quarta-feira, 14 de julho de 2010

3 em 1: cursos e palestras grátis (com certificado)






Luz, câmera - a palavra em ação

Módulo II: Interfaces do cinema com história e literatura
19h às 21h

Docentes: Profa. Dra. Ana Maria Dietrich (UFABC)
Prof. Mestrando Cícero Barbosa Jr. (PUC-SP)


1. Documentários: o uso de entrevistas (Ana Maria) - 5.8
5. Cinema e História I - cinema e História do Brasil (Ana Maria) - 12.8
6. Cinema e História II - cinema e História Geral (Ana Maria) - 19.08

2. Cinema e Literatura I - grandes clássicos (Cicero) - 26.8
3. Cinema e Literatura II - adaptações (Cicero) - 2.9

4. Cinema e Literatura III - poesia (Cicero) - 9.9

Com direito a certificado presencial de horas
Local - Praça do Carmo, 171, Santo André - SP.



OBJETIVOS

estimular a discussão de como a palavra é apropriada de diversas maneiras pela linguagem audio-visual, passando pela análise do roteiro, seus usos nos documentários e questões interdisciplinares do Cinema versus História; o Cinema versus Literatura, exemplificando com diferentes formas de expressão da Sétima Arte no Brasil e no mundo.


JUSTIFICATIVA

O programa do curso foi desenvolvido para mostrar a interface entre a palavra e o cinema em múltiplos aspectos e vertentes cinematográficas, destacando-se o cinema novo e o cinema marginal. Está dentro do objetivo da Casa da Palavra que prima por discutir os enfoques multidisciplinares do uso da palavra. Enfocaremos questões sociais, históricas e literárias destacando a diversidade e originalidade de tal diálogo entre o cinema e a palavra de maneira a propiciar a ampliação da visão de mundo e o conhecimento das duas formas de linguagem e seu território de fronteira.

PUBLICO ALVO

Estudantes de ensino médio e universitários, profissionais ligados à Artes e Humanidadades e interessados em geral na relação Palavra e Cinema.








V Encontro Estadual de História

http://www.ucsal.br/vencontroanpuhba/home.asp

Mini-curso

19. ANA MARIA DIETRICH
ROTEIRO, NARRATIVA E MARGINALIDADE NO CINEMA NACIONAL



Docentes: Profa. Dra. Ana Maria Dietrich (UFABC)
Prof. Mestrando Cícero Barbosa Jr. (PUC-SP)



ROTEIRO, NARRATIVA E MARGINALIDADE NO CINEMA NACIONAL


ementa: a narrativa fílmica no cinema novo e marginal brasileiro dentro das prerrogativas da história cultural. cinema versus história: a produção e difusão de tais obras audiovisuais brasileiras. seu uso em sala de aula e como fonte de pesquisas históricas.


objetivos:
discutir as formas de elaboração do roteiro, o conceito de narrativa e especificamente, de narrativa cinematográfica.

fomentar um debate sobre questões interdisciplinares do cinema versus história, exemplificando com projeções de trechos de filmes brasileiros.

discutir o uso da fonte audiovisual dentro da linha de história cultural.

analisar a narrativa filmica dentro de seu contexto de produção e difusão, enfocando questões sociais, históricas e literárias

destacar a diversidade e originalidade do diálogo entre o cinema e a história de maneira a propiciar a ampliação da visão de mundo e o conhecimento das duas áreas e seus territórios de fronteira.




Seminário Vozes da Globalização - Módulo II - Identidades e Gênero
Com direito a certificado presencial de horas

Uma série de oito palestras que discutem o problema do feminino na contemporaneidade. Será discutida a temática do gênero, aliada à questão das múltiplas identidades associadas, trazendo a perspectiva de diferentes estudos de professores universitários da área de História, Literatura, Antropologia e Ciências Políticas. Dentro dos objetivos do seminário, pretende-se aprofundar a discussão sobre diversidade de gênero e inclusão social em tempos de contemporaneidade. Tendo como enfoque a sociedade global, propõe-se uma reavaliação de qual é o “lugar” da mulher na literatura, na antropologia, na história e na canção.

Apoio
Associação Cultural Morro do Querosene
Realização:
Casa da Palavra - Escola Livre de Literatura
Prefeitura Municipal de Santo André

Local - Praça do Carmo, 171, Santo André - SP.
Sábado das 10h30 às 12h30
22 de maio a 17 de julho


Próxima Palestra:

17/07 Masculinidades: (re)invenções de si e do outro"A masculinidade é histórica, forjada social e culturalmente. Não é um dado, ou uma realidade natural. Não se mostra como uma essência inerente."
Para analisar e complexificar a constatação acima, procuro identificar referências, imagens, símbolos e códigos que constroem e definem a(s) masculinidade(s). Questiono os padrões de masculinidade de nossa sociedade contemporânea, evidenciando as interdições e exclusões das práticas que fogem ao modelo estipulado. Abro espaço para pensar os conflitos e as crises de um determinado padrão de masculinidade e as múltiplas possibilidades de invenções de si permitidas pela ruptura do modelo historicamente estipulado.

Com Fábio Henrique Lopes (Prof. Dr. UFRRJ)Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
possui doutorado em História Cultural pela UNICAMP (2003); doutorado sanduíche com a Université Paris VII (2000/2001). Pesquisador do CNPq (Bolsa Produtividade/PQ- 2). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência em pesquisa/docência e publicações na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, História Contemporânea e História do Brasil República, mas também sobre Educação, Cultura, Narrativas e Discursos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: História Cultural, historiografia, suicídio, violência, discursividade médica (brasileira e francesa), imprensa, educação, normatividades, relações de gênero, relações saber/poder e subjetivação na contemporaneidade.

--
CONTEMPORÂNEOS
Revista de Artes e Humanidades
www.revistacontemporaneos.com.br

CONTEMPORARTES
Revista Semanal de Difusão Cultural
http://revistacontemporartes.blogspot.com/
NEPCON- Núcleo de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade
UFABC/ UFV/ UFJF/USS/ UFBA e outros

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.