sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Comitê dos Trabalhadores e Juventude - ABCDMRR



Estamos em um momento histórico, seja na rua, na praça, na padaria...em qualquer lugar que vamos hoje a discussão política é bem vinda, por mais que existam as divergências. Algo raro no Brasil! Aqui tem o ditado, popularmente aceito: "Futebol, Religião e Política não se discute". Poucas foram as vezes que consegui aprofundar em algum debate além da escola, da academia...

Inclusive, me recordo do esvaziamento dessas discussões em horários "nobres" da TV momento que o drama e o sensacionalismo midiático acabava predominando os olhares e a atenção da família, dos colegas e de alguns amigos. Eis que se aproxima a “primavera” brasileira, momento que a participação popular está mais ativa, por mais ínfima e precária que seja a luta, o povo quer saber, discutir, participar…


Me lembrei da música “No novo tempo”, do Ivan Lins:



“No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver

Pra que nossa esperanca seja mais que a vingaça
Seja sempre um caminho que se deixa de herança

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça
Pra sobreviver”

Participei de alguns atos em SP com a luta focada na redução da tarifa, a mesma luta que mobilizou o “Grande ABC”. Vendo as necessidade de dialogar sobre as pautas concretas do cotidiano com as mobilizações sociais e desenvolver ações que proporcione o entendimento critico-reflexivo e a  prática consciente, foi criado um fórum na tentativa de fortalecer uma unidade de luta coesa denominado Comitê dos Trabalhadores e Juventude das 7 Cidades (CTJ/ABCDMRR).

Ficou decidido que eu e o companheiro Choco ficaríamos responsáveis por responder as entrevistas das mídias, a última matéria saiu no ABCD Maior e uma delas ele saiu como liderança, porém somos contra o autoritarismo e o fascismo, tentamos construir um movimento horizontal com as deliberações dadas por consenso:
 http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=52074

O primeiro Ato construído pelo CTJ ocorreu no dia 11.07.13, com a concentração no Paço Municipal pela manhã. Cerca de 100 pessoas compareceram e decidimos ir até o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, instituição que “reúne os sete municípios do Grande ABC para o planejamento, a articulação e definição de ações de caráter regional”. Estrategicamente fomos até lá para tentar agendar um diálogo com os 7 prefeitos. 


Panfleto com as pautas para o Ato

Foto ato do dia 11.07.2013 - CTJ

Fomos acompanhados por jornalistas, por exemplo, o Sindicato dos Metalúrgicos publicavam as atualizações em tempo real no dia, deu destaque ao CTJ no horário entre o 11h30 até ao 12h:

“12:00 Santo André: os manifestantes estão na Pereira Barreto, na altura do supermercado Sonda, que fechou as portas
11:48 Essa manifestação foi organizada pelo Comitê dos Trabalhadores e Juventude do Grande ABC e o Passe Livre participa do ato
11:47 Eles alegam que a intenção é marcar presença no Dia Nacional de Lutas
11:46 A principal reivindicação do grupo é a integração gratuita do transporte público no Grande ABC
11:39 No sentido contrário o trânsito é tranquilo e não há interdições na via
11:38 O grupo é composto por cerca de 100 manifestantes
11:38 Eles caminham em direção ao Consórcio Intermunicipal, localizado em Santo André
11:37 Eles estavam concentrados no Paço de São Bernardo no ato realizado pelas Centrais Sindicais
11:36 Um grupo de manifestantes do Passe Livre fecha a Av. Pereira Barreto no sentido Santo André”
Fonte: http://www.metalurgicoscsul.org.br/noticias.php?noticia=410

No dia conseguimos protocolar as pautas para uma possível conversa na próxima reunião extraordinária que estava agendada para o dia 15.07.13. E neste dia, lá estávamos nós...

Dentro do Consórcio, ativistas assinam a lista de presença na Reunião do dia 15.07.


Assista na TVT, a notícia gravada a respeito da reunião:



Compartilho a carta aberta a população elaborada pelo CTJ

“Na referida reunião ocorrida no dia 15/07/13, participavam 25 manifestantes, destinados a terem as seguintes pautas discutidas pelos 07 prefeitos da Região:

*Integração gratuita do transporte intermodal (trem, trólebus, ônibus e metrô) entre as 07 cidades do ABC, e interligação com a cidade de São Paulo;
*Revogação TOTAL do aumento da tarifa no ABC (de R$3,00 para R$2,90);
*Transporte público 24 horas;
*Em defesa do Passe Livre (rumo à Tarifa Zero);
*Transparência e abertura dos contratos e prestações de contas públicas;
*Audiência pública com os 07 prefeitos e o empresariado dos transportes na Região;

Após dificuldades em sermos recebidos, já que a “reunião era de pautas e portas fechadas”, conseguimos adentrar na sala onde se encontravam todos os prefeitos da Região, os quais após pressão pacífica dos manifestantes, discutiram apenas a pauta referente à Integração. As demais não foram respondidas.

Dessa forma, convidamos trabalhadores, mulheres e homens, a juventude e todo o povo que sinta a necessidade dessas reivindicações como condição de avanço em nossa qualidade de vida, a pressionarmos os representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e principalmente o seu presidente, para que declarem publicamente a devolutiva de TODAS nossas pautas!

Nós, do Comitê dos Trabalhadores e da Juventude do ABCDMRR, estamos em público para expressar nosso REPÚDIO à agressão sofrida por um membro desse coletivo, quando em reunião no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por parte de um segurança (GCM de ofício) a mando do presidente de tal casa e prefeito de São Bernardo do Campo: Luiz Marinho."


Foi editado um vídeo que ilustra um pouco da situação:





Acredito que foi uma conquista conseguirmos o diálogo, porém na saída o Pref. Marinho (SBC) perdeu a paciência, não queria mais responder a nenhum questionamento e seus seguranças agrediram um dos ativistas presentes no dia. O que deu grande a repercussão na mídia -  compartilho algumas delas caso queira ler:


As próximas ações concretas do CTJ é o Seminário de Consolidação do Comitê, que será realizado neste domingo a partir das 9h da manhã e a maniFESTAção de aniversário de São Bernardo do Campo no dia 20.08.13.


Contatos do CTJ: www.facebook.com/ctj7cidades / ctj7cidades@yahoo.com.br




Soraia Oliveira Costa, mestranda em História da Ciência (UFABC), bacharelada e licenciada em Ciências Sociais (CUFSA/2009). 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.