sábado, 20 de setembro de 2014

NATUREZA BRASILEIRA: OLHARES E INSPIRAÇÕES


No dia 28 de agosto de 2014, na Galeria Domu Polonii em Cracóvia, na Polônia, aconteceu a inauguração da exposição “Brazylijska Natura spojrzenia i inspiracje" (Natureza brasileira - olhares e inspirações).
Espaço da exposição em Cracóvia


A exposição aborda o tema da natureza brasileira e é composta por trabalhos inéditos que envolvem gravura, pintura, fotografia, desenho e técnicas mistas das artistas brasileiras Dulce Osinski, Everly Giller, Heliana Grudzien, Márcia Széliga, Mari Inês Piekas e Schirlei Freder.


Detalhe da exposição
“A exposição “Natureza Brasileira – Olhares e Inspirações” é uma iniciativa de grande sucesso, que permitiu ultrapassar as barreiras geográficas e as diferenças culturais, estreitando laços de amizade e valorizando interesses em comum. Um trabalho em conjunto da Casa da Cultura Polônia Brasil, com a Braspol, Sociedade Tadeusz Kościuszko e o Consulado da Polônia, com apoio da Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Cracóvia, Wspólnota Polska e o Consulado Honorário do Brasil em Cracóvia. 

Artistas paranaenses que participaram da mostra
Segundo Marek Makowski, Consul Geral da República da Polônia "A beleza da natureza brasileira é representada pelo olhar subjetivo das artistas paranaenses de descendência polonesa, que através de sua arte conseguiram o reconhecimento na Polônia, fortalecendo a simpatia, parceria e cooperação cultural existente entre as duas Cidades Irmãs: Cracóvia e Curitiba. A exposição mostra a beleza do Brasil mas representa também a  beleza da proximidade e a união entre a Polônia e o Brasil e a contribuição para este proveitoso relacionamento cultural da comunidade polonesa do Brasil”.

Foto de Schirlei Freder
A organização da exposição buscou aliar a proposta inicial, de abordagem da natureza brasileira, à poética das artistas participantes. As discussões iniciais se deram ainda no Brasil, e buscou-se de forma coletiva o estabelecimento do conceito norteador, bem como aspectos de ordem mais técnica como a delimitação de quantidades, tamanhos, etc. Por consenso a técnica utilizada ficou de livre escolha de cada uma, convencionando-se o uso do papel por questões de portabilidade. 

Pintura de Mari Ines Piekas
Afinal, a mostra teve de cruzar o oceano. Também havia a limitação de espaço, tendo em vista que este já estava determinado. O local de exposição (um subterrâneo com muitos séculos de história) conta com características peculiares, como as paredes curvas e o tijolo bruto. 

Pintura de Márcia Széliga
Para as curadoras, Dulce Osinski e Everly Giller, “Esses elementos não interferiram negativamente nas obras, mas ao contrário, criaram um contraste interessante que valorizou cada trabalho. O público que compareceu no dia da inauguração da mostra surpreendeu positivamente, e foi prova do interesse dos poloneses na produção artística e cultural de lugares para eles distantes como o Brasil. 

No caso das artistas participantes, o sangue polonês que corre nas veias de cada uma enfatiza essas relações entre os dois países. Por outro lado, nosso lado brasileiro, expresso nos trabalhos, também fascina e encanta o público da Polônia, seja pela temática, seja pelo colorido singular." 

Gravura de Dulce Osinski
Concluindo, Schirlei Freder, Presidente da Casa da Cultura Polônica Brasil, diz que “A concretização de mais um projeto por meio desta exposição fortalece ainda mais uma das estratégias da instituição que é o intercâmbio cultural entre os dois países. 


Pintura de Heliana Grudzien
A promoção e difusão da cultura é um desafio em qualquer país, mas com esforço e dedicação seguimos avançando para que possamos cumprir a missão da Casa da Cultura Polônia Brasil que é a de difundir e fortalecer as tradições, mantendo o patrimônio e a memória da cultura polonesa e brasileira”. 

Pintura de Everly Giller






                                                  ***********************





Para estudiosos e interessados em História, este é um curso imperdível, no Solar do Rosário: "A Revolução Francesa Trocada em miúdos":

                             



A matéria desta coluna foi elaborada e editada por Izabel Liviski.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.