domingo, 17 de agosto de 2014

Novidades nas prateleiras




O editor assistente da Contemporartes, Antonio Gasparetto, lançou na sexta-feira, em Juiz de Fora, o livro Direitos Sociais em Perspectiva: Seguridade, Sociabilidade e Identidade nas Mutuais de Imigrantes em Juiz de Fora (1872-1930). O livro, publicado pela Fino Traço, pode ser adquirido no site da editora
Confira a sinopse do livro:
Direitos Sociais em Perspectiva analisa as estratégias de trabalhadores estrangeiros – alemães, italianos e portugueses – em um cenário marcado pela inexistência de seguridade proveniente do poder público. Os indivíduos que protagonizam esta história viveram em Juiz de Fora, entre 1872 e 1930. Suas associações celebravam a identidade cultural e estimulavam a sociabilidade, mas também promoviam melhores condições de vida aos trabalhadores através da educação e de auxílios médicos, financeiros e jurídicos.

Você sabia que a Lagoa dos Patos, que banha a cidade de São Lourenço do Sul, no Rio grande do Sul, é a maior laguna do Brasil? Ela também ocupa a posição de segunda maior da América Latina, e no dia 9 de agosto ganhou um livro só seu. O livro “Lentes em Versos” apresenta ao público leitor um pouco mais dessa paisagem por meio de fotografias de Fernanda Eliza Eick e pequenos textos de Jefferson Dieckmann, ambos nascidos em São Lourenço do Sul.  
A Izabel Liviski falou um pouco mais sobre o livro em sua coluna do dia 6 de agosto


O Centro Cultural do Banco do Brasil está com inscrições abertas para seleção de projetos culturais ocuparem o espaço em 2015 e 2016. O Edital de Patrocínio e Cessão dos Espaços contempla a ocupação de todos os CCBBs do país: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.  A inscrição é gratuita e pode ser feitas até o dia 19 de setembro.
O Banco do Brasil também divulgou o regulamento do primeiro Prêmio CCBB Contemporâneo, que vai selecionar trabalhos de até 10 artistas para serem apresentados no CCBB RJ. Mais informações sobre os dois processos seletivos estão disponíveis no site do CCBB

Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Faz parte da equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural. .

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.