quinta-feira, 19 de março de 2015

Fernando Pessoa era um iniciado? (Parte I)


Comecemos por ai: Fernando Pessoa era um iniciado? Muito tem se dito sobre os seus princípios e estudos ocultistas, mas o que efetivamente podemos considerar? Trabalhos apontam para uma possível afiliação do poeta com a Ordo Templi Orientis[1] (Ordem Templária do Oriente), como também com outras “várias ordens ocultas”, ou - melhor seria dizer – ocultistas, compreendendo que não são elas propriamente ocultas, mas sim seu principal interesse e objeto de estudo. No entanto, ao que parece, seu contato não foi propriamente iniciático, no sentido místico do termo, mas sim intelectual. Partes de seu espólio atestam sua não vinculação:

    Começo por uma referência pessoal, que cuido, por necessária, não dever evitar. Não sou maçon, nem pertenço a qualquer outra Ordem semelhante ou diferente. Não sou porém anti-maçon, pois o que sei do assunto me leva a ter uma ideia absolutamente favorável da Ordem Maçónica. A estas duas circunstâncias, que em certo modo me habilitam a poder ser imparcial na matéria, acresce a de que, por virtude de certos estudos meus, cuja natureza confina com a parte oculta da Maçonaria — parte que nada tem de político ou social —, fui necessariamente levado a estudar também esse assunto, assunto muito belo, mas muito difícil, sobretudo para quem o estuda de fora. (Apud SERRÃO, 1979, p. 132)[2]

            A citação acima foi retirada de um artigo publicado por Pessoa, intitulado Associações Secretas, em 4 de fevereiro de 1935, onde o poeta faz a defesa da ordem maçônica de Portugal contra um projeto de lei apresentado à Assembleia. Após sugerir um certo cunho inquisitorial na essência do projeto, Pessoa esclarece que a proposta apresentada  estabelecia “várias e fortes sanções (com exceção da pena de morte) para todos quantos pertençam ao que o seu autor chama ‘associações secretas, sejam quais forem os seus fins e organização’"(Apud SERRÃO, 1979).
Dessa forma, poderíamos crer que não houve ligação oficial, se entendermos por isso o rito iniciático, entre Fernando Pessoa e nenhuma ordem mística, visto que o próprio poeta afirma não ser maçom, nem fazer parte de qualquer outra organização semelhante. Porem, não devemos concluir por já. Em uma nota deixada sobre o texto mencionado, Pessoa pontua os argumentos contidos no seu artigo. Interessa-nos aqui o sétimo tópico, que retoma o fragmento apresentado anteriormente:

7. (a) Não sou maçon, nem pertenço a qualquer Ordem; (b) sou suficientemente conhecedor de assuntos maçónicos para deles poder confiadamente ocupar-me; (c) os meus conhecimentos maçónicos derivam-se, não da simples leitura de livros mas de certa "preparação especial", cuja natureza me não propunha, nem agora me proponho, indicar; (d) não sou anti-maçon; antes, através do meu estudo da Maçonaria, adquiri um conceito favorável dessa Ordem; (e) em virtude disso — não foi realmente só em virtude disso — vim defender a Maçonaria.[3]

            O até então exposto fica seguro e afirmado na subdivisão (a) e estaríamos certos se não houvesse, em (c), menção à uma “preparação especial”, da qual a origem o poeta não estava disposto a indicar e que transcendia à simples leitura de livros. Nota-se uma clara indicação de conhecimentos “práticos”, que ultrapassam as possibilidades da teoria. Seria a preparação especial apontada por Pessoa uma iniciação? Caso fosse, por que ausentar-se do papel de membro? Por que o lisboeta diria não fazer parte de ordem alguma? Outro fragmento nos responde, de maneira relativamente satisfatória, tais questões.
            Na obra Pessoa Inédito (1993), com orientação, coordenação e prefácio de Teresa Rita Lopes, é possível encontrar um trecho, também sobre o referido artigo, onde se verifica possíveis explicações para essa “preparação especial”:

(1) Uma Ordem iniciática é verdadeiramente uma Ordem só quando está em actividade — isto é, quando tem abertos os seus templos, ou o seu templo único, e realiza sessões e iniciações em ritual vivido. Quando em dormência, ou vida latente e simplesmente transmissa, não é propriamente uma Ordem, mas tão-somente um sistema de iniciação, avanço e completamento. São os três termos que competem à conferição, por exemplo, dos três Graus Menores da Ordem Templária de Portugal.

(2) Por isso eu disse, legitimamente, que não pertencia a Ordem nenhuma[4]. Não podia legitimamente dizer que não tinha nenhuma iniciação. Antes, para quem pudesse entender, insinuei que a tinha, quando falei de «uma preparação especial, cuja natureza me não proponho indicar.» Essa frase escapou, e ainda mais o seu sentido possível, aos iledores anti-maçónicos. Só posso pois dizer que pertenço à Ordem Templária de Portugal. Posso dizer, e digo, que sou templário português. Digo-o devidamente autorizado. E, dito, fica dito. (apud LOPES, 1993, p. 196)[5]

            Compreende-se disso que: 1) Sim, Fernando Antônio Nogueira Pessoa, “poeta maior” de Portugal, era um iniciado; 2) Não, Pessoa não se considerava membro de uma ordem iniciática, porque a ordem na qual fora iniciado estava em dormência, como aconteceu à outras ordens no decorrer da história, à exemplo a própria Rosae Crucis. Sendo assim, fica o poeta em condição de Iniciado, incluso em um “sistema de iniciação, avanço e completamento”, sem pertencer à maçonaria, nem a qualquer outra ordem semelhante, pois está sua ordem temporariamente inativa, em “vida latente e simplesmente transmissão”. Cabe-nos ainda retornar à Ordo Templi Orientis (Ordem Templária do Oriente), aqui já referenciada, da qual Gisele Cardoso de Lemos afirma ter feito parte o poeta. Inegavelmente, a Ordem Templária de Portugal descende, tradicional e ritualisticamente, dessa ordem e, de certa forma simplista, podemos dizer que todas as ordens iniciáticas derivam de uma mesma Tradição Ocultista Ocidental.


[1] Ver Simbologia e esoterismo em “Iniciação”, de Fernando Pessoa, de Gisele Cardoso de Lemos.
[2] PESSOA, Fernando. Da República (1910 - 1935). (Recolha de textos de Maria Isabel Rocheta e Maria Paula Mourão. Introdução e organização de Joel Serrão). Lisboa: Ática, 1979. P. 132.
[3] PESSOA, Fernando. Da República (1910 - 1935). (Recolha de textos de Maria Isabel Rocheta e Maria Paula Mourão. Introdução e organização de Joel Serrão). Lisboa: Ática, 1979. P. 135.
[4] Grifo nosso.
[5] PESSOA, Fernando. Pessoa Inédito. (Orientação, coordenação e prefácio de Teresa Rita Lopes). Lisboa: Livros Horizonte, 1993. P. 196.






Lucca Tartaglia está onde Deus é servido conceder-lhe que esteja, em companhia dos anseios, desejos, moscas, mosquitos e outros elementos auxiliares do bom estado das casas e dos sonhos. Graduou-se (ou Graduaram-no) na Faculdade de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa. É colunista na ContemporARTES desde que se tem por isso. Desenvolve pesquisas na área de Literatura (Cabala e Estudos Pessoanos).


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.