terça-feira, 12 de outubro de 2010

Rompendo o Silêncio da poesia


Leitores, algumas vezes entramos em contato com novos autores, principalmente, novos textos que nos tocam profundamente. Pensando nisso, hoje, resolvi fazer a apresentação de uma poeta que se revelou há pouco tempo, com seu livro Rompendo o silêncio, lançado no início de setembro deste ano. Esta autora se chama Maria das Graças Corrêa Martins, nasceu em uma pequena cidadezinha do interior de Minas Gerais, chamada Canaã, em 5 de maio de 1948.

Maria das Graças escreve poemas desde sua adolescência, no entanto somente agora resolveu publicar alguns deles. Segundo a poeta “O poema é uma forma de sair de si mesma e deixar vazar aquilo que pulsa dentro de nós”. Desta maneira, ela diz que decidiu romper o silêncio que guardava para si e em seus manuscritos, agora não há mais volta.

Após ler todo o livro, eu pude perceber que os poemas revelam uma mulher feminina, sensível e que ao mesmo tempo é forte, que ama, chora, sofre e ri e que se revela em cada linha poética, como podemos observar a seguir:

Essência
Não demora uma eternidade
para que se esfume no ar
a imagem nítida
da pessoa que amamos.
Para nossa proteção
além do nome
apenas um lembrar opaco
está presente
quando pensamos.

Somente os gestos
e atitudes marcantes ficam.
Acrescentando-nos.
Subtraindo-nos.

Ou ainda neste poema:
Poema

É o receio de não ser aceita
que me faz rasgar o poema
ainda não lapidado
mas suado, extravasado
e consentindo.
A insegurança do agrado
e o enfado
fazem-no a meu ver
proibido.

Assim, esse meu avesso
que eu nem própria conheço
silencia.
Timidez?
Modéstia?
Covardia.
Tudo isso e talvez
o instinto de defesa natural.
É que confusa
me esvaio obtusa
na poesia que é meu abrigo,
minha toca,
minha fortaleza,
minha nave espacial.

Há também outros poemas em que a autora revela sua cidade, sua vida, a natureza que permeia toda sensibilidade. Poemas que expõem o cotidiano de uma mulher que vive em consonância com o real e capta a beleza das mais simples imagens do dia-a-dia e que, muitas vezes, nos passam despercebidas:

Carícias
Um galho se deixa embalar
Acariciado pelo vento.
Embriagados pela carícia
não se apercebem
que as horas se esvaem.

Enciumadas,
legitimamente ofendidas
as florinhas amarelas
uma a uma caem.

Também podemos notar a percepção refinada da poeta a seguir:
I
São as bochechas do dia
que sopram o pescoço do rio.
O rio tem cócegas no pescoço
e se arrepia.
Cai de riso pela cachoeira
e mais além se espraia
sob o abraço da areia.

Rompendo o silêncio é uma obra que muito instiga o leitor a conhecer a poeta que por trás do livro se esconde, que convida aos demais que o desfrutem, que é como um tecido formado por vários que fios a fim de enriquecê-lo. Achei que esta obra e esta autora singulare deveriam ser apresentadas, pois ambas refletem um olhar feminino sobre o mundo, olhar este que revela nas entrelinhas que a poeta é leitora de Adélia Prado e Cora Coralina. Todas elas mulheres que nos convidam a conhecer seu mundo particular e que, sem pedir licença, adentram nossas leituras, quem sabe, até mesmo nossas vidas.





Rodrigo C. M. Machado é Graduando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa e, neste momento, pesquisa a representação dos corpos na poesia de António Botto. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.