quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Canções em homenagem a James Bond



Neste mês, comemora-se o 50º aniversário de lançamento do primeiro filme de James Bond, originalmente intitulado “Dr. No” e rebatizado no Brasil como “007 contra o Satânico Dr. No”. Este filme foi baseado no livro homônimo, escrito por Ian Fleming o criador do espião também conhecido pelo codinome 007.
Como fã deste personagem, não poderia perder a oportunidade de fazer algum tipo de homenagem a ele, sem deixar de lado o escopo desta coluna. Por isso, resolvi apresentar duas músicas que tem este apreciador de Dry Martini (“batido, e não misturado”, diria ele) como mote, executadas por bandas ligadas a cultura Ska e Punk, respectivamente: Skatalites e Toy Dolls.

A primeira música é um cover instumental em ritmo Ska, intitulada James Bond Theme, executada pela banda jamaicana Skatalites. Nos filmes, esta canção é a identidade musical de James Bond, facilmente identificada por aquele famoso riff de guitarra inspirado na surf music. A música faz parte do álbum Ball of Fire, de 1997. Uma curiosidade. A Jamaica é o país onde foram realizadas as filmagens de “Dr. No”.

A segunda canção se chama James Bond Lives Down Our Street, de autoria de banda Punk/Oi! inglesa Toy Dolls. Lançada no single (LP que contém até quatro canções, sendo uma delas a música de trabalho) homônimo, em 1985, a canção faz uma sátira a 007, descrevendo-o em situações do cotidiano, como utilizar um ônibus para se deslocar, algo impensável nas estórias escritas por Ian Fleming. Destaco também o trocadilho com a famosa frase “My name is Bond, James Bond” por “My hair is blonde, dyed blonde” (“Meu cabelo é loiro, tingido de loiro”).

O bom humor da banda não se limita apenas a letra da canção. Destaco também a hilária pose do líder da banda, Olga, na capa do single, parodiando o herói britânico, em uma versão “Bond Punk”, acompanhado pelas suas “Bond girls”.

Abaixo, seguem os links para as duas músicas e a capa e contracapa do single do Toy Dolls.

Boa audição!

James Bond Theme, por Skatalites.



James Bond Lives Down Our Street, por Toy Dolls.




Capa e contracapa do single James Bond Lives Down Our Street.




Alexandre de Almeida é graduado em Historia e mestre em Antropologia, ambos pela PUCSP. Sua pesquisa tem como foco os grupos juvenis urbanos e seus posicionamentos políticos/partidários. Também realiza pesquisa na área de Arquivologia, com ênfase em documentos audiovisuais e sonoros. Foi radialista na Patrulha FM, em Santo André (SP), especializada no gênero Rock, no final da década de 1990, onde além de apresentar a programação comercial noturna, produziu e apresentou o programa “Expresso da Meia Noite”. Trabalha, há mais de dez anos, com patrimônio histórico arquivístico, atuando em instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo e Centro de Memória Bunge. Atualmente, coordena a área de Arquivos Sonoros e Audiovisuais do Acervo Presidente FHC e trabalha como professor na rede pública de ensino de São Paulo.



0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.