domingo, 7 de novembro de 2010

O que é Cultura?


Tenho pensado, debatido e estudado muito sobre essa pergunta aparentemente simples durante as aulas de Pós-Graduação e fora delas também. Como disse, a questão é apenas superficialmente simples, contudo, traz à tona muitas teorias e discussões.

No livro, “Ideologia e Cultura Moderna”, John B. Thompson explicita o origem da palavra cultura. Segundo o autor, o termo já serviu para designar diferentes definições. Uma dessas definições surgiu entre os séculos XVIII e XIX e associava a palavra cultura ao processo de assimilação de trabalhos acadêmicos ou artísticos. Ou seja, cultura estaria intrinsecamente ligada às Belas-Artes. Essa concepção clássica de cultura, como Thompson designa, apesar de muito antiga e evidentemente ultrapassada, ainda serve de parâmetro para grande parte da população.

Não é difícil constatar que essa concepção clássica ainda faz parte de nossa sociedade contemporânea. Ao abrir revistas ou cadernos culturais, percebemos o quanto a cultura é algo estandardizado, sempre associado às Artes. No entanto, perante a limitação dessa concepção e de outras tantas que posteriormente surgiram, Thompson propõe o que ele chama de concepção estrutural. Assim, ele pretende dar ênfase tanto ao caráter simbólico dos fenômenos culturais quanto ao fato deles estarem inseridos em contextos sociais. Dessa maneira, a produção e recepção de formas simbólicas (ações, manifestações verbais e objetos significativos, em virtude dos quais as pessoas comunicam-se entre si e partilham suas concepções e crenças) são processos que têm lugar dentro de contextos sociais estruturados.

Em outras palavras, cultura não deve ser visto como algo a parte, à margem das interações sociais. Dessa maneira, cultura vai muito além das páginas de cinema, exposições ou espetáculos dos grandes jornais, porque a cultura é viva e está sempre em processo de mutação.

E por que eu propus essa reflexão? Porque pretendo ampliar os debates da Coluna Drops Cultural. Não pretendo continuar limitando cultura da maneira como ela tem sido limitada em outras mídias. Quero dar vida e por em prática esse novo mundo que tenho descoberto. Mas, principalmente, porque quero compartilhá-lo com vocês.


 _ _

Referências Bibliográficas

THOMPSON, J.B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 2009.  






Ana Paula Nunes é jornalista, Pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo/USP. Editora assistente e Coordenadora de Comunicação da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades. Escreve aos domingos na ContemporARTES.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.