quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Paladares e nova cozinha

               
O programa Memória dos Paladares (Proext-2011) do qual participo inagura na quinta-feira da semana que vem (dia 25.10) a nova cozinha Laboratório do Programa na UFABC - Campus Santo André. Fazer de uma cozinha um laboratório é algo bem inusitado e deve soar estranho para alguns. No entanto, dentro dos objetivos do programa, ela faz todo o sentido, pois se pretende por meio do paladar, fazer uma ação extencionista chamando a comunidade dos bairros dos arredores para participar de atividades dentro da universidade, que, em seus seis anos, ainda é pouco conhecida pelo público da cidade de Santo André.




A cozinha fica na UFABC, campus Santo André - Rua da Abolição, s/n ao lado do Carrefour.


Para se entender o Programa Memória dos Paladares
O programa tem como escopo realizar um diagnóstico da intervenção social e cultural da Universidade Federal do ABC - recente instituição federal criada há seis anos - na comunidade em que está inserida, principalmente nos bairros Bangu, Santa Terezinha, Jardim Santo Antônio e Parque das Nações de Santo André (SP).
Entre seus objetivos principais está promover a interação entre a comunidade de tais bairros e a universidade. Isso tem sido feito por meio de diversas ações extensionistas como o registro de 50 entrevistas de histórias de vida de moradores da região.
Laboratório-cozinha Memória dos Paladares irá se constituir em um espaço para desenvolvimento de oficinas culturais e de guarda do acervo documental  produzido pelo programa.  O objetivo de tal ação é estabelecer relações afetivas e empáticas com tal comunidade,  mostrando que a universidade - como pólo de produção de conhecimento científico - pode trazer benefícios para a região, além de valorizar as trocas simbólicas entre os saberes científicos e os ditos saberes “populares”. 
 Entre tais ações, está a realização de oficinas que propõem uma reflexão sobre as mudanças sociais, urbanas e culturais que aconteceram em função da chegada da universidade.
O convite para o evento, cuja programação está abaixo, está estendido a todos...
Venham cozinhar e trocar saberes conosco.
Dia 25.10.2012 - das 14h às 18h.
Traga uma receita ou um prato salgado ou doce.
Programação
Túnel das sensações
Caldeirão das memórias
Entrega de certificados.

Ana Maria Dietrich, doutora em História Social, é professora da UFABC e coordenadora da Contemporartes- Revista de Difusão Cultural.


1 comentários:

ELS disse...

Sou aluna da UFABC e gostei muito da ideia, tanto que pretendo participar, e gostaria tbém de trazer pessoas da comunidade. Mas, gostaria de saber se há um número limitado de vagas e se há a necessidade de fazer inscrição antes. Obrigada!

22 de outubro de 2012 às 15:48

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.