sexta-feira, 23 de maio de 2014

Canções de Protesto: Fragmentos e Representações Imagéticas



Os protestos são eternizados nas canções. A música é a voz poética da humanidade. Com ela, podemos reviver momentos que marcaram nossas vidas com valores sentimentais, íntimos, sociais e culturais. A ideia de juntar canções de protestos com imagens partiu do grupo de design da FPA ( Faculdade Paulista de Artes ) do qual faço parte e ministro a disciplina Fotografia. A vontade foi unir letras de músicas que continham apelos de protesto de várias épocas para servirem de inspiração para o processo de criação de uma exposição fotográfica.
Depois da Chuva de Ideias chegamos ao consenso de trabalharmos com algumas músicas que marcaram momentos mágicos em que a humanidade gritou por mudanças. Escolhemos Chico Burque, Raúl Seixas, Bob Marley, Tupac, O Rappa e outros. Depois de dois meses de layouts, fotogramas, fotos e finalizaçoes em composição gráfica, enfim chegamos ao momento de expormos nossas ideias.
Chamamos o grupo Farofa Fina e Zeca Sampaio, o ator Luis Marcio Arnaut e abrimos nossa exposição denominada: Cançoes de Protesto: Fragmentos e representaçoes Imagéticas. Foi muito bom criar na perspectiva de juntar as artes cênicas, o desenho, a fotografia e a música. O resultado da exposição está nesta coluna de hoje.



Expositores:

Semestre Design (noturno)
Coordenadora do curso de Design: Liliana Bellio
Professores orientadores:
Jota ( Projeto gráfico )
Katia Peixoto dos Santos ( Fotografia )
Participações especiais:
Zeca Sampaio e Farofa Fina / Luis Marcio Arnaut

Trabalho interdisciplinar experimental realizado em curto período, dois meses, tendo com ideia principal unir duas disciplinas gráficas; (Fotografia e Produção Gráfica), em um tema orientador escolhido e discutido nas aulas.

Objetivos:
1   Técnicos:
O aprendizado dos processos químicos do fotograma, das produções em still, de moda e de tratamentos de imagens em softwares como: CS6 e Corel Draw.


2   Criativo:
Processo criativo: Ênfase nas etapas da construção criativa registrado em fotos e rafes.
Métodos:

1.    Diretrizes da professora Katia:

Das Fotos: Chuva de ideias para chegar ao consenso do tema orientador geral e posteriormente ao tema especifico: definição das músicas para cada grupo. Processo técnico de preparação do fotograma. Fotos em estúdio.

2.    Diretrizes do Professor Jota:

Das produções gráficas: Aplicar os softwares CS6 e Corel Draw:

·      Original à traço.
·      Tons contínuos
·      Três formações reticulares
·      Monocrômica
·      Meios tons / fundo plano


                         A Exposição


Música de Inspiração: " Até Quando" Gabriel O Pensador



0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.