sábado, 2 de novembro de 2013

Minha amizade unilateral com Fernando Sabino


Minha amizade unilateral com Fernando Sabino
Um post diferente no Drops Cultural de hoje. Não é uma dica de evento (mas inclui a dica de uma exposição), nem de leitura.

Vou falar sobre a minha amizade com Fernando Sabino, um escrito mineiro que, se estivesse vivo, teria comemorado 90 anos no último dia 12 de outubro. Acontece que essa amizade é só da minha parte. A gente nunca se conheceu pessoalmente e, como ele faleceu em 2004, nunca vamos nos conhecer. Mas isso não impediu que ele se tornasse um dos meus melhores amigos, um cara que me entende, que conta histórias que me fazem rir e me emocionar.

Conheci o Fernando em 2002, quando seu livro 
“A Vitória da Infância”, que reúne contos e trechos de

romances publicados anteriormente que abordam tema “infância”, foi indicado como leitura obrigatória para a prova do Coluni – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. É provável que já tivesse lido alguma coisa dele antes, afinal suas crônicas estão espalhadas por livros escolares por aí, mas o encontro que me marcou e ficou gravado como o primeiro foi esse.  Em meio a leituras, provas, interpretações e análises, descobri um autor que parecia escrever só para mim, contando aquelas histórias de uma maneira tão simples, tão envolvente, que me faziam ter saudade da minha infância, que nem estava tão distante, mas já era apenas memória.

Gostei da leitura, senti uma afinidade imensa com o Fernando, mas ficou por isso mesmo. “Topei” com ele de novo no Ensino Médio e selei nossa amizade de vez em 2004, quando o livro “O Grande Mentecapto” foi indicado como leitura no vestibular seriado da UFV. E com a história de Geraldo Viramundo não teve jeito: Fernando Sabino me ganhou e não tinha mais volta. E saber que Fernando morreu em 11 de outubro daquele mesmo ano, pouco antes de eu descobrir o quão incrível ele era, até hoje me deixa triste.

Uma confissão: até hoje não li toda a obra do Fernando Sabino (que é extensa, mas não tanto assim). Saber que, quando fechar o último livro, não terei mais nada dele para ler, me faz “esconder” algumas obras para ir descobrindo-as aos poucos, como se fossem publicados agora...

----

A exposição sobre os 90 anos do autor inclui um vagão de trem
montado no meio da Praça da Liberdade.
Em homenagem aos 90 anos do Fernando Sabino, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, recebe desde outubro até meados de novembro, uma exposição sobre sua vida e sua obra. Até um vagão de trem “apareceu” no meio da praça pra ajudar a contar a história do autor belo-horizontino. A programação pode ser vista aqui: http://fernandosabino.com.br/ Quem estiver em BH, vale conferir!

Quem não está na capital mineira também pode homenagear o escritor, é só escolher um dos seus livros, seja crônica, novela ou romance, e se preparar para ser envolvido pelo “papo” desse meu velho amigo...   
------------

Vocês também têm um autor de quem se sentem amigos? Como vocês se encontraram pela primeira vez e por que ele é tão importante e incrível para você? Conte a história dessa amizade nos comentários!



PS: Não escrevi esse post para falar da biografia e da obra do Fernando Sabino. Existem fontes bem mais confiáveis do que eu para informar os “onde”, “quando” e “como” que envolveram o escritor... Quem quiser saber mais sobre ele pode começar por aqui http://fernandosabino.com.br/.


Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Pertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.