quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Conspiração Nazista: Plano para dominar a América Latina




Na última quinta-feira, dia 27 de outubro, foi a estreia na History Channel do documentário Conspiração Nazista: Plano para dominar a América Latina que contou com entrevistas que eu concedi ao diretor argentino Rodrigo Villa da produtora Cinema 7 sobre minha tese de Doutorado, Nazismo Tropical, o partido nazista no Brasil. Entre outros assuntos que abordei, estão o papel dos jovens na ideologia nazista, abordando principalmente o aspecto da imensa crueldade que ideias sectárias podem fazer na vida de pessoas ainda em formação; o posicionamento do Brasil perante a Segunda Guerra Mundial,  o papel do líder do partido nazista no Brasil, Hans Henning von Cossel e também a discussão sobre o episódio do afundamento dos navios brasileiros por ocasião da declaração de guerra do Brasil contra o eixo, enfatizando que existe um mito na comunidade alemã que tais navios teriam sido afundados pelos EUA. Também mencionei as redes de interlocução entre os partidários da América do Sul por meio da Auslandsorganisation der NSDAP (Organização do Partido Nazista no Exterior). Convido a todos a assistirem e partilharem seus comentários sobre esse acontecimento da história.


Sinopse:
Após a Segunda Guerra Mundial, e depois que centenas de líderes nazistas fugiram para o novo continente, sempre se tem falado sobre a presença do nazismo na América Latina. Mas o que nunca se supôs, e nunca se investigou a fundo, é o plano que o Terceiro Reich tinha de se infiltrar no continente americano, muito antes do começo da guerra. Nossa equipe de investigação conseguiu obter dados nunca antes revelados sobre a infiltração nazista na educação, na economia, na política e na sociedade dos mais importantes países da América Latina (Estados Unidos, México, Brasil, Chile e Argentina). “Conspiração Nazi” mostrará material de arquivo nunca visto sobre a infiltração nazista no continente americano, com fotografias inéditas, arquivo fílmico e documentos que provam indubitavelmente esta história reveladora, como só o History pode mostrar.



O documentário se encontra no Youtube em partes. Para assistir sua íntegra, clique aqui.


Abaixo um dos trechos sobre a Juventude Hitlerista no Brasil.




Para mais informações:
DIETRICH, A.M., Juventudade Hitlerista à Brasileira. História Viva, jan. 2007.

______________, Caça às Suásticas, o Partido Nazista em São Paulo. São Paulo: IMESP/ Humanitas, 2007.

Amanhã, 12o. encontro do Café com PP:








Ana Maria Dietrich é autora do livro Caça às Suásticas, o Partido Nazista em São Paulo e pós-doutora pela Unicamp com a pesquisa Traumas de guerra na Contemporaneidade. Profa. da UFABC e coordenadora da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural junto a Rodrigo Machado.

1 comentários:

Anônimo disse...

Documentário - Conspiração Nazista: Plano para Dominar a América Latina (Dublado) - http://mcaf.ee/jdat4

15 de abril de 2013 às 12:49

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.