sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DIANE DE PRIMA : COMO SER MULHER E BEAT ( Reflexões a partir de RECOLLECTIONS OF MY LIFE AS A WOMAN)


  texto da autora convidada Isaura R. de Limas

Minha primeira percepção do que significa ser mulher foi aprendida com minha avó Antoinette Mallozzi, e no seu colo. Era uma casa de iluminação escura e suave, como se houvesse lâmpadas de querosene, mas em minha lembrança havia luz elétrica, como em todo lugar... Havia um ar de mistério sutil. A luz recaia sobre as mãos da minha avó, enquanto ela sentava se balançando, rezando o seu rosário. Ela cheirava a limões e óleo de oliva, alho e cera e ervas misteriosas. Eu amava tocar a sua pele.”2001 , 1.



Diane Di Prima, escritora e poeta da Geração Beat, descreve em seu livro de memórias Recollections of My Life as a Woman (Penguin Group;New York. 2001) o que vivenciou e observou do ponto de vista de uma mulher nos círculos boêmios do anos 50 e 60. Narra com detalhes a construção de sua identidade como escritora e poeta na sociedade pós guerra dos Estados Unidos, o que suas escolhas significaram para ela, como era vista pelos demais e como isso influenciava em sua produção criativa.
Considerada como uma das heroicas precursoras da segunda onda de feminismo, não se atinha a rótulos, preferindo estar às margens, vivendo o que considerava a sua verdade. Como todos os poetas e escritores da Geração Beat, inspirou e influenciou muitas pessoas jovens a romper com o padrão convencional da época. 

Formada em sua quase totalidade por homens, o grupo de poetas da Geração Beat se popularizou por viver a vida intensamente, valorizando as expressões criativas, relacionando-se com o mundo de uma forma livre, transcendental. Diane, como eles, vivia à sua maneira, não se importando em estar inserida em algum grupo. Preferia a marginalidade, escolhendo sempre se posicionar como uma ‘outsider’, refletindo essa característica em seu trabalho, mesmo quando transita do movimento Beat para o estilo ‘contracultural’ californiano, anos depois. 

Ela também retrata as diversas facetas de mulheres que a rodeavam, e como elas a influenciaram em sua forma de se expressar artística e pessoalmente, como mulher.

 


‘Foi mais ou menos nessa época (1952) que tomei o que penso como minha decisão de não ser bonita. Na verdade, eu não tinha a menor ideia de como eu aparentava. Muitos anos da cansativa programação nas mãos de Dick e Emma (pais de Diane) me deixaram cega de mim mesma no espelho. Eu simplesmente não conseguia ver o que havia lá. Mas o que eu sabia era que eu obtinha resposta das pessoas, na maioria homens, se eu os quisesse ou não. (...) Eu havia observado o fardo que a beleza era para as mulheres e as garotas à minha volta. Observado como elas se viam, presas em uma sala de espelhos, onde era difícil chegar ao fundo das coisas, para possuir a sua paixão.(...)Capturadas em um tipo de auto amor. Observava como elas eram observadas por seus amigos e amantes, de modo que elas não eram vistas, não verdadeiramente presenças, mas pinturas, filmes, estátuas do sonho de alguém. Uma peça de mobília. Eu não estou falando aqui somente de objetivação, no entanto era certamente uma parte disso. Não somente o "eu não sou um objeto sexual" que nós ouvimos tanto nos últimos dez ou vinte anos. Mas havia uma coisa mais, um véu de gaze, um verniz, entre os homens e mulheres verdadeiramente bonitos em meu mundo, entre eles e o mundo por si só. Formou-se uma barreira entre elas e os eventos das suas vidas. Seus sentimentos. A crueza das amizades e do amor. Havia uma postura que eles nunca abandonaram. E, também, não importando o quão verdadeiramente elas eram amadas, elas nunca eram verdadeiramente amadas. Ou então era o que parecia para mim. Talvez fosse minha cegueira. Minha necessidade de renegar toda e qualquer parte de mim que levava o meu pai, meus tios, os homens da minha família a se comportarem como o fizeram. Minha necessidade de renegar qualquer coisa que tivesse feito Emma chorar quando eu coloquei aquele primeiro batom. Talvez o que vi na vida dessas mulheres não foi nada além de projeção, minhas próprias neuroses, mas até hoje eu sinto alguma verdade nisso. Não importa o quanto elas eram amadas, elas nunca eram amadas. E então, sozinha em meu apartamento da Rua Fifth um dia, eu coloquei para mim mesma simplesmente: que eu ‘ escolhi não ser bonita. Uma vez que a decisão tinha sido tomada, foi fácil suficiente. Abri a porta e deixei o meu eu embaralhado sair. Deixei o moleque sair, o que nunca tinha tido espaço em casa.’  2001 , 115.



Segundo Anthony Libby (2001), a força de Di Prima vem em valorizar as experiências que rompem com as categorias comuns. Ela valoriza uma concepção do "self " que rompe com as formas habituais de "agrupamentos". Entende a mentalidade de grupo como limitada, estreita. Mas quais são os motivos que a fizeram pensar dessa forma? Di Prima viveu seus primeiros anos no Brooklyn, rodeada por imigrantes italianos, sendo ela própria neta de imigrantes. Seu avô materno, Domenico Malozzi, foi um ativo militante anarquista.
Mas a maior e melhor  característica de Di Prima é  ter mantido sua produção literária ao longo do tempo. Ela atravessou as três maiores revoluções culturais norte americanas do século: o Modernismo, o Movimento Beat dos anos 50 e 60 e o Romantismo Pós Guerra. Produziu vorazmente durante todo esse período, e dentre seus vários livros podemos destacar  This Kind of Bird Flies Backward, Dinners and Nightmares, Memoirs of a Beatnik, Loba e Revolutionary Letters.

Diane Di Prima, através de sua obra, nos faz refletir intimamente sobre questões relacionadas às relações sociais e humanas. E sob um olhar feminino.  

Imagens: Lewis Hine (senhora italiana, Chicago, 1910);  domínio público (Diane di Prima) e Luciano Fileti.

Referências.

Di Prima, Diane. Recollections of My Life as a Woman.New York. Penguin Books.2001.
Felski, Rita. Literature after Feminism. The University of Chicago Press. 2003.
Libby, Anthony"Diane di Prima:  Nothing is lost, it shines in our eyes". In: Johnson & Grace . Girls Who Wore Black: Women Writing the Beat Generation. Rutgers University Press. 2001.
Willer,Claudio. Geração Beat. Porto Alegre. L&PM . 2009.


 
Isaura Maria Rigitano de Limas é bacharel e licenciada em Dança pela PUC-PR. Professora  de ESL e tradutora. Aluna de Miriam Adelman na Disciplina Escritoras da Geração Beat, Programa de Pós-graduação em Letras, UFPR  2014-2.




 


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.