sábado, 19 de abril de 2014

O GRANDE VOO DE RICARDO OLSZEWSKI



“Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo-a tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a vêem.” (Michelangelo)


"Arcanjélica"

Meu caminho pela arte começou ainda na infância, com a influência de meu pai. Médico de profissão, mas colecionador. Como criança, comecei desenhando e claro, estes primeiros trabalhos se perderam.

"Arcanjo Gabriel"

Minha paixão sempre foram os trabalhos em três dimensões. As esculturas, os bibelôs, o marfim e as cerâmicas. A escultura foi a forma que encontrei para dialogar com o mundo. Hoje a escultura é meu universo, através dela sou conhecido e respeitado. A escultura é minha profissão.

"Asa"

Sempre que iniciamos, nos baseamos naqueles que admiramos, mas era necessário desenvolver um estilo próprio. Assim, me recolhi por longos anos e escolhi minhas pedras de preferência. O mármore, o basalto e o granito, pois eram as mais difíceis de talhar. O aço e o ferro vieram por adição. 

"Filha do Vento I"

Com estilo próprio e matéria prima incomuns teria condições de ter um espaço neste mundo das artes. Como estava pesquisando novos caminhos, acabei por criar ferramentas e técnicas muito minhas. Este conjunto de escolhas tornou meu trabalho singular.

"Filha do Vento II"

Sou escultor, este é meu eixo. Claro que desenho, manipulo software 3D como base para meus projetos escultóricos. Pois, como já disse, a criação surge na mente. Amadurece a ideia tornando-se sólida no mundo da imaginação, e trazer o imaginado para o mundo dos sentidos é a realização da obra de arte


"Grande Mãe"

Aí, então, começa o projeto de materialização. Uma longa gestação, na qual, eu e a obra somos um. Muitas vezes percebi a aurora fundir-se ao crepúsculo. Muitas noites não dormi e em muitos outros dias não comi.  A vida artística é pura renúncia. 

"Universo das Esferas"


Neste ano de 2014 tenho a execução de dois projetos que foram contratados no ano passado. Um projeto bem executado é palpável e é inclusive vendável. Os projetos passam a ter existência e valor. Tal qual a planta de uma residência que foi elaborada por um arquiteto.



"Vim buscar Você"




“O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu.”
(Michelangelo)





Ricardo Santos Olszewski, nascido em Porto Alegre,   é escultor e vencedor do Concurso Nacional para o Edifício DNA do AÇO. Leciona diversas técnicas escultóricas, e participa de exposições individuais e coletivas.

 www.ricardo-santos-olszewski.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.