terça-feira, 9 de setembro de 2014

Festival de Iniciativas Colaborativas, Transite e Vitamina Coletiva



Em 2006 eu conheci o Felipe Baenninger através do fotolog, estreitamos os laços via internet e em 2012 fui pra SP e nos conhecemos pessoalmente. Saímos juntos num role… Me mostrou a sua tatuagem no braço do mapa do brasil e ele falou sobre a ideia que tinha de fazer uma viagem de bicicleta fotografando brasileiros.
 
Em 2013 o Felipe fez o financiamento coletivo pro foto livro no catarse. Na primeira vez não conseguiu atingir a meta estipulada, mas na segunda vez passou!

O projeto para o livro chama-se Transite' idealizado pelo fotógrafo Felipe Baenninger que vai investigar a cara do ciclista brasileiro. 18000 km, duas rodas e uma câmera na mão.

Uma jornada colaborativa em busca de histórias instigantes envolvendo a bicicleta. O resultado dessas descobertas irão compor o fotolivro 'Transite', com as fotografias e experiências de Felipe pelo Brasil afora.




Veio para Santa Catarina pela viagem e conheceu as outras pessoas do coletivo que atuo, o vitamina. Trocando algumas ideias, Daniel Oliveira, formado em Publicidade e Propaganda, Co-Idealizador e Produtor do Vitamina Coletiva, sugeriu dar suporte ao Felipe em coisas de internet, como por exemplo, fanpage e loja virtual, para conseguir hospedagem pra ele enquanto ele viaja, entre outras coisas. 


O Vitamina Coletiva é um grupo de produção cultural coletiva criativa. A idéia é que o Vitamina Coletiva tenha parceiros que acreditam na força do trabalho coletivo criativo, na união de pessoas diferentes que amam as mesmas coisas. Juntas essas pessoas, podem realizar encontros, eventos , mostras, workshops e outras atividades culturais.



Conheça um pouco do projeto Vitamina Coletiva, por meio do video disponível no Vimeo:

http://vimeo.com/61694020
 

Evento "Nossa Mistura" realizado no dia 10 de novembro de 2012 e organizado pelo projeto Vitamina Coletiva. Aconteceu na sede dos escoteiros na cidade de Balneário Camboriú, onde participaram vários artistas e interessados por movimentos de cultura.
E/ou pelo site: Vitamina Coletiva


 Atualmente o Daniel representa o Felipe em alguns eventos: no Bicicletada de Curitiba e no Las Magrelas em SP. 

Agora no
Festival de Iniciativas Colaborativas (CoCidades), com todas as atividades gratuitas, o Cocidades estaremos com uma barraquinha vendendo coisas do transite, como lenços e camisetas. Também tem o Bike Café  que estará junto.



Release do CoCidades:

O CoCidade nasceu a partir da cocriação e união de diversas iniciativas colaborativas que, juntas, possibilitaram a materialização e realização deste festival. Ele tem como objetivo expor amplamente projetos construídos de forma colaborativa, entender o financiamento coletivo, mapear e construir redes e, claro, celebrar a vida!

A missão é disseminar informação e compartilhar experiências sobre o colaborativismo através de uma programação de 10 dias em 4 diferentes locais espalhados por São Paulo, composta por UM grande evento e TRÊS atividades complementares.







Vanessa Bornemann, ilustradora e designer, Co-idealizadora e Produtora do Vitamina Coletiva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.