quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Neblina sobre trilhos no I Seminário Nacional LEPCON: Minorias e suas Representações na Universidade Federal em Juiz de Fora






Colaboradores do projeto Neblina sobre trilhos, representaram nas apresentações referente a atuação de cada um e seu aprendizado com o documentário no I Seminário Nacional LEPCON: Minorias e suas Representações na Universidade Federal em Juiz de Fora.

O Rafael Antunes Caitano, Bacharelando em Ciência e Tecnologia /UFABC, que dirige e edita o documentário comigo, apresentou:

Produção do documentário na Vila de Paranapiacaba, como forma de representação do social
A produção do documentário Neblina Sobre Trilhos, realizado pela ProEx da Universidade Federal do ABC e financiado pelo retrata a partir de entrevista dos ferroviarios na vila de Paranapiacaba – Santo Ándre, dada a sua transformação com o cultural e o através do resgate da implantação e desenvolvimento da São Paulo Railway, a primeira via férrea construída no estado de São Paulo, mostrar a trajetória de luta dos ferroviários desde a construção da ferrovia, passando por todo o século XX colocando em contraste com a situação atual desta importante categoria profissional.
Mostraremos o processo histórico de mudança em que todo o cenário da região foi se transformando sensivelmente com a presença da via férrea e como se encontram hoje as estações e cidades que surgiram e ainda hoje permanecem sob influência desta construção ocorrida no século XIX e os impactos desta influência para as comunidades da região.
Fernanda, Felipe, André, Melina, Eloi, Soraia, Rafael, Juliana, Ana e Carlos.
O Eloi Pisaneschi de Melo, Bacharelando em Ciência e Tecnologia pela UFABC:

Neblina Sobre Trilhos – uma viagem no tempo dos ferroviários

O documentário Neblina Sobre Trilhos, realizado pela ProEx da Universidade Federal do ABC e financiado MEC/Sesu, feito a partir do depoimento de ex-ferroviários e moradores da vila de Paranapiacaba, busca traz o contraste da situação a atual com o passado recente. Tratando do processo histórico da mudança em que todo o cenário da região se transformou desde 1898 ate hoje. A multidisciplinaridade do projeto promove também o entendimento de que todas as áreas do conhecimento precisão ser utilizadas.

A História sobre trilhos neste viés compõe a formação de um mosaico em que cada problemática especifica completa a analise da totalidade. Desta forma a relação interdisciplinar entre as ciências sociais e a tecnologia formam uma unidade. Minha comunicação abordará as experiências no tratamento das fotografias e designs de interfaces das cenas, de como é dado o viés cultural e transformação do social, dado como um meio interativo de maneira didática.


Gerador de Caracteres - GC
Fotografia Soraia e Arte Gráfica desenvolvida pelo Eloi.
A Fernanda Gonçalves Furtado, Bacharelando em Ciência e Tecnologia pela UFABC:

Uso de fotografias históricas em documentários Estudo de Caso: Documentário Transformação Sensível - Neblina sobre Trilhos.

Muitas vezes a história regional é desconhecida pela própria população local. Uma história que faz parte da construção do que é importante para todos hoje. Ela é um processo que todos devem conhecer para que se possa dar importância aos patrimônios históricos, ou seja, uma lembrança que restou de uma época. A partir dessa proposta o documentário Transformação Sensível – Neblina sobre Trilhos, realizado pela Próreitoria de Extensão da Universidade Federal do ABC, com apoio do MEC/MINC durante os anos de 2009-2011 mostra através de narrativas orais de ex-ferroviários suas perspectivas da história da Vila Paranapiacaba. Reelabora-se a memória de ferroviários que foram, em geral, esquecidos pela população regional e tenta-se a partir disso mostrar a importância dessas pessoas na construção da vila. Busca-se a transformação sensível dessa população para todos passem a dar valor ao que foi construído e acima de
tudo transmita para as próximas gerações. Nessa comunicação, priorizaremos a metodologia do uso de fotografias no presente documentário que serve muito mais do que ilustração, mas como complemento documental às narrativas orais. Elas são utilizadas na narrativa audiovisual para elucidar partes da cronologia histórica.

Fernanda, Felipe, André, Melina, Katia, Eloi, Rafael, Soraia, Juliana e Ana.

Por fim, compartilho o resumo da minha apresentação:

Trabalho e transformação, atividade prático sensível.

Participo da produção audiovisual que busca estabelecer um diálogo entre passado e presente da vila ferroviária, a Vila de Paranapiacaba, narrados, principalmente, pelos protagonistas, os ferroviários. Nesta comunicação gostaria de expor o objetivo crucial que provocou a idéia do documentário:

O de retratar a capacidade do gênero humano que em função de sua atividade prática transforma a sociedade em que vive.

*

Clique aqui para acessar o caderno de resumos na íntegra.

Professora Dra. Ana Maria Dietrich
Coordenadora do projeto.


Acesse, curta e comente também a nossa pagina no facebook, com fotos, informações e vídeos do projeto ou relacionados a ele:

http://www.facebook.com/NeblinaSobreTrilhos

Muito obrigada,

Soraia Oliveira Costa, graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Trabalha com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, as transformações sensíveis, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte... Atualmente é documentarista no projeto "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", documentário aprovado pelo MEC/SESu.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.