segunda-feira, 11 de julho de 2011

Troca de Saberes



Troca de Saberes:

Ocupando espaços

Espaços que ainda nos são negados,

espaços que sempre nos serão de direito!!!

por: Aline SerzeVilaça

Troca de Saberes,

Trocando versos, sorrisos, receitas, ciências, saberes

que são nossos por experiências, culturas e vidas.

Trocados, partilhados, oferecidos, apreciados

tal qual deveres e direitos!!!

A Troca de Saberes é um belíssimo, respeitoso, e politicamente inteligente e correto encontro proposto há três anos pelo Programa TEIA

da Universidade Federal de Viçosa (UFV), CTA - Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, também localizado em Viçosa, em parceira com outros profissionais e estudantes ecologicamente carinhosos da UFV, e de amigos, parceiros, companheiros de lutas da cidades vizinhas, das comunidade rurais, dos movimentos sindicais que lutam pela agricultura familiar, agroecologia. Participando também movimentos como o MAB- Movimento dos atingidos por barragens, MST- Movimento Sem Terra, Cooperativas de produtos agroecológicos e artesanais.

Este ano, entre os dias 11 e 13 de Julho, este grupo de cerca de 230 pessoas se encontra no campus

da UFV fazendo alegre e conscientemente um importante movimento de resistência cultural, alimentar, econômica, agroecológica intervindo responsavelmente e mudando a lógica capitalista, excludente, consumista, da Semana do Fazendeiro,

tradicional evento realizado pela universidade em questão.
Noss@s companheir@s da Troca estão transformando a massacrante rotina do agronegócio e do veneno que enriquece e empodera apenas alguns poucos que além de deter as terras, também influenciam até os saberes de uma instituição de densa tradição como a já citada.
Dentre debates intensos, instalações pedagógicas, cantorias, danças, estamos vivenciando juntos, sonhadores dos mesmos sonhos, numa troca intensa de resultados satisfatórios e desafios desta opção agroecológica.
Gênero, Saúde Integral, Agroecologia, Economia Popular Solidária, são e serão temas debatidos. Barragens, Mineradoras, Minerodutos, Terras, Eucalipto e monoculturas, Venenos- Agrotóxico, Esgoto, Lixo, Comercialização, Exclusão Cultural, Educação são temas problemas que a nossa região- Zona da Mata e todo o País enfrenta ou não, que serão discutidos.
Eis aqui uma breve pincelada do que esta Troca de Saberes, de Sonhos, de vivencias, este partilhar de culturas, de experiencias, este celebrar da vida em harmonia com a natureza e com o outro. Este celebrar da luta e resistência continua a ordem opressora estabelecida.

Assim, peço licença para me incluir como companheira de sonho e citar um querido amigo de luta que diz...

"Queria ter da flor a essência

Para perfumar campo e cidade

Com seu perfume

Aniquilar os odores

Da desigualdade

Queria ter a capacidade

Do germinar da semente

Para alimentar a fome do povo

Não deixar que existam

Indigentes

Acreditando

Somos flor e semente

Flores que perfumam a vida

Sementes que alimentam o sonho"

Poesia Flor e Semente composta carinhosamente por: Amauri Adolfo, Poeta, Agricultor Agroecológico


Troca de Saberes no campus da Universidade Federal de Viçosa
momento em que nós do campo nos empoderamos do direito de ocupar o grande latifúndio do conhecimento da zona da mata mineira.

Assim, desejando perfumar a vida,
sendo flor e semente

Deixo aqui um abraço carinhoso aos participantes da Troca e aos outros agricultores, agricultoras, artesãs e artesãos que não puderam vir.
Fica aqui um agradecimento pelos saberes conosco partilhados e um
Muito Obrigada!!!

Atenciosamente,

Aline SerzeVilaça

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.