quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Livro Neblina Sobre Trilhos e Transparência ABC




O projeto Neblina Sobre Trilhos está quase chegando a sua meta de exibição acompanhada pela equipe e estamos focados na produção do livro. A equipe que está envolvida nesta fase do projeto é o Heitor Glauber (UFABC), Fernanda Furtado (UFABC), Ana Lee (UFABC), Profa. Ana Maria (UFABC), Prof. Claudio Penteado (UFABC) e o Prof. Odair de Sá Garcia (CUFSA), além das Prof. e fotografas Melina Resende (FMU) e Katia Peixoto (FPA) que irão fazer a composição das imagens do livro. Na próxima matéria, postarei o esqueleto do livro e informarei as novidades do andamento desta nova fase do projeto.

Grilo, Ex-ferroviário e morador. Neblina Sobre Trilhos no Festival de Inverno 2012
Paranapiacaba - Sto. Andre/SP
. Foto de Melina Resende.


Estamos também pleiteando mais recursos para produzir um livro com qualidade, pois, foi aprovado pela UFABC um pequeno orçamento que nos impossibilitará de ter fotos coloridas, de ter um bom papel para impressão e capa dura. Caso alguém saiba de algum edital ou agência fomentadora que tenha interesse em nos ajudar, por favor, nos comunique (soraia.o.costa@gmail.com, anadietrich1@gmail.com ou odairgarcia@uol.com.br)

Dona Francisca, Moradora. Paranapiacaba -
Sto. Andre/SP. Foto Melina Resende
Coco, Ex-ferroviário e morador. Paranapiacaba -Sto. Andre/SP

Foto Melina Resende


Foi lançado a organização Transparência ABC, que luta para combater ou minimizar a corrupção. Uma instância regional, que ajuda a aumentar e facilitar a atuação da Transparência Brasil http://transparencia.org.br/ ou http://www.portaltransparencia.gov.br/, visto que a "região do ABC" tem um vasto histórico de movimento social, além da repressão militar. A ditadura que sofremos no Brasil trouxe muitas mazelas que ainda não foram se quer esclarecidas. Infelizmente, muitos torturadores ainda nos representam politicamente, o que contribui para impedir que estas questões sejam reveladas.



Com a globalização os problemas se acentuaram e fica difícil os administrar de uma forma geral, existem muitas particularidades.  Acredito que, apesar de ser uma ação paliativa e institucional, toda a manifestação e/ou organização que luta pela ou propõem a melhoria desta sociedade tão desigual e corrupta é uma boa iniciativa! Portanto, apoio a entidade e por isso divulgo a sua existência nesta coluna.

Tenho esperança que as novas gerações cobrem e participem mais da gestão governamental, uma das atuações que me empenho na educação é a de incitar a reflexão e provocar a participação política dos alunos.

Outro movimento que recentemente vi na internet são os ativistas ANONYMOUS:


"FAMIGERADO por conta das greves e movimentos trabalhistas que ocorreram nas décadas de 80 e 90s. O GRANDE ABC tornou-se uma tribuna livre aberta para cidadãos politizados e ativistas políticos, que desejam de forma efetiva participar das decisões que definirão o futuro da região, senão da nação.

Em busca de uma DEMOCRACIA mais justa, flexível e participativa o movimento anuncia um embate subversivo ao atual sistema político e econômico, e defende o direito de todo cidadão participar das decisões que interferem e causam impacto direto na sociedade em que vive, através da Democracia Direta, assim como faziam os gregos na antiguidade, realizando assembleias onde os cidadãos reuniam-se para decidir o que atualmente somente os "representantes" políticos que são eleitos a cada quatro anos podem decidir sem ao menos consultar a opinião da sociedade, priorizando assim tudo o que lhes convém, e consequentemente privilegiando os interesses de grupos, partidos, sindicatos, empresas, instituições e pessoais."

Fonte:  http://anonabc.org/

Abaixo copio uma citação que cabe muito bem para este momento de decisão eleitoral:

"O Analfabeto Político
(Bertold Brecht)

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."



Muito obrigada,

Soraia Oliveira Costa, graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Humanidades, trabalha também com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte... 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.