Mais programação de férias!
A coluna Drops preparou mais algumas dicas para vocês continuarem as férias gastando pouco!
A Cinemateca Brasileira promove, entre os dias 06 e 15 de agosto, a IV Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, evento dedicado ao cinema mundial produzido entre o final do século XIX até aproximadamente 1930, quando a chegada do som modificou os rumos da arte cinematográfica.
Nesta edição, o foco é o cinema silencioso da Suécia e as obras selecionadas são resultado de restaurações da Cinemateca Sueca. Ao todo serão exibidos 35 títulos, divididos em seis programas, incluindo a seção permanente dedicada às Giornate del Cinema Muto, de Pordenone, a maior manifestação cinematográfica mundial dedicada ao cinema silencioso. A seção brasileira apresenta alguns documentários de longa-metragem restaurados (ou em processo de restauração) pela Cinemateca Brasileira nos últimos anos.
O programa Janela para a América Latina exibe o longa-metragem Wara Wara, realizado na Bolívia em 1929 por José María Velasco Maidana, que relata um episódio da civilização inca durante a invasão espanhola.
A entrada é gratuita.
Mais informações: http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=48
Outro evento que está imperdível é o 10º Festival de Inverno de Paranapiacaba, em Santo André, acontece nos dias 18, 24 e 25 de julho.Entre os nomes confirmados estão Léo Maia, Fernanda Porto, Ed Motta, Ana Cañas, Zeca Baleiro, Isabela Taviani, Zélia Duncan e Maria Rita.
Para conferir a programação acesse: http://www.guiaparanapiacaba.com.br/?pg=noticia&id=629
Para aqueles que gostam do Tarantino, vale a pena conferir a Mostra Rock Tarantino que acontece no Centro Cultural de São Paulo, entre os dias 13 a 31 de julho. O evento terá a exibição dos principais filmes que influenciaram o diretor Quentin Tarantino na criação dos dois volumes do longa Kill Bill. Ainda na programação, está marcada a pré-estreia nacional de “À prova da morte”, do cineasta. Entre os filmes previstos para a Mostra estão: The Street Fighter, Tóquio Violenta, Portal do Inferno e Jogo da Morte.
Para conhecer a programação completa, acesse: http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema.asp#tarantino
Já, aqueles que preferem algo menos violento, a Cinemateca Brasileira, com o apoio do Consulado Geral da Índia em São Paulo e da Academia Internacional de Cinema (AIC), promove a quarta edição da Mostra de Bollywood e Cinema Indiano. Iniciativa conta com uma seleção de clássicos e produções recentes do cinema indiano.
A mostra acontece entre os dias 06 de julho a 05 de agosto e entre muitas atrações, merecem destaque especial clássicos como Awaara (1951), de Raj Kapoor, cineasta batizado por historiadores e fãs como o “Chaplin do cinema indiano”; A canção da estrada (1955), obra-prima de estreia do diretor Satyajit Ray, filme que deu origem à famosa Trilogia de Apu, premiado no Festival de Cannes de 1956; Do Ankhen Barah Haath (1957), de Rajaram Vankudre Shantaram, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1958. A IV MOSTRA DE BOLLYWOOD E CINEMA INDIANO também inclui uma série de produções dos anos 2000 como Zubeidaa (2001), de Shyam Benegal, Hum tumhare hain sanam (2002), de K.S. Adiyaman, e Baghban (2003), de Ravi Chopra.
Para conferir a programação: //www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=41
Ana Paula Nunes é jornalista, Pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo/USP. Coordenadora de Comunicação da Contemporâneos, revista de Artes e Humanidades. Escreve aos domingos na ContemporArtes.
0 comentários:
Postar um comentário
Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.