segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Literatura Contemporânea no Brasil: Milton Hatoum.


Milton Hatoum é um escritor brasileiro nascido em Manaus (AM) e está entre os nomes mais recorrentes da literatura contemporânea. Em sua trajetória de vida, passou por Brasília, São Paulo, chegando a sair do País. O que lhe deu mais argumentos e forças para sua escrita, que permeia questões sociais e políticas.

Filho de libanês, mas nascido no Brasil, teve sua formação secundária terminada no Distrito Federal. Possui formação superior pela USP e Universidade de Paris III, sendo Doutor em Teoria Literária pela primeira. Atuou também como docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Publicou romances como Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, porém não se restringe aos romances, tendo contos e crônicas publicados em jornais e revista do país. Seus livros já foram traduzidos em diversos países, entre eles França, Espanha e Estados Unidos.

Deixo o leitor com um pequeno trecho de uma crônica do escritor, publicada no Estado de São Paulo:

"Sou viúva, meu filho mais velho mora em São Paulo, os outros em Maringá. Se eu pudesse, também moraria em São Paulo. Porque gosto muito de dançar. Em Maringá é mais difícil. Não sabe como é uma cidade pequena? Vão me chamar de velha sirigaita, ou de viúva assanhada"


Renato Dering é escritor, mestrando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo graduado também em Letras (Português) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou estágio como roteirista na TV UFG e em seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu pesquisa acerca da contística brasileira e roteirização fílmica. Atualmente também pesquisa a Literatura e Cultura de massa. É idealizador e administrador do site EFFI, que divulga o cinema e conteúdos audiovisuais. Contato: renatodering@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.