terça-feira, 23 de agosto de 2011

Poéticas de Elisa e Rubem!!!



Sabe aquela florzinha rosa que dá conta de nascer entre as pedras, de nos fazer sorrir e chorar diante de sua incontrolável, simples, singela e humilde beleza? Sabe aquela Maria sem Vergonha que passamos sem percebê-las, mas podemos nos inundar diante de sua resistente e esparramada maneira de existir?
por: Aline SerzeVilaça
Sabe aquela pequenina florzinha rosinha que se faz iluminar e encantar um cinza dia de inverno, mas que brota assim como mais milhares de suas parentes nos belos dias de primavera?
Pois é, da singeleza da Maria declamou com paixão, alma, corpo, espírito, carinho e bela voz a poderosa Elisa Lucinda, diante, para, na carinhosa e generosa presença do gigante gentil também poeta, Rubem Alves.
Tal saboroso encontro foi nomeado como "A Poesia do Encontro" publicado pela editora Papirus 7 Mares, e é um delicioso amontoado de páginas da transcrição de uma necessária conversa- entrevista- bate papo entre a bela poetisa, também atriz, cantora capixaba Elisa Lucinda, e o teólogo, educador, psicanalista, o mineiro escritor, Rubem Alves. Conversa esta que resultou em um importante sincero e também singelo livro que tal qual a florzinha rosadinha também não tem vergonha de nascer em pedras, ops, momentos como este em que sobrevivemos onde é mais corriqueiro ouvir sobre tiros, bombas, terremotos, ocupações, do que ouvir falar sobre flores, ainda mais flores tão pequeninas... Eis aqui uma dica de um livro e tanto.
Confesso que naqueles momentos de devorar as páginas senti que estava ouvindo mais pessoas falando a mesma língua que eu. Senti aquela satisfação quase pecadora de tão orgulhosa de piamente acreditar naquele discurso. O que me ocorreu foi aquela conhecida, mas um pouco ausente, insônia criativa de ansiedade produtiva, misturada com uma picante euforia de quem ganha presente novo, o brinquedo novo. O livro tirou a tranqüilidade daquela noite que parecia apenas mais uma noite calma e alegre de férias por começar um escapismo novo.
Trata- se um documento feito manifesto, a proteger-se atrás de uma singela, feito flor, aparência mascarada de bate- papo casual e inofensivo. Trata-se de um documento (leia isso aos berros) em favor da poesia, da palavra, da EDUCAÇÃO, da ARTE EDUCAÇÃO. A favor do ser humano humano, do homem- pessoa- animal sensível, racional (para o bem), inteligente, que busca, merece e terá educação de qualidade, educadores envolvidos, disponíveis, dispostos e apaixonados, que terá um caminho educacional que o proporcione maturidade emocional, conhecimento técnico, sabedoria empírica.
É um manifesto a favor do cidadão, do sujeito ativo, do educando longe das sombras do a-luno desprovido de luz a mercê da des-educação autoritária- bancária alucinada.
Eis aqui a dica de um livro que inesperadamente caiu em minhas mãos feito a florzinha, um delicioso livro que nos faz lembrar que não lutamos sozinhos, um ótimo livro que foi, também, me entregue pelo inesperado que também se protege mascarando- se de pedra...
Sem dizer que ainda vem com um DVD com Lucinda e Rubem declamando, declamando, declamando, emocionando...
"Estupidamente bela
a beleza dessa maria-sem-vergonha rosa
soca meu peito esta manhã!
estupendamente funda,
a beleza, quando é linda demais,
dá uma imagem feita só de sensações,
de modo que, apesar de não se ter a consciência desse todo,
naquele instante não nos falta nada..." *
Atenciosamente,
Aline SerzeVilaça
* Elisa Lucinda, "A fúria da beleza" in "A Poesia do Encontro" p. 62-63
Fotos: papiruseditora.blogspot.com





0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.