A Hungria devastada pela Segunda Guerra é temática do filme "O diário da esperança"
Ontem encarei um filme húngaro “A nazy Füzet” (
O diário da esperança) de János Szász, 2013, que estreou somente agora no
Brasil. Gosto de assistir filmes de nacionalidades distintas pelo desejo
incontrolável de sentir como se apresenta o cinema do mundo. É interessante
notar como as temáticas humanistas são tratadas de forma distintas por culturas
variadas.
“O diário da esperança”, se posiciona no
final da Segunda Guerra Mundial, quando a Hungria está praticamente destruída e
derrotada. Dois irmãos gêmeos são
deixados por seus pais na casa da avó alcoólatra e cruel para serem protegidos
durante o período da guerra. Eles ganham do pai um diário para escreverem suas
memórias desse período em que vivenciariam o afastamento dos pais. Durante um ano os irmãos tentam lidar com
a nova realidade do país e da nação.
O eixo central está em evidenciar como a
ingenuidade e bondade humana podem se transformarem em maldade nua e crua. Neste
sentido, o filme pode ser considerado nota 10 pois o que mais impressiona na
trama não é essencialmente a guerra, que é tomada como pano de fundo, mas o
processo de desumanização do qual os gêmeos são submetidos durante a drama.
O filme vai bem até um pouco depois da metade, quando
insiste em dar conta de muitas questões existencialistas e se perde numa trama
pesada e dura. Mas, mesmo assim, recomendo-o àqueles que gostam de filmes de
Segunda Guerra pela coragem do diretor em colocar crianças e seus sentimentos
mais íntimos em contato com situações limites tornando-as protagonistas da trama.
Entre muitas mortes o que mais chama a atenção
é o processo de endurecimento que os gêmeos impõem a si mesmos no intuito de sobreviverem àquela
demanda de tristeza e destruição.
Com o passar do tempo eles perdem totalmente a
doçura e nascem para a parte mais nefasta da realidade.
Vejo o filme como um alerta para os filhos da
guerra e suas gerações posteriores que carregam as dores em suas almas, marcas evidentes que permanecem pra sempre no amago dos seus
seres e, ao contrário do que acontece no livro e filme homônimo, “ O Menino do Pijama Listrado”, em
que as crianças morrem por conta de suas ingenuidades, aqui, neste filme, os gêmeos sobrevivem
e aprendem a serem maus, cruéis para continuarem a viver.
Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italianoprincipalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.
1 comentários:
Muito bom esse filme assisti semana passada muito triste o final mas a vida e assim não final de novela.
27 de maio de 2015 às 03:30Postar um comentário
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