coleguinhas de classe, que não entendiam sua necessidade daquele objeto. O final dessa envolvente história de Simone Pedersen e de ilustração do renomado Paulo Branco vale a pena conferir. Com ou sem óculos, o que vale é a magia dos olhar de cada um de vocês.Espero você!




Simone Alves Pedersen, nasceu em São Caetano do Sul, viveu anos no exterior e hoje mora em Vinhedo, SP. Mãe do Dennis e da Natalie, se apaixonou pela literatura de Monteiro Lobato ainda criança. Formada em Direito, participa há dois anos de concursos literários, tendo conquistado inúmeros prêmios no Brasil e no exterior.Tem textos publicados em dezenas de antologias de contos, crônicas e poesias. Escreve para jornal, revista e diversos blogs literarios. Autora dos infantis Vila Felina, Conde Van Pirado, Vila Encantada, Sara e os óculos mágicos e Coleção Fuá. Para adultos lançou uma coletânea de textos premiados “Fragmentos & Estilhaços” e em Portugal o “Colcha de Retalhos” com poemas.


Blog: http://www.simonealvespedersen.blogspot.com/







Paulo Branco, artista plástico, cartunista, ilustrador e professor de desenho e técnicas de pintura.

Leciona Aulas de Arte, Desenho e Pintura há trinta anos.

Ilustrou para Editora Abril (Playboy), Revista Bundas e Jornal Pasquim (coordenado pelo Ziraldo), também para o Livro “É mentira Chico!” (em homenagem a Chico Anísio), para Rubem Alves ilustrou 2 livros (Quando eu era menino, Agenda 2000 – Edit. Papirus). Pelo Mapa Cultural Paulista, foi considerado o melhor desenhista de Humor do Estado de São Paulo (caricaturas).

Expôs em todos os espaços oficiais de Campinas. Trabalhou com caricatura ao vivo em grandes eventos.

Blog: http://www.paulo-branco.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.