sábado, 13 de outubro de 2012

A vida alheia

 


Qual o limite entre preocupação e invasão? Até que ponto a “bondade” e “amizade” pode ir sem invadir o espaço do outro? Ultimamente venho refletindo acerca desses questionamentos... Várias respostas vieram à minha mente, que as compartilhemos, fomentando (ou não) uma discussão.



Há pouco tempo eu lia a respeito da preocupação do cristão com o Outro, com o bem estar daqueles que estão a seu redor. Acredito que isso seja mesmo visível aqui no Brasil, um país pretensamente laico, mas que na verdade é cristão. Jesus foi mesmo alguém que se preocupou com mudar a realidade de todos aqueles que via serem oprimidos pelos poderosos, subjugados por quem comandava a sociedade... boa lição ele nos deixou.

Entretanto, acredito que, falando do contexto em que vivo, as pessoas acabaram por deturpar os ensinamentos de Jesus, transformando-se em verdadeiras “Dorotéias” (personagem interpretada por Laura Cardoso na novela “Gabriela”) que, por preocuparam-se em demasia com a vida dos outros, esquecem-se de que são tão humanos quanto os demais e que, só por isso, já possuem milhares de “defeitos”. Daí vem um pouco da resposta às perguntas formuladas: primeiro – tudo bem que nos preocupemos com o bem estar daqueles de quem gostamos, mas, muitas vezes, ultrapassamos o limiar da preocupação e iniciamos a ser invasivos, portanto, desnecessários.

Um dos mandamentos bíblicos é “amar o próximo como a si mesmo”. Tudo bem, nos amemos, mas deixemos de ser hipócritas. Onde já se viu alguém que tenta seguir esse mandamento ser responsável pela violência e discriminação contra as mulheres, negros, gays, enfim, contra outros seres humanos? Quando isso ocorre, tenhamos certeza de que esse grande e essencial mandamento bíblico não está sendo cumprido (para ver isso, basta ligar a TV ou por os és na rua).

Acho que de todos esses ensinamentos bíblicos poderíamos retirar uma simples palavra que já resolveria metade dos problemas do mundo: RESPEITO. As pessoas não se respeitam. A partir do momento em que o respeito ao outro e à individualidade que cada um carrega consigo for algo a ser praticado e não só teorizado não haverá mais invasão, não haverá mais discriminação e talvez, ou provavelmente, a violência diminua. Que tal pensarmos nisso, não somente enquanto algo que deve ser difundido em Igrejas, mas como um item que pode mudar o mundo?


Lembremos do filme “A Corrente do Bem”, no qual cada pessoa deveria fazer o bem a três outras... Ah, tentemos fazer isso e vejamos se algo mudará...






Oliver Corrêa nasceu em Ibirité, Minas Gerais, em 29 de agosto de 1984. Ama a literatura e a vida, buscando sempre ser a cada dia ser mais feliz do que o foi no dia anterior. Contato: oliver.corrêa@hotmail.com



A Contemporartes agradece a publicação e avisa que seu espaço continua aberto para produções artísticas de seus leitores.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.