quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ESPECIAL XIV ENEARTE - DE VASSOURAS PARA OURO PRETO


Hoje a coluna Ana Dietrich traz o texto de Talita Araujo, estudante de graduação do curso de História da Universidade Severino Sombra - Vassouras -RJ sobre suas impressoes de Ouro Preto e do Enearte. Tambem colocamos disponivel o link do video da entrevista que a equipe concedeu a TV Incofidence em reportagem de Maristella Paiva Cota.

DIÁRIO DE UMA VIAGEM INESQUECÍVEL
Por Talita Araujo

Saí de Barra do Piraí, cidade onde moro no interior do Rio de Janeiro, às 17:40 de uma segunda-feira 20 de setembro de 2010, para o Rio de Janeiro e de lá esperar o ônibus para Ouro Preto. Não tinha ideia do que me aguardava!
Começando na viagem, o ônibus saiu do Rio de Janeiro às 23:30h e o coitado do meu amigo Filipe Batalha viajou ao lado de uma senhora muito engraçada no qual ela se cobria toda até a cabeça e quando olhamos aquela cena, da mulher totalmente coberta com o Filipe do lado, não teve jeito caímos na risada. Fora um senhor que sonhava alto e soltava uns berros de vez em quando assustando a todos do ônibus. Foi hilário. Nossa diversão já começou durante a viagem. Chegando em Ouro Preto, fomos para a República Beijinho Doce, onde ficamos hospedados e por sinal fomos super bem recebidos. Dormimos um pouco e fomos almoçar em seguida, nessa hora percebi o quanto se tem que subir ladeiras enormes em Ouro Preto, ainda bem que levei minha bombinha, afinal uma pessoa asmática nunca anda sem a tal bombinha de emergência. 
Subimos, subimos e como subimos, não agüentava mais, porém valeu a pena. Almoçamos num lugar bem legal. E foi onde começamos a nos conhecer melhor, pois não conhecia o Vinícius e nem a Yone. Rimos horrores com as histórias da Juliana, uma pessoa extremamente alto astral que nos fez gargalhar durante nosso almoço.



Após o almoço, fomos na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), para fazermos nosso credenciamento como oficineiros, muito chique não?!. Conhecemos o chamado “táxi lotação”, cada um pagou o preço da passagem local de R$ 1,70 POR PESSOA nem acreditei, porque era bem longe a UFOP aí pensei comigo, “Esse táxi vai dar uns R$ 20,00 para cada um!”, mas não. AINDA BEM! Adorei o tal táxi lotação.


Na volta passeamos para conhecer um pouco da cidade, que é maravilhosa principalmente para estudantes de História. É uma cidade muito receptiva. Andamos tanto que nossas pernas ficaram doloridas, mas foi tudo muito divertido e bem produtivo. Cada lugar da cidade tem uma história interessantíssima.


Chega o dia de minha apresentação juntamente com meus colegas: Filipe Batalha e Juliana Teixeira. Fiquei muito ansiosa, pois nunca havia apresentado nada fora de meu ambiente de sala de aula na faculdade. Nosso trabalho era fazer uma análise crítica do filme Edifício Master do cineasta Eduardo Coutinho e fazer uma dinâmica com os que estavam presentes. Bom, o que aconteceu com a marinheira de primeira viagem? Nossa apresentação bonitinha em power point não rodou no bendito aparelho. Fiquei mais nervosa ainda. Então Juliana e Ana, nossos anjos da guarda, começaram uma dinâmica em relação a uma cena do documentário, a da Alessandra, que vocês já devem ter lido na coluna de domingo (Drops Cultural). E nesse contexto de quase desmaio meu outros dois anjos, Vinícius e Yone conseguiram fazer um milagre e NOSSA APRESENTAÇÃO ESTAVA SALVA. Aí sim, começamos a mostrar nossa pesquisa e foi bem interessante falar para pessoas que nunca havia falado. Fiquei tranqüila depois que comecei a falar e tive um ótimo companheiro Filipe. Nós conseguimos depois de tanta luta mostrar aquilo no qual nos preparamos para fazer. Acho que essa situação foi um batizado, sabe um trote para calouros?!
No final tudo deu certo, graças a Deus. Acho que o ENEARTE/2010 foi uma experiência que todo aluno deveria passar. É muito gratificante ver todo o seu trabalho exposto num evento tão importante e para mim mais importante ainda por ser o primeiro evento que participei.
Após nossa apresentação, demos uma entrevista para a TV Inconfidentes . E depois fomos fazer mais visitas a museus e outras partes da cidade, mais sobe e desce! À noite, fizemos uma comemoração, afinal ninguém é de ferro e precisávamos relaxar depois de tantas emoções.Veja abaixo os participantes dessa grande aventura.

Conheca os marinheiros a bordo do ENEARTE 2010!!!!


1. Sorriso no rosto e carisma contagiante.
Yone Ramos, teologa e historiadora, dona de uma gargalhada maravilhosa, que mesmo que você não esteja com vontade de rir não tem jeito você vai rir. 
2. Personalidade e inteligencia
Vinícius ELFO Renno, estudante de Letras da UFV, dono de personalidade extremamente forte, inteligente e divertido. Revela-se quando canta. 
3. Amizade a toda prova
Filipe Batalha, meu companheiro no curso de Historia na USS- Vassouras, um amigo que conquistei para a vida toda, é amigo em todas as horas. 

4. Docura e travessura
Juliana Teixeria, tambem companheira de meu curso de Historia da USS e professora, dona de uma alegria que espalha por onde passa.

5. Carinho e cuidado
Ana Maria Dietrich, professora da UFABC e da USS, uma pessoa extremamente sentimentos, tudo dela é ao extremo inclusive o carinho que tem por todos nós.

6. Aquela que vos escreve
E eu, Talita Araujo, tambem estudante de Historia da USS, que só tenho a agradecer a companhia de cada um de vocês, juntos nas alegrias e nas horas difíceis. Vou levar esta experiência para o resto da minha vida.

AMIGO
Significado segundo o Dicionário Aurélio
Que é ligado a outrem por laços de amizade: pessoa amiga; animal amigo.
Em que há amizade; amical, amistoso: abraço amigo;
Simpático, acolhedor: anfitrião amigo; casa amiga. 
Que ampara ou defende; protetor:
Diz-se dos países que mantêm relações amistosas ou são aliados:
Benigno, propício.

E É ASSIM QUE SE RESUME NOSSA EQUIPE!!!!!!!!!!

Assista a reportagem TV Inconfidence clicando aqui

Talita Barbosa Gomes de Araújo é estudante de graduação do curso de História da Universidade Severino Sombra em Vassouras e editora-assistente da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades.

2 comentários:

Vinícius Rennó disse...

Lindo texto, Talita. Obrigado pelo "personalidade forte". ^^

1 de outubro de 2010 às 09:33
Unknown disse...

deliciosa descricao de marinheiros...
adorei...
bjs Ana

1 de outubro de 2010 às 11:57

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.