terça-feira, 20 de julho de 2010

O Modernismo Brasileiro: Tarsila do Amaral



Queridos leitores, na última matéria que escrevi, me propus a expor alguns aspectos e alguns autores do Modernismo brasileiro. Ao pensar acerca do que eu exporia nesta semana, procurei uma referência feminina que tenha participado ativamente do movimento modernista no Brasil . Uma personagem importantíssima na renovação estética que este movimento iniciou em nossa terra e que é uma das mais importantes pintoras brasileiras é Tarsila do Amaral.

Confesso que não sou um profundo conhecedor das Artes Plásticas, entretanto, os quadros de Tarsila sempre me chamaram atenção por algumas características como a utilização de cores fortes, marcantes, a representação de cenas do cotidiano brasileiro. Após o contato com pinturas desta artista, procurei entender um pouco sobre estas características e a importância de sua obra.

Para quem deseja entender a obra desta mulher modernista é indispensável saber que ela foi uma participante ativa da renovação artística no Brasil, relacionada ao Modernismo. Formou junto com Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti e Menotti Del Picchia o chamado Grupo dos Cinco, que dentre outras coisas, foi participante ativo na Semana de Arte moderna de 1922.

A pintura de Tarsila é marcada, principalmente, por três fases, a chamada Pau-Brasil, a Antropofágica e uma terceira fase de maior cunho social. A primeira delas se iniciou em meio a uma viagem de redescoberta do Brasil. Esta fase é dotada de cores e temas tropicais, na qual são retratadas a fauna, a flora brasileiras, além de máquinas, trilhos, elementos relacionados à modernidade. A segunda fase, Antropofágica, se iniciou após a pintura do quadro Abaporu (cujo nome em indígena significa “homem que come carne humana”). Esta obra originou o Movimento Antropofágico, que propunha a digestão de influências estrangeiras, com absorção das qualidades de tais influências, para desta forma surgir uma arte verdadeiramente brasileira.

A terceira fase desta artista teve início após o retorno dela de uma viagem feita à ex-URSS, em 1933, quando ela pintou o quadro "Operários". Neste momento, Tarsila iniciou a pintura de temas sociais observados no Brasil.

Um dentre os quadros desta pintora que muito me chama atenção é “O Mamoeiro”, pintado em 1925 e relacionado à primeira fase de Tarsila do Amaral.
Esta obra exalta a beleza natural brasileira, com a valorização dos homens que vivem neste país, como os caboclos e negros, e representação da tranquilidade das pequenas cidades. “O Mamoeiro” possui cores fortes e vibrantes e representa uma pequena cidadezinha na qual os moradores vivem em harmonia com a natureza. Há a presença de poucas e pequenas casas, de plantas, morros, rios, além de algo que me chamou atenção, que é a representação de roupas a secar em um varal, o que contribui para o aspecto simples do interior do país. A simplicidade ainda é apresentada por uma mulher a caminhar pela cidadezinha de mãos dadas com duas crianças e outra mulher na porta de casa.

Há ainda outra tela da artista, da qual gosto muito, chamada “Carnaval em Madureira", pintada em 1924.
Nesta pintura nos deparamos com muitas cores, o que reflete o carnaval e a alegria brasileiros, além da miscigenação das raças, com a presença de caboclos e negros. Há também, nesta tela, uma representação do carnaval de rua do Brasil, no qual crianças, animais, adultos, portanto, o povo, se junta nas ruas para se divertir.

Vale ressaltar que Tarsila do Amaral buscou sempre renovar e contribuir para a mudança do rumo das asrtes no Brasil, juntamente com o grupo modernista. Mesmo dentro e junto a este grupo, ela sempre foi precursora, fato que a levou a ser considerada uma das artistas de alta relevância no âmbito artístico brasileiro.

A dica que deixo para os interessados na pintura de Tarsila é que acessem um site especializado, no qual poderão encontrar mais informações acerca da vida e obra desta grande pintora. É só clicar aqui e usufruir das informações contidas neste endereço.













Rodrigo C. M. Machado é Graduando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa e, neste momento, pesquisa a representação dos corpos na poesia de António Botto.

18 comentários:

Sheila Duarte disse...

Valeu!!! Gostei muito é interessante e prazeroso ver os quadros da artístista suas formas, suas cores, as proporções tudo tem uma harmonia que parece estranha, já que estas formas distoam do real e no entanto parecem que estavam lá!!! Muito legal!!!

21 de julho de 2010 às 01:46
mimi disse...

adorei genial

29 de março de 2011 às 07:14
Anônimo disse...

as obras de tarsila são muito lindas eu sou fã da tarsila

25 de outubro de 2012 às 13:50
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

After looking at a handful of the blog articles on your site, I truly appreciate your technique of
blogging. I saved as a favorite it to my bookmark webpage list and will
be checking back in the near future. Take a look at my web site as well and
let me know how you feel.

My weblog ... iklan baris poskota

19 de março de 2013 às 00:13
Anônimo disse...

This is really interesting, You are a very professional blogger.
I have joined your feed and stay up for looking for
extra of your magnificent post. Also, I have shared your web site in my social networks

my web-site: silk scarf

1 de abril de 2013 às 17:44
Anônimo disse...

Pretty component to content. I just stumbled
upon your website and in accession capital to claim that I
acquire actually loved account your blog posts.
Anyway I'll be subscribing on your feeds and even I fulfillment you get right of entry to consistently rapidly.

Also visit my homepage - http://www.xxxsexymilfs.com

27 de maio de 2013 às 12:16
Anônimo disse...

You really make it seem so easy with your presentation but I
find this topic to be really something that I think I would never understand.
It seems too complicated and extremely broad for me. I'm looking forward for your next post, I'll try to get the
hang of it!

my web-site; http://hotgirlsexcam.com

31 de maio de 2013 às 04:23
Anônimo disse...

I'm gone to convey my little brother, that he should also visit this weblog on regular basis to obtain updated from most up-to-date news update.

My website ... Onhiddencam.Info

2 de junho de 2013 às 10:29
Anônimo disse...

certainly like your web site however you have to test the spelling on several of your posts.
A number of them are rife with spelling problems and I to find it very bothersome
to inform the reality however I will surely come again again.


Here is my webpage - free analporns

3 de junho de 2013 às 10:32
Anônimo disse...

Hey there, I think your blog might be having browser compatibility issues.
When I look at your website in Chrome, it looks fine but when opening in Internet Explorer,
it has some overlapping. I just wanted to give you a
quick heads up! Other then that, superb blog!



Look into my blog post; www.jnmassage.info

4 de junho de 2013 às 13:53
CachosCastanhos disse...

Ual, perfeito!. Só gostaria que me esclarecesse uma coisa: O quaro Auto- retrato (que ela está vestida de vermelho) foi de que fase? Obrigada!

21 de novembro de 2013 às 20:32
Unknown disse...

Bathroom accessories the market to use more memory alloy, paraffin, regulator valve to achieve the temperature effect in three ways, in general, the leading memory alloy temperature sensor to temperature change is faster, the temperature deviation is small, a constant temperature kitchen tap preferred. Temperature leading to the production process require higher is recommended for larger brands to have quality assurance. Identification of product quality bath tap

27 de novembro de 2013 às 23:03
kokoage disse...

This article gold taps explains the crucial queries that you simply must Antique Taps think about when purchasing new taps for your bathroom taps. The information is aimed at buyers Stainless Steel Taps in the United kingdom.http://www.uktap.co.uk

5 de agosto de 2014 às 23:29
Unknown disse...

Nous savons trouver une salle de Robinet Mitigeur
Robinet Mitigeur de haute qualité est très difficile. Comme nos amis ont dit, de nos jours, il existe de nombreux types de robinets matériels. Nous aimons vraiment des Robinet infrarouge Robinet infrarouge Mitigeur baignoire et Mitigeur douche Mitigeur douche vendus à partir d'un site en ligne. L'espoir d'entendre la suggestion de quelqu'un. Que diriez-vous des robinets d'achats en ligne.

3 de setembro de 2014 às 09:22
Amycarry disse...

http://www.faucetsmarket.com/bathtub-faucets-c-20.html are one of the necessary things needed in a home. All bathrooms must have Waterfall faucet; there is no bath space without them. These Faucet parts help to control the free out flow of water, and even do much more these days

14 de outubro de 2016 às 00:09

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.