quinta-feira, 12 de abril de 2012

FOTÓGRAFOS PARANAENSES: a VERSATILIDADE de CADU SILVÉRIO

  

A coluna Incontros inicia uma série que vai trazer alguns fotógrafos paranaenses emergentes ou já conhecidos e consagrados. Através de entrevistas e fotografias vamos conher o estilo pessoal e a imagética de cada um deles. Hoje trazemos Cadu Silvério e uma mostra de seu portfolio, composto de um corpus fotográfico diversificado e primoroso em composição e técnica.

Carlos Eduardo da Silva Silvério dos Santos, mais conhecido como Cadu Silvério, é curitibano, nascido em 1979, formado em Jornalismo com Especialização em Fotografia pela UEL – Universidade Estadual de Londrina. Atua há oito anos no mercado, com trabalhos publicados em diversos veículos institucionais, além de trabalhos documentais, books assinados e cobertura de eventos corporativos e sociais.
Participou também, entre 2010 e 2011 como professor do Curso de Capacitação para Professores em Fotografias da Natureza, organizado pelo departamento de Educação da UFPR.



O espectador constrói a imagem e a imagem constrói o espectador (Jacques Aumont)



                                                          "Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina"


1. Quando começou a fotografar e motivado pelo que?

Acredito que desde pequeno já existia essa atração, alguma coisa dentro de mim que fez eu ir atrás como profissional. Meu interesse pela fotografia veio através da necessidade de ter um curso extracurricular para completar a grade na faculdade de Jornalismo. Lá, o curso de Fotografia era superficial, então procurei me aprofundar no assunto e fui atrás de algo mais completo. Durante cinco meses estudei Técnica Fotográfica com a Fernanda Biazetto Vilar Fabricio, hoje professora de Fotografia, Estética e Arte na PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Naquela época, fiz um ano de fotografia na Escola de Fotografia Portfólio, estudando desde o Pensar Fotográfico até os procedimentos de revelação em laboratório. A partir daí não larguei mais a fotografia. Quando concluí a faculdade de Jornalismo, fui para Londrina atrás do conceituado curso de Especialização em Fotografia da UEL – Universidade Estadual de Londrina. Aí sim, respirava fotografia todos os dias.

                                                           " O escritor Cristóvão Tezza em sua residência"

2. Teve alguma influência decisiva no seu fazer fotográfico?

Sim, nas primeiras aulas de fotografia da UEL, estava diante dos grandes “Monstros da Fotografia”, como Clicio Barroso, Fernanda Magalhães e Simonetta Persichetti. Foram eles que me despertaram para a profissão, para a figura do fotógrafo. A partir disso me dispus a ir atrás do conhecimento e da prática que me faltavam. A fotografia tornara-se minha vida. Foi um ano de preparação, conhecimento e satisfação com o que estava fazendo.

                                                                   "Navio Mariner of the Seas"


3. Qual a área da fotografia que mais o interessa?

Todo o meu trabalho é voltado para fotografia de pessoas. O foco profissional é total em retratos. Seja em ensaios, eventos corporativos, eventos sociais, editoriais, enfim, retrato tem se tornado a minha especialidade. Agora, quando entro de férias, a minha satisfação vem com a fotografia documental, é a área que eu mais me identifico. Além de ter uma linguagem muito forte, entrar na vida das pessoas e poder documentar o habitat, a cultura delas. É uma das coisas que me faz aprofundar ainda mais na fotografia.

                       "Foto documental"

4. Como foi sua experiência como fotógrafo na revista Interview?

Trabalhar com revista sempre foi um grande sonho. Quando recebi a proposta através do editor e jornalista Fernando Henrique Oliveira, vi que era um grande desafio. A revista Interview vinha com a chancela da conceituada Editora Abril, tiragem de 18 mil exemplares, 100% produzida em Curitiba. Aceitei a proposta de imediato! Oportunidade única. Foi a primeira vez que trabalhei com revista e as primeiras vezes são sempre as decisivas e as que fazem aumentar a minha adrenalina. (risos). Produzia 80% do material fotográfico. Desde os editoriais aos eventos da cidade. Acompanhei as pautas, registrando diversos perfis de personalidades curitibanas. Lidei com situações onde há toda uma produção para passar uma ideia previamente concebida, e por outras, fotos espontâneas de situações onde o inesperado é a peça fundamental do registro. Tudo era muito rápido. Produzia o material e em seguida já encaminhava para São Paulo. O que ficou foi uma experiência única que vem abrindo muitas portas.

"Atriz Regina Vogue, Curitiba"

5. Como você define seu próprio trabalho?

Gosto de citar uma frase do grande fotógrafo Ansel Adams: "Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar, trazemos todos os livros que lemos os filmes que vimos à música que ouvimos as pessoas que amamos".Eu me envolvo integralmente enquanto estou desenvolvendo um trabalho, seja ele um editorial, uma publicidade, um ensaio para uma exposição, um book ou um evento. O conceito é direto. Unir o momento certo, aliado a uma boa ideia e alguma técnica. Minha preocupação ao produzir uma imagem é principalmente com o fato de ser fiel ao tema proposto, ao belo, ao bem composto e a superação de expectativas.


"Crianças no Peru"

                    “Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura”. Sebastião Salgado.




                                                              "Torre da Telepar, Curitiba"

“A gente olha e pensa: Quando aperto? Agora? Agora? Agora? Entende? A emoção vai subindo e, de repente, pronto. É como um orgasmo, tem uma hora que explode. Ou temos o instante certo, ou o perdemos... e não podemos recomeçar...” Cartier Bresson.

"Paço da Liberdade, Curitiba"

“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registro da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.” Gérard Castello Lopes.


"Ilha de Superagui, litoral do Paraná"

“A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las.” Autor desconhecido.

Fotos: Cadu Silvério
Texto: Izabel Liviski


*****


Izabel Liviski é Fotógrafa e Doutoranda em Sociologia pela UFPR. Pesquisadora de História da Arte, Sociologia da Imagem e Antropologia Visual. Escreve a coluna INCONTROS quinzenalmente às 5as feiras na Revista ContemporArtes.










15 comentários:

Francisco Cezar de Luca Pucci disse...

Excelente ideia divulgar os jovens talentos.
Este, em especial, está devidamente consagrado. As fotos acima dão eloquente testemunho a favor dele.
Parabéns ao artista e à colunista.
Pucci.

13 de abril de 2012 às 12:34
João Alberto disse...

Parabens Cadu, admiro muito seu trabalho.
A divulgação tanto do artista quanto da arte de fotografar só tem a enriquecer esta nobre arte da fotografia, fotografia como arte, não puro comercio.
Novamente parabens, Cadu e a iniciativa da colunista.
Um grande abraço
João Alberto

13 de abril de 2012 às 13:00
Adriano Carvalhaes disse...

Parabéns Cadu pelo seu trabalho e pela sua sensibilidade.

14 de abril de 2012 às 11:56
Clemilson Gomes disse...

Parabéns Cadú, mais pessoas precisam conhecer seu trabalho maravilhoso, abraço

14 de abril de 2012 às 16:58
Armila disse...

Adorei teu trabalho Cadu.Fotos belíssimas feitas com técnica e sensibilidade.
És um fotógrafo brilhante!Abraço Marli Sassi

14 de abril de 2012 às 20:36
News da Hora. disse...

Parabens nossa amiga pela postagem fotografos e emagens.
Abraços Waldo Rafael Curitiba

15 de abril de 2012 às 20:41
Anônimo disse...

Adorei a reportagem , parabens Cadu , conheco bem teu trabalho e sei da qualidade e profissionalismo teu !
Tiziano Borgonovo

16 de abril de 2012 às 07:07
Anônimo disse...

Esse rapaz tem muito talento!!! Admiro muuuuito!!! Parabéns pela reportagem.
Cecília Castro

16 de abril de 2012 às 16:37
Anônimo disse...

Parabéns Cadú e Izabel! Fotos lindíssimas, grande sensibilidade do fotógrafo e da colunista!
Um abraço.
Geny Santos Nowisck

16 de abril de 2012 às 18:07
x disse...

Cadu, Parabéns pela seu trabalho. Sabe que acompanho tudo o que faz desde muito tempo. Fico muito feliz por você meu amigo. abraços.

18 de abril de 2012 às 22:07
Anônimo disse...

Parabéns Cadu, é uma satisfação ver seu trabalho sendo reconhecido. Sua entrevista chegou em Lisieux, na França! Quando voltar ao Brasil vamos fotografar. Continuo te acompanhando. Sorte e sucesso!
Marcello Doroso.

18 de abril de 2012 às 22:32
Jardel Maia disse...

Sensibilidade, observação e técnica!
Três qualidades necessárias...
Três qualidades que você tem, Cadu!
E todas elas fazem o fotógrafo que você é!
Parabéns pelo taleto, pela sensibilidade e profissionalismo.
Nossos olhos agradecem as belas imagens que vêm através de você!
Parabéns!

19 de abril de 2012 às 08:58
Anônimo disse...

Recados deixados no Facebook:

Roger Ross: Você é fantástico e seu trabalho maravilhoso. Ainda terei o privilégio de ser fotografado por você. Estou em débito contigo em relação a isso. Parabéns amigo. Você merece.
13 de Abril às 07:43

Graziela Diez Garisto: congrats cadu! amo seu trabalho! xxx
13 de Abril às 09:06

Maira Bette Motta: uia! parabens!!!bjos Cadu
13 de Abril às 09:59

Célia Maria S. Silvério: Filho.... Deus é grande... E coloca esses anjos para nos ajudar a dar um empurrãozinho em nossas vidas, vai em frente! E parabéns a Izabel também pela inciativa.
13 de Abril às 10:31

Flávia Ivanki Gloor: Adorei a matéria. Orgulho de vc!!!! Beijão enorme, saudade sempre.
13 de Abril às 13:02

Joao Alberto Machnicvicz: Parabens Cadu, muito sucesso
13 de Abril às 13:02

Jade Lion: Maravilhoso! E as fotos então, show de bola! Ameiiiii!♥
13 de Abril às 13:43

Ale Pinto: MA RA VI LHO SO seu trabalho é simplesmente SHOW!!! Parabéns!
13 de Abril às 14:32

Evanize Silvério Santos: AI, que ORGULHO, esse é o MEU MANINHO AMADO !!! Realmeentee TODO O SEU ESFORÇO, AMOR A PROFISSÃO, DEDICAÇÃO estão sendo VALORIZADOS = DEUS ABENÇOE !!!!!!
13 de Abril às 19:04

Rafael Lickfeldt: Sucesso sempre! Você merece!!!
13 de Abril às 22:13

Jozele Penteado: Parabéns Cadu!!! Sucesso querido. BJô
13 de Abril às 22:14

Elizabeth Kroker: Parabens querido! Legal ter seu talento reconhecido. Bjs e sucesso sempre!
14 de Abril às 17:22

Lovejoy Angelucci Santos: Cadu, você é um artista incrível que torna a vida mais bonita, com teu olhar atento, lúdico e poético... Parabéns!!
14 de Abril às 17:45

Elisete Slongo: Parabéns Cadu, meu querido amigo..vc merece td de bom que Deus possa te dar...te desejo mto mais que isso, pois vc sabe que sou sua fã número 1..bjãooo
15 de Abril às 19:42

Bianca Angelucci: Parabéns primo!! Vc merece muito sucesso!!
segunda às 22:00

Milena Muller: Cadu você merece tudo isso e muito mais!!! Sou sua fã meu amigo querido, ebijos
há 19 horas

Marcello De Castro Lima Jr.: Cadu, ótima a matéria - parabéns! abração
há 19 horas ·

Karen Tokuno: Parabéns meu amigo! Todo sucesso pra vc!!!!! Saudades!!!
há 19 horas ·

Carlos Lechinski: Parabéns Cadu! Sucesso e felicidades, abraço!
há 18 horas ·

André Luis Ventura: Parabéns...sucesso rapaz!!!!
há 18 horas

Victor Emannuel: ‎=)
há 17 horas

Clemilson Sombrio Gomes: Vale a pena ler a matéria e comentar lá no site!!!
há 17 horas

Elisa Manuela: Parabéns, Cadu! Lindo trabalho. Espero um dia poder fazer isso como vc. Beijo.
há 16 horas via celular

Lucimar Pereira: Parabéns, adorei a matéria, sucesso!!!
há 7 horas

Michelle Lopes de Almeida:
^^ Parabéns Cadu... Sucesso sempre!!

14 de Abril Melissa Muniz:
Que máximo Cadu! Adorei! Que trabalho lindo, vc passa muita segurança e a gente percebe que suas fotos tem alma Um beijo grande!

14 de Abril Lilian Soares:
parabén Cadu, vc merece pelo seu talento e pelo cara que vc é. Bjão

14 de Abril Rosi Marques:
Parabéns amei tdo o que li...vc é o cara!!!!bjos

15 de Abril Sérgio Evangelista:
parabéns!!! vc merece tudo!!

15 de Abril Rogerio Taques:
Fantástica matéria! Parabéns Cadu pelo seu esforço e competência no trabalho, além de humildade caráter pessoal! Abraço.

15 de Abril Mônica De Holanda Francisco:
Caduzinho: Que linda matéria sobre o seu trabalho!! Que fotos maravilhosas!!! O nome disso é talento, reconhecimento e colheita!! Muito orgulho de vc, meu amigo!!Bjssssss

15 de Abril Alessandro Battaglin:
Parabéns Cadu! Muito bacana a entrevista e... claro!!! Excelente seu trabalho!! Forte abraço!

16 de Abril Coh Merlin:
Cadu, parabens vc merece, sou fã do teu trabalho feliz por vc!

16 de Abril Tiziano Borgonovo:
Maravilha Cadu, parabens !! Adorei aquela foto do Superagui !!

19 de abril de 2012 às 16:53
Anônimo disse...

Parabéns Izabel e Cadu pela edição e sensibilidade.
Álvaro Dominone.

19 de abril de 2012 às 16:54
Isabelle Neri Vicentini disse...

Adorei a matéria. O trabalho do Cadu é sensível e poético. As fotos foram bem selecionadas e o texto da Izabel fechou com chave de ouro. Parabéns pelo trabalho.

19 de abril de 2012 às 18:17

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.