quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Do Cinza ao Dark: Manifesto em prol da Casa de Cultura em Ermelino Matarazzo








Hoje dedicarei a coluna para divulgar um evento muito importante, que consiste na luta de diversos colegas para conseguir um espaço digno de cultura para Ermelino Matarazzo. É o projeto Cultura na Praça. Como ultimamente estou procurando realizar coisas que de fato mudam e promovem o esclarecimento, a obtenção de conhecimento e a integração de ações, o próximo evento que ocorrerá neste sábado, todos convidados, eu não ficarei de fora.
O evento que deveria ter ocorrido no domingo passado sofreu uma grande repressão, típico de todas as ações que de fato querem incitar à mudanças, mas se alguém pensou que isto iria esfriar o pessoal, está enganado.

Publico a carta aberta feita pelos Coletivos Culturais após a repressão:


CARTA ABERTA.
2° Manifesto Cultural em prol da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo
São Paulo, 23 de Agosto de 2011.
Caros companheiros Culturais, Moradores, Sociais e Políticos:

Nós, coletivos culturais de Ermelino Matarazzo, fomos IMPEDIDOS de realizar o 2° Manifesto Cultural em Prol da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo. Acompanhem como foi.

O encontro estava programado para acontecer dia 20 de agosto no "Parque Linear Mongaguá Francisco Menegolo" na altura do número 1371 do próprio bairro. O intuito era pressionar e divulgar a luta por um espaço cultural, já que dispomos apenas de uma biblioteca na região.

Na manhã do dia 20, sábado, foram retiradas na subprefeitura de Ermelino Matarazzo quatro tendas para montagens no evento, estas foram solicitadas junto da permissão para utilização do espaço conforme ofício protocolado pela administração.

Ao chegar à praça e iniciarmos a montagem das tendas, alguns policiais da Guarda Civil Metropolitana (GCM) questionaram sobre o que aconteceria no local e se possuíamos autorização prévia para o encontro. Informamos que estávamos de posse da autorização e que funcionários da própria subprefeitura estariam na atividade fotografando e prestigiando o acontecido.

Um dos guardas da GCM solicitou vistas do ofício e pediu o RG do responsável pelo protocolo para averiguação com seus superiores. Depois de algum tempo retornou dizendo que aquele documento não tinha validade e que não poderíamos realizar o encontro.

O ofício havia sido protocolado pela secretária de chefe de gabinete, Isis Vanessa Dullo, e a liberação da tenda foi feita pelo Sr. Furquim. Inclusive, na terça-feira, havíamos tido uma reunião com o Aldo Valentim, da secretaria do Estado da Cultura, na própria subprefeitura e a Srª. Isis e a Supervisora de Cultura, estavam presentes e declararam apoio as nossas atividades, incluindo esta.

O guarda-civil pediu para que nós aguardássemos e retornou com um senhor chamado Mario, fiscal da subprefeitura, após vários telefonemas o fiscal disse que era um outro tipo de ofício que precisávamos e que o evento poderia causar algum tipo de tumulto, danos ao parque, confusão e etc.
Apesar de dizermos que não era um evento e sim um encontro de vários grupos culturais afim de reivindicar um espaço cultural, não houve acordo, pois a ordem de vetar o evento veio de uma instância superior.
A única possibilidade era permanecermos como pedestres já que impediram que nós montássemos os equipamentos de som, tendas, trave de circo ou qualquer outro suporte para o Manifesto Cultural. Sem estrutura nenhuma ficamos resistindo e avisando a todos que chegavam ao evento sobre o acontecido que impediu a realização do Manifesto.
Os grupos e artistas culturais estão indignados com a situação, já que se trata de um espaço público e deve ser ocupado pela população, portanto queremos uma posição do Poder Local, Subprefeitura de Ermelino Matarazzo.
Cultura ZL.
Projeto Cultura na Praça.
Vander Clementino Guedes - "Che"

Não podemos deixar que repressão nos faça desistir. Pois é vivemos sim tempos sombrios, uma ditadura velada em que podemos ser "livres". A realidade é que somos livres enquanto não fazemos ações que abalam o sistema. Mas se vocês pensam que tudo está perdido, eis que mostro com muito orgulho a resposta que todos os artistas, seja da região ou não, nós responderemos assim:



Estão todos convidados! Quero todos os amigos, artistas, fotógrafos, sociólogos e também qualquer outra pessoa que se identifique com a causa!



Lutar é preciso! Qualquer informação adicional podem entrar em contato com Vander Clementino, o "Che" :

vander_1987@hotmail.com


Marina Rosmaninho é formada em Ciências Sociais no Centro Universitário Fundação Santo André(2008). É socióloga, amante da linguagem audiovisual, documentários, ferrovias, indústrias e escombros e procura juntar todas suas paixões para analisar a sociedade. Convida a embarcar neste trem sem descarilhar! "movimento gera movimento".

1 comentários:

Regi disse...

Ainda consigo ficar chocada com atitudes como esta dos policiais...

31 de agosto de 2011 às 10:08

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.