Uma outra história de guerra
Encontrei esse vídeo casualmente, e me encantei pelas histórias de vida que a iraquiana Zainab Salbi traz nele. O tema é de extrema importância e me fez lembrar um texto que li recentemente sobre história oral de mulheres. Para os que não conhecem, história oral é um procedimento metodológico que tem ganhando força nas Ciências Humanas e Sociais desde algumas décadas atrás.
Um dos principais objetivos da história oral é justamente trabalhar esse outro lado que a história tradicional não apresenta ou retrata. Assim, utiliza como matéria-prima os depoimentos de pessoas que vivenciaram determinados fatos histórico-sociais, mas não são os protagonistas da história hegemônica.
Esse texto, assim como o vídeo, mostra a importância de se conhecer e discutir o outro lado da guerra, porém não somente da guerra, mas também de outros cenários. Além disso, a autora enfatiza a importância da história oral de mulheres no processo de democratização da memória. Afinal, se pararmos por um momento e observarmos quem são os protagonistas da história dominante, perceberemos claramente a desigualdade de gênero.
"A experiência humana tem sido fragmentada em realidades múltiplas, marcadas significatimamente por divisões de gênero." (SALVATICI, 2005, p.35)
Rua Eduardo Monteiro, 151 – Fone 4438-4358, Fax 4992-5225 – Santo André
ALPHARRABIO - 19 ANOS
e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br
http://blog.alpharrabio.com.br/
C O N V I T E
14 de abril de 2011, QUINTA-feira, às 18h30
Conversa de Livraria com Jeroen Klink
e lançamento do livro
Governança das Metrópoles
Conceitos, experiências e perspectivas
Ana Paula Nunes é jornalista e pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo - USP. Escreve aos domingos, quinzenalmente, na ContemporARTES.
0 comentários:
Postar um comentário
Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.