domingo, 7 de agosto de 2011

A família Borgia: história no jogo Assassin’s Creed e na série The Borgias



A igreja católica, desde tempos longínquos, vem colecionando controvérsias. Uma das maiores envolveu o papado de Rodrigo Borgia, o papa Alexandre VI. A história da família Borgia veio ao meu conhecimento e de um grande público com o lançamento de uma trilogia – ainda não concluída – de jogos de vídeo-game que começam com o título Assassin’s Creed II e o desenvolvimento de uma série de televisão exibida pelos canais Bravo! no Canadá e Showtime nos Estados Unidos, chamada The Borgias. Nestes dois distintos universos tomamos conhecimento de três dos principais personagens da família espanhola: Lucrezia, Cesare e Rodrigo Borgia.


Lucrezia Borgia

Cesare Borgia


Nos jogos Assassin’s Creed (AC) II e no sucessor AC Brothehood, o jogador interage como Ezio Auditore da Firenze, personagem fictício e membro central da Ordem dos Assassinos, uma organização composta por assassinos que lutaram durante duzentos anos uma guerra secreta contra a Ordem dos Templários, sendo esta composta por cavaleiros defensores dos interesses da Igreja católica. Neste contexto, tomamos conhecimento dos inúmeros absurdos cometidos pela Igreja Católica sob os comandos de Rodrigo Borgia, incluindo matar quem quer que fosse que questionasse o seu papado ou interferisse em seus objetivos. O “trabalho sujo” era organizado e muitas vezes executado por Cesare Borgia, que nomeado pelo pai, mas contra sua própria vontade, possuía um cargo religioso na Igreja que o submetia à castidade. Como seu braço direito, Cesare tinha a irmã, Lucrezia, por quem era apaixonado. Em AC Brotherhood o amor entre Lucrezia e Cesare é consumado e a primeira se submete a todas as vontades do irmão, que muitas vezes a despreza. As razões da morte do Papa Alexandre VI são desconhecidas, mas em AC Brotherhood esta é atribuída a Cesare Borgia, esgotado em apenas seguir ordem daquele que se dizia o representante de Deus na Terra. Cesare, por sua vez, é assassinado por Ezio, dando fim ao poderio da família Borgia na Igreja Católica. Uma vez que a história dos Borgia se passou durante o Renascimento, personagens importantes neste momento fazem parte do roteiro de AC Brotherhood, sendo Leonardo da Vinci e Niccolò Machiavelli (ou Nicolau Maquiavel) de grande destaque. Ambos são membros da ordem dos Assassinos, mas Machiavelli aparentemente possui contatos na Ordem dos Templários.

Rodrigo Borgia / Papa Alexandre VI

Na série televisiva The Borgias, a relação entre Machiavelli e Cesare se desenvolve aos poucos. Pouco pode se dizer sobre esta série ainda, uma vez que ela tem até o momento uma única e curta temporada. Mas a afinidade entre estes dois personagens é historicamente conhecida, já que Cesare serviu de inspiração e modelo para Machiavelli escrever sua mais importante obra, o Príncipe. O lado maquiavélico de Cesare é algo que se desenvolve paulatinamente em The Borgias e pouco parece ter a ver com a natureza deste. Cesare Borgia, na série, é retratado como um jovem escolhido pelo pai para ser seu braço direito, ocupando o cargo de Cardeal na Igreja católica e fadado ao celibato. Este celibato, entretanto, não é cumprido nem mesmo pelo papa, que abandona a mãe de seus filhos e desenvolve um relacionamento público com a jovem e bela Giulia Farnese. O papado de Alexandre VI, portanto, não possui nada de convencional, a começar por sua eleição. A ascensão de Rodrigo do posto de Cardeal a Papa é mostrada como fruto da compra de votos e promessas de posses e cargos a seus companheiros na Igreja.

Ezio Auditore da Firenze, protagonista de Assassin’s Creed II e Assassin’s Creed Brotherhood

Assim como em AC Brotherhood, em The Borgias, Cesare também nutre uma paixão correspondida - mas ainda pouco explorada na série – pela irmã e, em certos momentos parece ser uma grande vítima, submissa às vontades do pai. Lucrezia, por sua vez é retratada como uma criança pura e inocente, que mal entende as ações do pai. Aos 13 anos, como medida estratégica do papa para conquistar influências na Itália, vê-se obrigada a casar com Giovanni Sforza, que na época tinha o dobro de sua idade. Diz a história que anos depois, grávida de seis meses de Sforza, Lucrezia foi declarada virgem pelo Vaticano, para que seu casamento pudesse ser anulado e um novo e mais lucrativo matrimônio, com Afonso de Aragão, pudesse ser consumado. A saber, o filho de Lucrezia com Sforza, também chamado Giovanni, teve a paternidade reconhecida por Cesare.

Enquanto em The Borgias, Cesare e Lucrezia parecem ser meras inocentes marionetes do pai, em AC os dois parecem compactuar com as idéias do papa. Consensual e historicamente conhecido é que a família Borgia protagonizou um dos momentos de maiores escândalos da Igreja Católica. Jogar Assassin’s Creed ou assistir a The Borgias me parecem duas formas divertidas e interessantes de começar a conhecer melhor esta interessante história!








Ciro Rossi é Bacharel em Bioquímica, doutorando em Microbiologia pela Universidade Federal de Viçosa e amante de jogos de vídeo-game.

A Contemporartes agradece a publicação e avisa que seu espaço continua aberto para produções artísticas de seus leitores.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.