quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Greves no mundo




Ontem ocorreu a Greve de 24 horas na Argentina que envolvia grande parte do transporte e comércio. Segundo Empresa Brasileira de Comunicação (EBC):
"A paralisação ocorreu menos de duas semanas depois do panelaço contra a presidenta Cristina Kirchner.
Foi a primeira vez que a maioria dos sindicatos se uniu contra o atual governo. Até o ano passado, Cristina Kirchner contava com o apoio da poderosa Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT). Mas seu líder, Hugo Moyano – que comanda o Sindicato dos Caminhoneiros e tem aspirações politicas – passou para a oposição e se juntou à Central de Trabalhadores da Argentina (CTA) e aos sindicalistas do setor rural no protesto de hoje.
A CTA já fez mobilizações contra o governo de Cristina Kirchner, mas é a primeira vez que planejamos uma ação conjunta com a CGT e os sindicatos ruralistas. Podemos ter nossas diferenças politicas, mas nossas reivindicações são as mesmas”, disse à Agência Brasil Ricardo Piedro, o segundo na linha de comando da CTA.

As reivindicações incluem, entre outras coisas, aumento do salário mínimo, planos sociais e a correção da tabela de isenção de Imposto de Renda, que não foi reajustada de acordo com a inflação. O índice oficial não chega a 10% ao ano, mas, segundo economistas independentes e líderes sindicais, os preços aumentaram pelo menos o dobro.
A presidenta reagiu ao movimento dizendo que os trabalhadores foram pressionados a aderir à greve. “Não fizeram greve nem paralisação. Pressionaram os trabalhadores com ameaças”, ressaltou. Segundo o governo, que conta com o apoio de alguns sindicatos, Buenos Aires só parou porque os grevistas bloquearam as principais vias de acesso à capital.
Dois dias após a visita de Merkel, Passos Coelho continua a enfrentar os protestos contra a austeridade que provoca recessão, desemprego e miséria. Foto Luís Branco.
Disponível em: 
http://www.esquerda.net/artigo/transportes-parados-na-greve-geral/25431

Foram várias greves que ocorreram no mundo nestes últimos meses, principalmente, na Europa.
Transportes afetados pela greve geral em 14/11/2012.
disponível em: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=603344&tm=6&layout=141&visual=53


 A crise internacional, talvez seja o motivador do descontentamento geral. Impotente, vejo no Brasil as impunidades e falácias que envolvem a política do país... 

Mas, ainda tenho minhas dúvidas e acredito que uma mudança social é extremamente necessária, fico extremamente comovida com as notícias de morte por fome e pela evidente desigualdade social. Será que uma mudança está por vir?

Soraia Oliveira Costa, graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Humanidades, trabalha também com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte... 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.