quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mostra Científica e cultural é parte do Festival de Inverno de Paranapiacaba

          Entre as atrações do Festival  de Inverno de Paranapiacaba de 2010, inicia-se no próximo dia 17 a Mostra Científica e Cultural do Centro de Estudos e Formação Sócioambiental de Paranapiacaba. Serão apresentados trabalhos realizados por professores, alunos, ex-alunos do Centro Universitário Fundação Santo André e pela comunidade, em busca da conservação do patrimônio cultural e natural de Paranapiacaba.

            A Universidade Federal do ABC fará parte da Mostra com um trabalho desenvolvido em parceria com a Fundação que tem como título Transformação Sensível - Neblina sobre Trilhos. O projeto prevê a realização de um documentário com depoimentos de ex-ferroviários e suas famílias, assim como de estudiosos, turistas e moradores da Vila de Paranapiacaba tendo como foco a memória ferroviária e sua identidade. Nessa primeira exposição enfocam-se os resultados parciais dessa pesquisa privilegiando-se os bastidores do trabalho que se iniciou em janeiro de 2010. Já foram entrevistados 10 ferroviários e feitas diversas filmagens na vila.


Equipe do documentário em ação.
Arte: Demócrito Nitão Ferreira Jr.


Quando: entre os dias 17 de julho a 1 de agosto

Onde: CEFS, na Rua Direita nº 371, Paranapiacaba, Santo André, SP, Brasil
Veja a programação completa da Mostra Científica e Cultural do CEFS de Paranapiacaba

******

Ainda, a décima edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba traz a volta o trem turístico que fará o percurso estação da Luz - Santo André pelo valor de 25 reais (ida e volta). Veja abaixo em notícia retirada do Site da prefeitura:

Expresso Turístico

Durante o festival, a viagem no Expresso Turístico funcionará aos domingos, com saída pela manhã e retorno no final da tarde. Depois do evento, os passeios serão quinzenais, também sempre aos domingos, com saída pela manhã da estação da Luz, com parada na estação de Santo André, seguindo à vila ferroviária, onde os visitantes poderão passear durante o dia. O retorno será no final da tarde, com parada em Santo André e chegada na estação da Luz.

Estação ferroviária de Paranapiacaba. A composição contará com locomotiva a diesel e dois carros que transportarão 174 passageiros. Estes dois carros foram reformados pela CPTM e cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santo André, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a MRS Logística.
Para receber os turistas está sendo construída uma plataforma próxima ao Viradouro, na Parte Baixa. Após o desembarque, eles serão recebidos no prédio da antiga padaria, cujo restauro foi concluído em 2009. A intenção da Prefeitura é restaurar o antigo galpão, que funcionará como estação.
A décima edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André em parceria com o Sesc. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br) ou pelo telefone 0800-019-1944.



 
 
 
 
 
Ana Maria Dietrich é historiadora e coordenadora da Contemporartes- Revista de Difusão Cultural junto a Vinicius Rennó. contemporartes@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.