segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um espetáculo contemporâneo: Álvares, José Paulo Paes e Mário de Andrade





Hoje vamos escutar uma conversa entre o jovem Álvares de Azevedo e o experiente José Paulo Paes. Para tornar esse diálogo mais interessante, chamaremos Mário de Andrade. Não será apenas uma escuta, vamos passear com eles pelas ruas da grande São Paulo do século XXI. Não, meus queridos leitores, não estou me tornando louco. Hoje apresento a vocês a obra Uma noite em cinco atos, de Alberto Martins.



Esse livro, que ganhei de presente do professor e escritor Rodrigo Damacena, foi uma das leituras mais tranqüilas e instigantes que tive nos últimos tempos. Trata-se de uma peça teatral, que como disse, tem como personagens esses três grandes nomes de nossa literatura: Álvares de Azevedo, Mário de Andrade e José Paulo Paes.

Alberto Martins é poeta, artista plástico e ensaísta brasileiro. Nesse livro ele faz sua estréia como dramaturgo, e afirmo, uma belo passeio pelo teatro. Transcrevo alguns trechos da obra, para que possam ter esse gostinho.





"Zé Paulo
Eu, pelo menos, não cheguei a vender a minha alma.

Álvares
É que já não a compram como antigamente.” (p.30)

---

“Zé Paulo
Álvares, nós somos bem seus filhos...

Álvares
Não tive filhos. Nenhum de nós. Poetas não merecem filhos.” (p.50)

---

“Zé Paulo
Não, os lençóis estão contaminados.

Álvares
Fabricarei vacinas.” (p.84)

---

“Álvares
Ridículo. Você é ridículo... Todo esse drama, todo esse gigantismo patético tipo século XX... Vocês são muito piores que nós: mais nefastos, mais cínicos, mais pretensiosos do que foram nosso spleen e as nossas ilusões fin-de-siècle.” (p.89)





Mas então, como pode esses três consagrados nomes da literatura se encontrarem em uma noite paulistana? Bom, deixo para você leitor descobrir não apenas o como, mas também o porquê houve esse encontro fantástico.




Renato Dering é escritor, mestrando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo graduado também em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou estágio como roteirista na TV UFG e em seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu pesquisa acerca da contística brasileira e roteirização fílmica. Atualmente também pesquisa a Literatura e Cultura de massa.



0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.