domingo, 15 de julho de 2012

Simpósios e Exposição





Termina hoje o prazo para envio de trabalhos para o VIII Seminário Racismo e Educação & VII Seminário de Gênero, Raça e Etnia, que acontece de 08 a 10 de novembro na Universidade Federal de Uberlândia, campus Santa Mônica. 
Este ano, o seminário vai girar em torno do tema “A mulher negra e indígena no século XXI”. De acordo com os organizadores, “Os trabalhos selecionados para a apresentação serão publicados nos anais do evento que conta com a certificação da Biblioteca Nacional através do ISSN 2176-1949”. 
Os artigos podem ser enviados para o e-mail seminarioneab2012@yahoo.com.br. Informações sobre o formato para envio de trabalhos, a programação do evento e as inscrições (que serão abertas em agosto), clique aqui


Foi aberta ontem (14) a exposição “Linha aparente”, na Sérgio Gonçalves Galeria, no Rio de Janeiro (próxima ao Centro Cultural do Banco do Brasil). A exposição, que fica aberta até o dia 18 de agosto, tem curadoria do colaborador da Contemporartes Raphael Fonseca e reúne obras de onze artistas selecionados por ele. 
Nas palavras do curador, “Paisagem, desaparecimento, escrita e desenho caminham lado a lado dentro desta curadoria que, assim como qualquer exposição, cria um novo horizonte junto aos artistas selecionados”. Se você passar pelo Rio de Janeiro no período, não deixe de conferir! 


Também estão abertas as inscrições para o I Simpósio de História e Arte, realizado pelo Núcleo de Artes Visuais - NAVIS (CNPq) juntamente com a Linha de Pesquisa Intersubjetividade e pluralidade, do Programa de Pós-Graduação em História – PGHIS/UFPR.Serão disponibilizadas apenas 80 vagas, por isso se apresse. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail simposio.historiaearte@gmail.com.

O Simpósio tem como tema “História e arte: encontros disciplinares” e será realizado entre 29 e 31 de agosto, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Já estão definidas a participação dos seguintes palestras, especialistas em Arte, História e Visualidade: : profa. Dra. Annateresa Fabris (USP), profa. Dra. Cristina Freire (USP), prof. Dr. Francisco Alambert (USP), profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ), profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP), profa. Dra. Marize Malta (UFRJ), prof. Dr. Paulo Knauss (UFF) e prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP).
O procedimento completo para inscrição e a programação do evento  você confere aqui


Também em Curitiba, aconteceu no dia 01° de julho o lançamento do documentário “João Baptista da Luz dos Pinhais”, do cineasta Estevan Silveira. O filme registra um pouco da história e do trabalho do também cineasta paranaense João Batista Groff, responsável por alguns dos principais registros da história de Curitiba e do Brasil nas primeiras décadas do século XX.  Mais informações sobre a exibição do filme podem ser obtidas diretamente com o diretor Estevan Silveira, pelo telefone (41) 3224-2821. 


Uma última dica para finalizar o Drops de hoje: a 9a. edição da Darandina Revisteletrônica, dedicada à literatura portuguesa, já pode ser consultada no site http://www.ufjf.br/darandina/.



Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Pertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural.  

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.