quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ana Lee e Foto&Grafia




Hoje irei compartilhar o relato da colaboradora Ana Lee sobre o projeto, sua vivência, percepções, aprendizados desde o primeiro contato com o projeto. Além de postar algumas das imagens realizadas na Vila na exploração fotográfica realizada pelos Jovens Urbanos inscritos na sétima edição do Programa desenvolvido pelo CENPEC e terceira da Oficina Foto&Grafia.

"O nome "Neblina sobre Trilhos" sempre despertou certa curiosidade. Uma curiosidade contida. Cartazes pela UFABC e divulgações por meio da internet foram capazes de sanar apenas parte das minhas dúvidas. Quando soube que havia uma oportunidade para integrar a equipe do Neblina, logo me inscrevi. Não fui chamada, entretanto, na primeira lista de convocados, ficando na lista de espera.


Ana Lee, Odair de Sá Garcia e Ana Maria Dietrich.
Exibição do documentário na Fundação de Arquivo e Memória de Santos.


Foi só em julho, com um e-mail inesperado da Ana Dietrich, coordenadora do projeto, que pude compor a equipe. Nesse meio tempo, conheci a história, as fases e peculiaridades do Neblina. O que foi importante quando, de fato, ingressei nas atividades do projeto.



A Vila de Paranapiacaba, Foto: Ana Lee.
Ana Lee

Desde então, foram muitas exibições, debates, exposições e trabalhos. O aprendizado é inevitável. São pessoas e experiências diferentes a cada etapa, explorando conhecimentos e sentimentos que antes não conhecia. É impossível não se apaixonar pelo Projeto, uma vez que já está envolvido com ele. Se cria um carinho inexplicável, meus olhos já não vêem a Vila de Paranapiacaba e a Ferrovia da mesma maneira.



O Neblina está na fase de exibição e criação de um livro, já que todas as entrevistas, com personagens tão interessantes, não podem compor um curto documentário. 



A equipe do Neblina é qualificada e o clima do Projeto é muito gostoso. Eu fui vítima daquilo que o Neblina busca nas exibições do documentário que é contar sobre a Ferrovia e a Vila, e conscientizar da sua antiga e atual importância. Então, como não acreditar e gostar em um projeto se eu mesma pude aprender com ele?"







A Oficina Foto&Grafia é desenvolvida pela professora de Fotografia e Arte Educação Melina Resende em parceria comigo, Soraia. Nesta edição me dediquei mais a incitar a produção audiovisual e o vídeo resultante está quase pronto! 

Os materiais/produtos resultantes desta vivência de apenas 1 mês de trabalho e intensa dedicação serão expostos no bairro Eldorado, subdistrito Cidade Ademar, periferia localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, próximo de Diadema. E em outros locais ainda não definidos, assim que houver a comunicação do Cenpec comunicarei-os.

Entre as variadas saídas fotográficas, levamos os Jovens no dia 06/10 a Vila de Paranapiacaba. Eles ficaram muito encantado com as histórias e natureza abundante, entretanto, muitos perceberam o abandono presente na Vila, falaram que existem muitas pessoas humildes morando lá e questionaram a carência de melhorias na infra-estrutura da Vila.

Agora postarei para vocês, algumas das imagens:
Vagão decadente. Acervo: Foto&Grafia
Neblina na Vila. Acervo: Foto&Grafia
Momento de reflexão e conversa sobre o que acharam da Vila.




Relógio a Vista! Acervo: Foto&Grafia


Outra informações, acessem nossas páginas Neblina Sobre Trilhos e/ou Foto&Grafia.




Soraia Oliveira Costa, bacharel e licenciada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Humanidades, trabalha também com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte... 


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.