segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Gerente de Drummond







Há quem diga ser conto, outros novela. Quando tive acesso ao texto, ele foi me apresentado como uma novela. Assim o comprei e assim o vejo. O gerente, de Carlos Drummond de Andrade, para mim, é um de seus melhores textos, pois reúne aspectos estéticos bem distribuídos, personagens interessantes e, possivelmente, nos apresenta uma temática fantasiosa.


O livro conta a história de um gerente de banco, chamado Samuel. Homem exemplar, era um galanteador de primeira, fazia um grande sucesso com as mulheres. Era presença garantida nos maiores e melhores bailes do Rio de Janeiro da década de 1940. Mas acontecimentos trágicos o levam a deixar o Rio de Janeiro. Uma mania que, talvez, nem fosse dele (caso o leitor queira se enganar), mas era perturbadora. A mania? Bem, caro leitor... deixo que aprecie a novela e retorne para nos dizer! 


Renato Dering é escritor, mestrando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo graduado também em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou estágio como roteirista na TV UFG e em seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu pesquisa acerca da contística brasileira e roteirização fílmica. Atualmente também pesquisa a Literatura e Cultura de massa.




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.